Através do módulo de biblioteca é possível fazer a catalogação, pesquisa, empréstimo, controle de periódicos e aquisição. Catalogue e gerencie seus livros com uma ferramenta que é referência no mercado.
Aplicativos que registram o progresso das leituras podem ser usados para criar uma “competição saudável” entre os adolescentes.
Além disso, com um sistema de gerência do acervo físico é muito mais fácil para a escola administrar os títulos presentes na biblioteca física. Através de uma plataforma ou aplicativo, o responsável pelo espaço pode cadastrar informações que os professores e alunos podem buscar, reservando um livro desejado quando necessário.
Veja também: Agenda para Professores em forma de aplicativo
Da mesma forma, ter uma plataforma integrada a bibliotecas digitais, onde constam obras que podem ser acessadas pelo celular ou computador, amplia as possibilidades oferecidas aos alunos.
E para fins pedagógicos, o professor pode trabalhar com obras nacionais ou estrangeiras, mesmo que não estejam presentes na biblioteca física e em quantidade para todos os alunos.
O Mentor Web da Edusoft possui um módulo específico de Biblioteca:
Contamos com o módulo de gestão de biblioteca na nossa plataforma Mentor Web. Através dele é possível a automatização de bibliotecas e centros de documentação. Sendo possível fazer a catalogação, pesquisa, empréstimo, controle e aquisição dos livros.
Assim, fica mais fácil, prático e rápido ter conhecimento das obras que a escola possui, tanto para os professores quanto para alunos. Além disso, a instituição também tem pleno controle da biblioteca, de suas obras, sabendo quando é necessário fazer novas aquisições, por exemplo. Bem como é possível fazer a integração com o módulo de tesouraria para o gerenciamento das multas da biblioteca.
Leia mais: Sistema de Avaliação Institucional: Qual a importância?
Destacamos as principais funções do módulo biblioteca, confira:
- Catalogar todo o acervo de livros, enciclopédias, fitas de vídeo, CD-ROM, jornais, revistas, arquivos eletrônicos, imagens, normas técnicas, procedimentos, mapas ou outros;
- Integrar o cadastro e alunos e professores para utilização do módulo Biblioteca;
- Disponibilizar consultas on-line através dos portais do aluno e do professor;
- Disponibilizar reservas e renovação de empréstimos on-line;
- Controlar a movimentação do material (empréstimos, devoluções, renovações, reservas, estatísticas e avisos);
- Controlar adequadamente as reservas de forma descentralizada;
- Administrar a biblioteca ou centro de documentação com o uso de etiquetas de lombada e de código de barras, relatórios de controle, relatórios estatísticos, informes via e-mail e inventário do acervo;
- Manter pleno controle das publicações periódicas (jornais e revistas);
- Organizar o processo de aquisição de novos materiais;
- Possibilita consulta por área de conhecimento, acervo por curso e disciplina através de planilhas em formato pré-estabelecido;
- Integrar as multas de biblioteca com o módulo de Gestão da Tesouraria.
Siga níveis exemplares de biblioteconomia, facilitando o acesso a informações e pesquisas. Com o módulo de biblioteca, é possível ganhar em agilidade e organização. Não perca mais os livros de vista, pois eles sempre estarão organizados!