Edusoft Tecnologia - Sistema Acadêmico Mentor Web

22 de agosto de 2022

Eliminando problemas na gestão da coordenação: saiba o que fazer

CONTEÚDO DO POST

Uma instituição de ensino tem que lidar com centenas de estudantes. Para que esta gestão educacional seja organizada e facilitada, há a figura do coordenador pedagógico.

Você sabe qual é a importância deste personagem para a sua instituição de ensino? Neste material vamos mostrar o papel de um coordenador, além de apresentar as vantagens de automatizar a gestão da coordenação escolar. Acompanhe!

Qual é o papel do coordenador?

O processo de aprendizagem é composto por diferentes atores que fazem parte da rotina escolar e familiar. Os estudantes, os professores, as famílias, a direção escolar – esta é a lista principal que vem à cabeça da maioria das pessoas. Mas para fazer a mediação entre todos, há uma figura importante para fazer a comunicação adequada e alinhar os objetivos. 

O coordenador pedagógico chega neste meio para ser o elo que vai conectar os envolvidos no aprendizado. Além de auxiliar na gestão do planejamento pedagógico, enquanto cada um dos outros envolvidos está focado em suas tarefas diretas.

Então, este é o ator encarregado de participar do planejamento pedagógico e colocá-lo em prática com os estudantes. É dever dele também prestar o suporte necessário para os alunos e educadores. O coordenador é o guia para que as relações desenvolvidas com a comunidade escolar transcorram bem.

Dificuldades da gestão da coordenação

Como já deve ter ficado explícito, a comunicação é uma das principais atribuições do coordenador. Ou seja, a comunicação das decisões da direção para os estudantes e professores, e o contrário também. Também pode ser um mediador de “conflitos” entre estudantes e professores ou professores e direção – ou outros professores.

Só quem já precisou mediar debates – ou assistiu – sabe como esse papel pode ser desafiador. A coordenação também é o primeiro local que a família busca para se comunicar com a escola como um todo e para saber sobre o desempenho dos estudantes.

Sendo assim, são diversos os lados que a coordenação deve acolher no dia a dia de uma escola ou universidade. Fazer isto de forma analógica pode ser cansativo e estressante, além de distanciar o coordenador de outras funções igualmente importantes.

Os materiais pedagógicos e todo o planejamento do ano letivo também passam pelas mãos e mentes da coordenação. Portanto, este setor deve estar sempre se atualizando com as melhores práticas do setor para preparar aulas, palestras e incentivar cursos para os professores também.

Além disso, o calendário escolar e a organização de eventos na instituição também passa pela coordenação. O setor deve estar a par do que cada professor está trabalhando com suas turmas, assim é mais fácil para encaixar atividades pedagógicas ao longo do semestre.

A coordenação também tem o papel de acompanhar o desempenho dos alunos, já que pode auxiliar no planejamento de estratégias para melhor a performance dos estudantes com dificuldades. Os alunos destaque também devem receber atenção, já que podem ser indicados para receberem bolsas de estudo, por exemplo.

Uso da tecnologia para gestão da coordenação

Sua instituição de ensino já aderiu a uma plataforma digitalizada para a gestão da coordenação, ou ainda precisa fazer os processos manualmente? 

Em um bom software para a gestão escolar, como o Mentor Web da Edusoft, há módulos específicos para a gestão de diversas áreas da instituição de ensino.

Clique aqui para solicitar uma demonstração!

Com ele, a comunicação entre a escola e família é facilitada, assim como o acompanhamento do desempenho dos alunos, que podem acompanhar suas notas pela plataforma. 

Na plataforma os estudantes têm acesso a materiais de apoio disponibilizados pelos professores, o que diminui a necessidade de impressões e fotocópias de documentos.

A coordenação tem acesso a informações sobre os estudantes, como notas, frequência e realização de provas. Desta forma, fica munida de material para conversa com a família e também tem dados para elaboração de um plano para recuperação do estudante com dificuldade.

É através da plataforma de gestão que pode gerir também o calendário escolar e manter uma comunicação com os estudantes e professores sobre recados, faltas e substituições.

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo: