15 de abril de 2024

Inscrição Online: Como oferecer na sua instituição de ensino?

CONTEÚDO DO POST

A inscrição online é uma maneira eficiente e conveniente de permitir que os alunos se inscrevam em cursos em sua instituição de ensino. Ao oferecer inscrições online, você pode tornar o processo de inscrição mais fácil para os alunos e mais eficiente para a administração.

Algumas etapas para implementar a inscrição online em sua instituição:

  • Escolha um sistema de gestão educacional: Existem muitos sistemas de gestão educacional disponíveis que oferecem funcionalidades de inscrição online. Escolha um que atenda às necessidades de sua instituição.
  • Configure o sistema: Depois de escolher um sistema de gestão escolar, você precisará configurá-lo para atender às necessidades de sua instituição. Isso pode incluir a configuração de cursos, taxas, horários e outros detalhes relevantes.
  • Treine sua equipe: Certifique-se de que sua equipe esteja familiarizada com o novo sistema. Eles precisarão saber como processar inscrições online, responder a perguntas dos alunos e resolver quaisquer problemas que possam surgir.
  • Informe os alunos: Uma vez que o sistema esteja configurado e sua equipe esteja treinada, você precisará informar os alunos sobre a nova opção de inscrição online. Isso pode ser feito através de e-mails, redes sociais, seu site e outros canais de comunicação.
  • Ofereça suporte: Depois que os alunos começarem a usar o sistema de inscrição online, certifique-se de oferecer suporte para quaisquer problemas ou perguntas que possam ter. Isso pode incluir a disponibilização de uma linha direta de suporte ou um endereço de e-mail para perguntas.

Como funciona o processo de inscrição online para os alunos?
Como funciona o processo de inscrição online para os alunos?

Leia também: 17 Benefícios de um sistema de Gestão Escolar

Ao oferecer inscrições online, você pode tornar o processo de inscrição mais conveniente para os alunos e mais eficiente para sua instituição. Isso pode resultar em maior satisfação do aluno, melhor retenção de alunos e um processo de inscrição mais suave para todos os envolvidos.

Processos, controle, facilidade, tudo isso só atende um único propósito na ponta, garantir uma aprendizagem qualificada, segura e um futuro próspero para os alunos. Nós estamos juntos nessa missão, nosso foco é na tecnologia para gestão, mas estamos conectados com o propósito das instituições.

Conheça a Solução da Edusoft

O Mentor Web é uma solução completa de sistema de gestão educacional 100% web, que atende instituições de pequeno, médio e grande porte, desde a Educação Básica até o Ensino Superior. O objetivo da ferramenta é facilitar as questões organizacionais que auxiliam em uma melhor gestão para toda a instituição, facilitando os processos e automatizando a execução das tarefas. O Mentor possui o módulo de inscrição online, confira: 

Como um sistema de gestão educacional pode facilitar e otimizar o processo de inscrição online para uma instituição de ensino?
Como um sistema de gestão educacional pode otimizar o processo de inscrição online para uma instituição de ensino?

Sobre o módulo Inscrição Online: 

  • Formulários personalizados de inscrições para cada oferta de cursos, definindo quais campos serão solicitados, além da sua obrigatoriedade em cada formulário;  
  • Definição do período de inscrições, assim como a quantidade vagas disponíveis em cada curso ofertado;  
  • Configuração  para cada oferta de cursos se haverá ou não taxa de inscrição;  
  • Emissão do boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição, quando houver;  
  • Acompanhamento  do número de inscritos por curso ofertado e consulta detalhada dos dados de cada inscrição realizada;  
  • Matrícula em lote de todas  as inscrições realizadas.

Com o módulo de inscrição online, é possível criar a matrícula totalmente online e feita pelo próprio aluno ou responsável.

Essa é uma maneira muito mais ágil de garantir novas matrículas, já que não demanda deslocamento físico e nem espera em longas filas. Você sabe: Essas duas condições geralmente afastam novos interessados em realizar matrículas.

O  módulo de inscrição online permite que um aluno ou o responsável realize a matrícula/ rematrícula pelo portal, reduzindo filas e possíveis transtornos na secretaria.

Veja mais sobre Como fazer campanhas de matrículas?

Quais são os requisitos técnicos necessários para implementar um sistema de inscrição online?
Quais são os requisitos técnicos necessários para implementar um sistema de inscrição online?

Para garantir um controle de alunos de alta qualidade, é fundamental priorizar um sistema de admissão organizado e transparente. Esse sistema de gestão educacional deve facilitar o acesso dos candidatos a informações relevantes e simplificar todas as etapas de inscrição. Manter uma linha de comunicação clara entre a instituição e os candidatos é essencial para auxiliar no esclarecimento de dúvidas e fornecer suporte contínuo. 

Ao aprimorar o método de admissão, a instituição demonstra profissionalismo e dedicação desde o início, estabelecendo uma relação de confiança com futuros estudantes.

No sistema de gestão escolar da Edusoft você pode usufruir da ferramenta de inscrição online, tornando os processos mais ágeis e simplificados. 

Leia também sobre Controle de Alunos: O que considerar? Como fazer?

Rematrícula online

Uma das vantagens da adoção desse processo é que não há mais a necessidade de enfrentar filas na escola para que haja o atendimento e o serviço possa ser feito. Através de uma plataforma ou até mesmo aplicativo, os responsáveis podem fornecer todas as informações necessárias, enviar documentos e acompanhar o processo de forma on-line, sem se incomodar e sem a necessidade de perder tempo em filas.

Na secretaria da escola, com a utilização da rematrícula on-line, os profissionais têm mais tempo para dar vazão a outras atividades que demandam maior atenção. Com essa opção ainda é possível que o sistema faça verificações de taxas pendentes como multas da biblioteca ou mensalidades inadimplentes. Assim, o estudante pode fazer a negociação da dívida pelo próprio sistema, evitando possíveis constrangimentos.

A digitalização da rematrícula possibilita que a instituição disponibilize pagamento rápido e facilitado das taxas de matrícula, rematrícula e mensalidades através de transferências Pix, garantindo a baixa automática no sistema, por exemplo.

Entenda mais sobre Como fazer campanhas de matrículas?

Como a alternativa on-line funciona 24×7, é a garantia de que o processo possa ser efetuado no momento e dia que for melhor para os responsáveis. Além do tempo economizado, é possível realizar esse processo à noite, fins de semana ou feriados.

A simplificação dos processos burocráticos é o que as pessoas mais buscam hoje em dia e a rematrícula on-line é uma forma de garantir isso. Ao invés de ter que esperar em longas filas, correndo o risco de esquecer documentos, a possibilidade de fazer tudo de forma remota gera uma experiência agradável para o usuário, ou seja, o estudante e/ou seus pais e responsáveis.

Quais são as vantagens de oferecer inscrição online para uma instituição de ensino?
Quais são as vantagens de oferecer inscrição online para uma instituição de ensino?

Leia também: Como aproximar a Família da Escola: 5 Dicas para engajar com Pais, Alunos e Responsáveis!

Esse processo ainda garante segurança e organização, já que, ao receber os dados dos alunos de forma automatizada, eles ficam armazenados em uma ferramenta digital, facilitando o controle dos dados, das matrículas, pagamentos e demais ações.

O sistema de rematrícula on-line normalmente é integrado a uma ferramenta de gestão escolar. Assim, é possível mantê-lo organizado e ainda economizar o espaço físico que o arquivamento dos contratos em papel ocuparia.

Leia mais sobre o módulo Rematrícula Online: Por que sua instituição deve adotar

Com relação ao controle de alunos, o período de renovação de matrícula é decisivo e requer atenção especial. Para aumentar a eficácia, recomenda-se antecipar notificações aos responsáveis, fornecendo detalhes claros do processo. 
Um sistema de gestão educacional prático e transparente, preferencialmente com opção online, é ideal. Simplificar esse processo ajuda a reter alunos e assegura a continuidade de seu percurso educacional, mantendo um maior controle de quem faz parte da instituição.

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo: