Edusoft Tecnologia - Sistema Acadêmico Mentor Web

Rematrícula on-line: por que sua instituição deve adotar

Com toda a experiência pandêmica pelas quais as instituições de ensino passaram, muitos processos se tornaram digitais e remotos. O distanciamento social imposto nos últimos anos fez aumentar a necessidade de serviços oferecidos de forma virtual. E um deles é a rematrícula on-line

Quer saber um pouco mais sobre esse processo e por que sua instituição deve adotar? Acompanhe nosso artigo!

O que é a rematrícula on-line

A rematrícula on-line é o processo de renovação da inscrição dos estudantes atuais da escola, para que continuem suas atividades na instituição, geralmente exigido a cada semestre ou a cada ano. Ele é feito de forma totalmente digital e proporciona diversos benefícios para a instituição de ensino e para os pais e estudantes.

Uma das vantagens da adoção desse processo é que não há mais a necessidade de enfrentar filas na escola para que haja o atendimento e o serviço possa ser feito. Através de uma plataforma ou até mesmo aplicativo, os responsáveis podem fornecer todas as informações necessárias, enviar documentos e acompanhar o processo de forma on-line, sem se incomodar e sem a necessidade de perder tempo em filas.

Na secretaria da escola, com a utilização da rematrícula on-line, os profissionais têm mais tempo para dar vazão a outras atividades que demandam maior atenção. Com essa opção ainda é possível que o sistema faça verificações de taxas pendentes como multas da biblioteca ou mensalidades inadimplentes. Assim, o estudante pode fazer a negociação da dívida pelo próprio sistema, evitando possíveis constrangimentos.

A digitalização da rematrícula possibilita que a instituição disponibilize pagamento rápido e facilitado das taxas de matrícula, rematrícula e mensalidades através de transferências Pix, garantindo a baixa automática no sistema, por exemplo.

Como a alternativa on-line funciona 24×7, é a garantia de que o processo possa ser efetuado no momento e dia que for melhor para os responsáveis. Além do tempo economizado, é possível realizar esse processo à noite, fins de semana ou feriados.

A simplificação dos processos burocráticos é o que as pessoas mais buscam hoje em dia e a rematrícula on-line é uma forma de garantir isso. Ao invés de ter que esperar em longas filas, correndo o risco de esquecer documentos, a possibilidade de fazer tudo de forma remota gera uma experiência agradável para o usuário, ou seja, o estudante e/ou seus pais e responsáveis.

Esse processo ainda garante segurança e organização, já que, ao receber os dados dos alunos de forma automatizada, eles ficam armazenados em uma ferramenta digital, facilitando o controle dos dados, das matrículas, pagamentos e demais ações.

O sistema de rematrícula on-line normalmente é integrado a uma ferramenta de gestão escolar. Assim, é possível mantê-lo organizado e ainda economizar o espaço físico que o arquivamento dos contratos em papel ocuparia.

Como é possível perceber, há inúmeros benefícios em adotar essa funcionalidade na sua instituição de ensino. Economia de tempo e dinheiro, menos burocracia com filas e papelada para preencher e entregar, além de segurança e organização com o armazenamento digital de dados que podem ser reutilizados quando necessário.

Sua escola já tem essas ferramentas? Entre em contato com a nossa equipe para uma avaliação!

Até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × 4 =

Receba nosso Newsletter

Criação de Sites em Blumenau por Vale da Web