22 de julho de 2024

Inteligência artificial e educação: Desafios e soluções

Inteligência artificial e educação
Inteligência artificial e educação
CONTEÚDO DO POST

A relação entre inteligência artificial e educação é uma questão que precisa da atenção de instituições de ensino. Ela é uma possibilidade resultante da transformação digital, que chegou para facilitar o dia a dia dos profissionais, além de melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem dos alunos. 

Com as metodologias integradas a tecnologias educacionais adequadas, é possível desenvolver ambientes de aprendizados personalizados, otimizando a comunicação entre diretores, professores e alunos. 

Veja também: App para se organizar na escola: Conheça a Edusoft

Inteligência artificial e educação
Com as tecnologias educacionais adequadas, é possível desenvolver ambientes de aprendizados.

Pesquisa sobre inteligência artificial e educação

De acordo com uma pesquisa da empresa Impact Research, 88% dos professores aprovaram a IA. Eles concordam que o impacto da ferramenta é positivo no ensino. Entre os estudantes, 79% pensam a mesma coisa.

O levantamento indica que 75% dos professores creem que o ChatGPT pode ajudar seus alunos a aprender mais – entre os estudantes, 68% acreditam que o programa pode ajudá-los a se tornarem melhores alunos e 75% acham que os ajuda a aprender mais rápido.

Leia mais: Sistema Biblioteca: agilidade e organização com a Edusoft 

ChatGPT na educação

O ChatGPT, sigla para Generative Pre-Trained Transformer, foi desenvolvido em 2019 pela empresa OpenAI, situada nos Estados Unidos. Mas foi no final de 2022 e início de 2023 que essa tecnologia ganhou força e espaço entre os brasileiros.

O ChatGPT é um exemplo da tecnologia conhecida como inteligência artificial generativa. Isso porque a ferramenta é capaz de gerar textos sobre qualquer tema, em qualquer idioma.

Por isso, pode ser considerado um instrumento capaz de ajudar no trabalho de educadores.

Leia mais: Potencialize a Organização e Gestão da Escola com o Mentor Web

Inteligência artificial e educação
O ChatGPT pode ser útil na educação.

O que os especialistas dizem sobre a IA…

Débora Garofalo, professora e gestora de Inovação, fala sobre o uso que os estudantes podem fazer dela:

“Devemos olhar essa ferramenta como uma companheira de aprendizagem do estudante, que vai contribuir para processar informações, trocar ideias e atuar dentro do seu processo de ensino e aprendizagem”. 

Já sobre a relação entre professores e o chat, Carla Arena, consultora na área de Transformação Digital e Tecnologias Educacionais e cofundadora do Amplifica, explica que o ChatGPT tem o potencial de fazer os professores repensarem suas práticas.

“Precisamos entender como as tecnologias podem potencializar as práticas pedagógicas que já desenvolvemos com sucesso. Não é descartar o que já fazemos, mas trazer mais elementos tecnológicos para promover aprendizagens mais profundas e críticas”, defende.

Veja também: Como organizar o processo de matrícula de uma instituição de ensino?

Como o ChatGPT pode ser utilizado na educação?

O ChatGPT é um instrumento muito interessante para os processos de pesquisa, pois auxilia o aluno a encontrar mais rapidamente as informações necessárias sobre determinado tema.

A ferramenta também possibilita que o usuário simplifique algum conteúdo complexo e auxilia na formulação de resumos de textos extensos.

Inteligência artificial e educação

Além disso, a ferramenta pode ser utilizada para correção de erros gramaticais em textos ou artigos, como forma de encontrar melhorias nas formulações de frases ou até mesmo do próprio conteúdo.

Como forma de driblar o uso total do ChatGPT pelos alunos, algumas situações podem ser colocadas, como o uso de avaliações escritas à mão, evitando o uso de tecnologia. Além disso, já existem ferramentas capazes de detectar se o conteúdo foi escrito por inteligência artificial.

Leia mais: ChatGPT: Benefícios para utilização por professores

É claro que existe um medo de afetar de maneira negativa o mundo acadêmico. Aliás, desde que a IA virou o assunto do momento, este é um receio de diversas áreas.

No entanto, precisamos destacar que ela não é capaz de raciocinar e nem escrever textos originais, trazendo novas ideias e nem fazer as conclusões que somente um ser humano é capaz de produzir. Portanto, é melhor olhar para ela com uma aliada no âmbito educacional e não como uma vilã.

Apesar de seus estudos terem começado há muito tempo, a Inteligência Artificial vem ganhando força real no período recente.

Inteligência artificial e educação
A IA pode ajudar os professores.

No contexto da educação, é importante pensar em como a IA pode ser relevante para as escolas, seja na aprendizagem ou na otimização das atividades do professor. É imprescindível que gestores, coordenadores e professores estejam envolvidos nos debates sobre os avanços e as novas tendências da tecnologia.

Confira também: Quais são os benefícios da Tecnologia na Educação?

Como a IA pode ajudar com a atuação dos professores?

Introduzir a IA na escola é uma ótima maneira de preparar os alunos para o futuro e ajudá-los a desenvolver habilidades em áreas como resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade. Do lado do professor, a tecnologia é usada para aprimorar a atuação como mediador e curador do conteúdo.

O dia a dia deles é cheio de atividades que vão além das tarefas feitas em sala de aula. Como com tarefas anteriores (plano de aula, seleção de principais objetivos da aula, etc), ou posteriores às aulas (correção de exercícios, correção de provas, etc).

Nessas frentes, em que tempo é um empecilho, a utilização dessa tecnologia será um grande aliado na vida dos docentes. 

Leia mais: Quais as tendências do mercado educacional para 2024?

Inteligência artificial e educação
A IA pode promover muitos benefícios.

Quais os benefícios para as escolas e instituições de ensino?

A utilização da Inteligência Artificial na educação pode trazer benefícios significativos, incluindo a otimização do tempo.

A IA tem o potencial de automatizar tarefas rotineiras e repetitivas, liberando tempo para que os educadores se concentrem em atividades que requerem habilidades humanas, como orientação individualizada, feedback personalizado e interações sociais. Um benefício não muito falado do uso da IA é o fato de o aluno ficar por dentro das tecnologias que surgem.

Inclusive, é uma das competências garantidas aos estudantes de Educação Básica pela BNCC – nova Base Nacional Comum Curricular – que trata de cultura digital. À medida que usamos essas ferramentas nas escolas, também conseguimos trabalhar com eles os comportamentos digitais.

Veja mais: Como o APP para Escola pode ajudar no seu dia a dia?

Inteligência artificial e educação
Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo: