Edusoft Tecnologia - Sistema Acadêmico Mentor Web

Conheça a Plataforma de Assinaturas Edusoft

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Edusoft possui uma plataforma de assinaturas que permite a assinatura digital ou eletrônica de documentos. Com uma interface simples e fácil, a plataforma possibilita a criação de fluxos de assinaturas digitais e eletrônicas no mesmo documento. Esta escolha pode ser feita pelo usuário no momento da submissão documento ou através da integração com o MentorWeb.

Todas as movimentações do documento são informadas aos usuários via e-mail. O produto suporta todos os padrões (PAdES, XAdES e CAdES) de assinaturas digitais definidas pela ICP-Brasil e a utilização de Autoridades certificadoras privadas.

A solução pode ser integrada a HSMs, permitindo assinaturas digitais dos documentos sem a necessidade de instalação de qualquer software no dispositivo do usuário. A identificação na aplicação pode ser realizada com Certificado Digital, login e senha e com múltiplos fatores de autenticação.

Para acessar a aplicação basta a instituição de ensino obter esse serviço junto ao setor Comercial da Edusoft.

Principais recursos disponíveis no Portal de Assinaturas

Matrícula dos alunos

Ao invés de exigir a assinatura física do aluno ou dos pais e responsáveis nos contratos de prestação de serviços, é possível gerenciar assinaturas eletrônicas.

Elas funcionam de forma semelhante às assinaturas digitais, mas sem a necessidade de um certificado digital por parte de quem está fazendo a matrícula. Isso agiliza o processo de forma significativa. Por meio de um documento digital enviado aos responsáveis ou aos próprios alunos a partir do processo de matrícula, é possível coletar o a assinatura eletrônica dos termos do contrato, por meio da coleta de indícios como a hora, o endereço IP do dispositivo.

Isso permite atestar que o contrato foi lido e há concordância entre ambas as partes, o que habilita a continuidade do processo.  Após a assinatura eletrônica do contrato, o mesmo passa a ser armazenado no sistema acadêmico como um documento vinculado ao período letivo contratado pelo aluno/responsável.

Diploma digital

O MEC instituiu o diploma digital através da Portaria 330/2018 e estabeleceu o prazo para todas as Instituições de Ensino Superior gerarem somente diplomas digitais a partir de 2022.  

O Diploma digital de curso superior de graduação é o documento com existência, emissão e armazenamento integralmente digitais.

Assinaturas com certificação digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), conforme os parâmetros do Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais, confere ao diploma digital sua validade jurídica.

O portal de assinaturas da Edusoft permite que os arquivos do diploma digital em formato XML sejam devidamente assinados através de certificado digital pela Instituição de Ensino e, também, pelas pessoas envolvidas como o reitor/diretor da instituição, coordenador de curso e responsável pelo registro do diploma. 

Além das assinaturas digitais, o portal de assinaturas também incluirá um carimbo do tempo em cada assinatura atestando o horário das assinaturas realizadas através de uma autoridade certificadora do tempo (ACTs).

Assinatura em Lote

As pessoas envolvidas nesses fluxos de assinatura eletrônica ou digital terão um recurso para visualizar todos os documentos pendentes sob sua responsabilidade para permitir assinatura em lote dos mesmos, agilizando assim o processo.

Validação do documento

O portal de assinaturas possui uma interface para validação dos documentos assinados, garantindo assim a autenticidade dos mesmos.  Cada documento assinado receberá um código de validação que será usado para essa validação do documento no portal.

Receba nosso Newsletter