A melhoria constante da sala de aula é indispensável para que os alunos evoluam conforme o previsto no plano de ensino e terminem o ano prontos para os novos desafios que virão.
Nem sempre as possibilidades de melhoria são fáceis de identificar, mas aqui vão 5 dicas para você ficar de olho constantemente e ir melhorando a sua sala de aula quando a oportunidade surgir.
Veja também nosso artigo sobre modelos de gestão escolar.
Resumo do conteúdo:
- A melhoria da sala de aula é essencial para o progresso dos alunos.
- O ambiente físico da sala, incluindo iluminação, cores e mobiliário, pode afetar a concentração e o desempenho dos alunos.
- Explorar diferentes metodologias, como aprendizagem baseada em problemas, sala de aula invertida e team based learning, pode ajudar a engajar os alunos e melhorar o aprendizado.
- Desenvolver habilidades socioemocionais, como pensamento crítico, resolução de problemas e empatia, é tão importante quanto o conhecimento técnico.
- A gamificação e o uso de sistemas de gestão escolar podem ajudar a tornar a sala de aula mais dinâmica, engajadora e organizada.
O bem-estar dos alunos começa pelo ambiente
O local onde crianças e adultos aprendem influencia diretamente na concentração e desempenho deles. Desde a iluminação, as cores das paredes e o conforto dos móveis disponíveis podem ajudar ou atrapalhar o dia deles.
Um ambiente funcional, com espaços pré-determinados para todos os materiais, bem como uma decoração lúdica e animada age diretamente no humor e disposição de quem passa até 8 horas por dia na sala de aula.
Vale lembrar: visitas técnicas para garantir a segurança dentro de sala de aula é indispensável. A instituição de ensino precisa estar sempre em dia com todas as normas e protocolos.
Leia também nosso conteúdo sobre dicas para gerenciar sua escola.
Explore outras metodologias
Se a intenção é melhorar a sala de aula, adote uma postura proativa e teste diferentes metodologias. Cada turma pode reagir diferente a essas iniciativas e só experimentando e explorando as opções é que você vai descobrir o que funciona ou não. Aqui vão três sugestões para você colocar em prática:
- Aprendizagem baseada em problemas: a resolução de problemas reais desperta a atenção e estimula crianças e adultos a trabalharem mais rápido, em equipe ou até a explorarem diferentes soluções e sair da zona de conforto.
- Sala de aula invertida: quebrar a rotina e colocar os alunos no papel protagonista na busca por informações gera resultados incríveis. Lançar o desafio e deixar que eles tragam o conhecimento que adquiriram sobre o assunto abre inúmeras oportunidades de debate e explora a iniciativa bem como o senso crítico dos estudantes.
- Team based learning (TBL): teste a proatividade, a colaboração e o pensamento crítico dos seus alunos com desafios coletivos. Abandone o foco na memorização e ajude os estudantes a aplicar a descoberta como solução de problemas. Aqui, o professor tem um papel de mediador do conhecimento, ajudando a trazer dúvidas e discussões à tona.
Veja também nosso artigo sobre app para se organizar na escola: Conheça a Edusoft
Desenvolva soft skills de alunos
Existe uma variedade de habilidades sociais e emocionais que são tão necessárias quanto o conhecimento técnico. O propósito das instituições de ensino no século XXI é preparar o aluno tanto com conhecimento teórico quanto com ferramentas para lidar com diversos desafios.
Confira uma lista de habilidades únicas que você pode ajudar os seus alunos a desenvolver:
- Pensamento análitico
- Criatividade
- Pensamento crítico
- Resolução de problemas
- Escuta ativa
- Empatia
- Autoconhecimento e cuidado
- Oratória e expressão
- Responsabilidade socioambiental
Veja também nosso conteúdo sobre Programa para Secretaria de Escola: Conheça a Edusoft
Explore a gamificação
Dinamismo e engajamento são as palavras de ordem quando o assunto é gamificação. Traz para a sala de aula o princípio de jogos e competições pode ser um grande estímulo para os alunos. Pontos e níveis ajudam a quantificar a evolução e participação de cada estudante no processo de aprendizagem, aumentando o interesse e a autonomia.
Algumas formas de aplicar a gamificação:
- Jogos educativos
- Plataformas de aprendizagem
- Simulações e realidade aumentada
- Sistema de pontuação
Leia também nosso artigo sobre agenda Digital Escolar.
Sistema de gestão escolar: impacto na sala de aula
Uma sala de aula em constante evolução precisa de suporte tecnológico. Inovar não é tão simples quando tarefas básicas como frequências, notas e planos de ensino não estão devidamente documentadas e atualizadas. Contar com um sistema de gestão educacional completo que atende instituições educacionais de ponta a ponta é essencial para o bom desempenho dos seus alunos.
O aplicativo da Edusoft, por exemplo, é perfeito para manter uma comunicação ativa e direta com os responsáveis e o aluno. O feed de notícias é outro recurso que está disponível para que a instituição de ensino divulgue todas as suas notícias. Assim é possível que os problemas sejam tratados com agilidade, os avisos cheguem a todos e as boas notícias sejam compartilhadas e comemoradas.