Edusoft Tecnologia - Sistema Acadêmico Mentor Web

8 de dezembro de 2022

Benefícios da Tecnologia na Educação: Conheça as vantagens!

Neste texto, listamos a importância, as vantagens e como investir em tecnologia nas escolas. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas!
Benefícios da Tecnologia na Educação - Edusoft
Benefícios da Tecnologia na Educação - Edusoft
CONTEÚDO DO POST

Uma pesquisa chamada “Conselho de Classe”, realizada pela Fundação Lemann, evidenciou que 92% dos professores entrevistados acreditam nos benefícios da tecnologia na educação.

Além disso, uma pesquisa feita pela plataforma educacional PAR concluiu que a tecnologia ajuda a nivelar o aprendizado de todos os alunos, além de cultivar um acompanhamento mais aproximado.

Isso nos prova que implementar ações tecnológicas na sala de aula é uma forma de cultivarmos uma educação mais qualificada, promovendo resultados incríveis para as nossas crianças e adolescentes.

Mas, como, de fato, a tecnologia é capaz de promover benefícios? O que ela tem a oferecer para os ambientes escolares e educacionais?

Neste texto, listamos a importância, as vantagens e como investir em tecnologia nas escolas. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas!

Leia também o artigo: Como escolher o melhor sistema de Gestão Acadêmica para Universidades?

Benefícios da Tecnologia na Educação - Edusoft
Benefícios da Tecnologia na Educação – Edusoft

Qual a importância da tecnologia para a educação?

A tecnologia na educação, quando usada da forma correta, torna-se uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes.

Por meio dela, os alunos podem acessar conteúdos relevantes, mergulhar em um universo de novos conhecimentos e manter uma proximidade muito maior com os educadores.

Para os pais, a tecnologia também tem muito o que oferecer. É o caso de facilitar a comunicação entre as famílias e os professores, auxiliar na organização da rotina de estudos dos filhos, e assim por diante.

Além disso, a tecnologia, hoje, faz parte da nossa sociedade. Logo, letrar os nossos alunos, auxiliando-os na compreensão das mais diversas ferramentas tecnológicas, também contribui para que eles se preparem melhor para o futuro.

Isso porque, assim, a tecnologia escapa da ideia meramente recreativa, e passa a ser vista como fonte de conhecimento, aprendizagem e informação. Por isso, incentivar o consumo tecnológico na escola é imprescindível.

Para saber mais como utilizar a tecnologia no processo educativo, conheça o Mentor Web, o Sistema de Gestão Escolar da Edusoft.

Qual a importância da Tecnologia para a Educação?
Qual a importância da Tecnologia para a Educação?

Quais os benefícios da tecnologia na educação?

Além de pensarmos na importância dessa implementação nas escolas, podemos listar uma série de benefícios da tecnologia na educação. Abaixo descrevemos alguns deles para que você possa conhecê-los:

1. Acompanhamento mais próximo dos alunos

A tecnologia tem o maravilhoso poder de aproximar as pessoas. Sendo assim, quando pensamos no ambiente escolar, essa aproximação acontece entre os educadores, alunos e familiares. 

Assim, a relação entre família e escola pode ser ainda mais positiva, próxima e efetiva.

Logo, é possível melhorar o acompanhamento do desenvolvimento de cada educando, implementando ações que possam incentivá-los a ir cada vez mais longe.

2. Atividades diversas para as crianças e adolescentes

A internet e os dispositivos tecnológicos também abrem caminhos para que a escola comece a apresentar atividades diferentes, empolgantes e interessantes.

Escapa-se daquela ideia de apenas ler e copiar do quadro, e abre-se a possibilidade de criar, pesquisar, desenvolver projetos, fazer apresentações e vídeos diferentes, etc. 

Consequentemente, torna-se mais fácil chamar a atenção dos alunos para os conteúdos que devem ser estudados.

3. Possibilidade de pesquisar e expandir conhecimentos

A conexão com a biblioteca da escola, que pode acontecer por meio de softwares especializados, contribui para a possibilidade de os alunos expandirem os conhecimentos com mais facilidade.

O acesso aos conteúdos fica muito mais fácil e otimizado, além de que a própria internet pode servir de fonte de pesquisa em muitas situações.

Quais os benefícios da Tecnologia na Educação?
Quais os benefícios da Tecnologia na Educação?

4. Facilidade para organizar demandas escolares

Dentre os benefícios da tecnologia na educação, não podemos deixar de citar o quanto um sistema de gestão escolar é capaz de proporcionar uma facilidade na hroa de organizar as demandas escolares.

Afinal, são tantas questões que devem ser analisadas e catalogadas que, às vezes, fica impossível fazer tudo isso apenas no papel, concorda?

Com o uso da tecnologia esse problema tende a ser minimizado.

5. Conexão mais rápida entre aluno e professor

A conexão entre educador e educando pode fazer toda a diferença no processo de ensino-aprendizagem. Isso significa que investir em tecnologia na educação é promover um vínculo educacional ainda mais rico e efetivo.

Benefícios da Tecnologia na Educação

6. Aumento do interesse dos alunos

Por haver a possibilidade de implementar atividades diferentes e que escapam do ensino tradicional na sala de aula, os alunos, tendencialmente, se sentirão mais interessados pelo o que o professor está apresentando.

Consequentemente, o engajamento nos estudos poderá ser maior, impulsionando o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes.

8. Agiliza atividades do dia a dia

Um software de gestão da Secretaria Escolar contribui para a agilidade na hora de executar diversas tarefas burocráticas dentro da instituição. Assim, poupa-se tempo, que poderá ser utilizado em outras demandas que são igualmente importantes no campo educacional. 

9. Redução do uso de papel

A redução do uso de papel também é outra grande vantagem proporcionada pelos benefícios da tecnologia na educação. Antes, tudo precisava ser impresso para ser armazenado. Hoje, um software de gestão “dá conta” de tudo com muito mais facilidade – e organização.

10. Informações e dados a salvo em nuvem

Ao invés de ter que se preocupar com os dados armazenados em materiais impressos, hoje, as instituições de ensino podem ter todas as suas informações importantes a salvo em uma nuvem digital.

Isso quer dizer que não haverá umidade, extravio ou outras circunstâncias que façam com que a escola perca o acesso a essas informações. Tudo poderá ser acessado de forma remota, com facilidade e qualidade.

Como usar a Tecnologia na Educação?
Como usar a Tecnologia na Educação?

Como investir em tecnologia para a educação?

Até aqui você já pôde compreender os principais benefícios da tecnologia na educação, mas, afinal, como implementar essas vantagens no dia a dia? A seguir, apresentamos algumas dicas interessantes. Continue lendo.

1. Sistema acadêmico

Primeiramente, a implementação de um sistema acadêmico pode ser um bom ponto de partida. Com ele é possível otimizar a comunicação com os pais; oferecer a rematrícula on-line e diminuir filas; organizar a vida financeira da instituição; oferecer suporte aos alunos; entre outros pontos.

Com a Edusoft você já pode começar a usufruir de tudo isso, tornando a sua instituição muito mais tecnológica. Conte com a gente!

2. Laboratórios de informática

Os laboratórios de informática também podem ser implementados na sua escola para oferecer um suporte a mais para os alunos.

Assim, eventualmente as aulas poderão acontecer nesses laboratórios, instigando a pesquisa, a leitura, a aprendizagem on-line, etc.

Como investir em Tecnologia para a Educação?
Como investir em Tecnologia para a Educação?

3. Aplicativo para comunicação entre pais, alunos e professores

Investir em um aplicativo, que normalmente está incluído no pacote de sistemas de gestão para escolas, é algo que pode aproximar a família da escola e assim engajar pais, alunos e professores. 

Considere essa possibilidade na hora de usufruir dos benefícios da tecnologia na educação!

Conte com a Edusoft e leve mais tecnologia para a sua instituição

Que existem muitos benefícios da tecnologia na educação, isso ficou claro. Agora, chegou o seu momento de implementar tudo isso na sua instituição de ensino! Conte com a gente nessa jornada de construção de uma educação mais inclusiva e qualificada para as nossas crianças e adolescentes.

Benefícios da Tecnologia na Educação
Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo: