Edusoft Tecnologia - Sistema Acadêmico Mentor Web

Pesquisar
29 de agosto de 2022

Como escolher o melhor sistema de gestão acadêmica para universidades?

Nos dias de hoje, para que haja uma gestão educacional eficiente é necessário que haja a implementação de um bom sistema automatizado.
CONTEÚDO DO POST

Nos dias de hoje, para que haja uma gestão educacional eficiente é necessário que haja a implementação de um bom sistema automatizado. Ninguém pode discordar que praticidade, facilidade e organização criam uma rotina de trabalho muito mais fluida e eficiente na instituição de ensino.

Com o avanço da tecnologia atingindo também o ramo da educação, há no mercado diversas opções de softwares para a gestão educacional. Como escolher a melhor alternativa?

Neste artigo, vamos mostrar o que você e sua instituição devem levar em consideração para tomar a melhor decisão para seu negócio.

– A escolha certa

Antes de tudo, é preciso ter em mente o que você deseja para a gestão dos seus cursos acadêmicos. Se você não sabe o que quer num sistema de gestão acadêmica, “qualquer um” serve, e esta escolha pode custar caro a médio e longo prazo.

Como há distintas opções no mercado, a pesquisa e o estudo das melhores opções vai te guiar a determinar quais funcionalidades melhores se adequam a sua rotina de trabalho, seus colaboradores e estudantes.

Ainda não sabe como escolher? Listamos aqui algumas coisas para analisar:

Atualizações constantes e consistentes

A tecnologia está a todo vapor e mudando constantemente. Portanto, o software escolhido deve acompanhar tanto as mudanças técnicas e operacionais, quanto adaptações ao mercado.

Opte por empresas que efetuam atualizações constantes, levando em consideração tendências de mercado e solicitações dos contratantes e dos usuários. 

A assinatura eletrônica dos documentos é um exemplo. A funcionalidade evita que o acadêmico tenha que se deslocar até a instituição apenas para assinar um documento. Do mesmo modo, ela beneficia estudantes de outras cidades que optaram pela modalidade EAD.

Neste sentido, nossa sugestão é avaliar a experiência da empresa desenvolvedora, como tempo de mercado e o que os usuários falam sobre ela. E prefira aquelas que fazem atualizações automáticas, assim não há necessidade de pagar pelos upgrades.

Flexibilidade

O universo acadêmico muda com uma certa frequência, até mesmo por meio de legislações específicas que são sancionadas eventualmente. Logo, é interessante que o software escolhido ofereça possibilidade de adaptação a essas mudanças.

Por exemplo, algumas alterações podem incluir diferentes formas de negociação financeira, novos métodos de avaliação e lançamento de notas, uma plataforma para disponibilização de materiais de apoio dos professores para os alunos, ou uma nova função para comunicação entre estudantes, professores e a instituição.

Segurança e confiabilidade

Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigor, você deve se certificar de que a empresa desenvolvedora escolhida esteja adequada às regras da legislação. Afinal, você vai estar alimentando esta plataforma com dados pessoais de alunos e colaboradores, assim como informações da própria instituição. 

O Brasil é o segundo maior alvo mundial de ciberataques, revela um relatório da empresa Netscout. Dessa forma, é bom pesquisar as ações que a desenvolvedora utiliza para garantir a segurança de todos.

Como resultado, essa checagem garante o aumento da confiabilidade do estudante e sua família na instituição de ensino.

Usabilidade e experiência do usuário

Vários fatores podem influenciar na experiência do usuário de uma plataforma de gestão acadêmica. A aparência do aplicativo é uma delas, já que uma interface clean e minimalista pode garantir uma maior facilidade no uso da aplicação.

Igualmente, a fácil aprendizagem, a utilização eficiente e a gestão de erros são pontos para se levar em consideração. Quando o sistema de gestão acadêmica para universidades é de difícil uso, com muitas complexidades, a utilização dele não é a ideal para o seu negócio.

Da mesma forma, se os professores, equipe administrativa e alunos não conseguirem operar, ele não funciona para sua organização.

O melhor sistema para a sua instituição é o Mentor Web da Edusoft

Como resultado, percebemos que praticidade e segurança são os principais detalhes para observar ao escolher o sistema de gestão acadêmica para sua instituição.

Com o Mentor Web você tem acesso a diversos módulos, como portal do professor, onde o docente pode lançar seu plano de ensino, consultar relatórios de notas e presenças, trocar mensagens com as turmas e com a coordenação, e muito mais.

Além disso, o aluno também tem seu espaço onde pode consultar notas, presenças e médias do semestre. Assim como é possível acessar o plano de ensino com o conteúdo programado e o já ministrado em cada disciplina.

Outras diversas funcionalidades estão disponíveis na plataforma para garantir a melhor gestão acadêmica da sua instituição de ensino.

Entre em contato conosco para saber mais e aderir a esta facilidade para seu negócio educacional!

Clique aqui para solicitar uma demonstração!

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Fale Conosco

Tem uma pergunta ou quer saber como a Edusoft pode ajudar sua instituição de Ensino?