Blog

Tecnologia Educacional

Veja como a tecnologia pode auxiliar na educação pedagógica

Embora muitas instituições ainda relutam sobre a inclusão de equipamentos de tecnologia no seu método de ensino, essa já é uma realidade presente em grande parte das escolas.

Boa parte dos estudantes têm acesso aos equipamentos tecnológicos em vários outros locais que eles venham a frequentar e, é aceitável afirmar que muitas das ações realizadas pelas pessoas hoje é possível com o uso de algum tipo de aparelho eletrônico.

Seja para entretenimento ou seja para obter maior conhecimento, a tecnologia se mostra indispensável nos dias atuais.

Ela oferece benefícios como:

  • Automatização de processos;
  • Rapidez na divulgação de informações;
  • Agilidade na execução de tarefas;
  • Otimização de tempo;
  • Capacidade de aperfeiçoamento de produtos;
  • Comunicação instantânea;

A tecnologia permite o desenvolvimento de importantes componentes utilizados no dia a dia.

Na indústria, por exemplo, fabricar um item como as Rodas para ponte rolante seria improvável sem o uso de ferramentas e máquinas tecnológicas que permitem um processo bem trabalhado, garantindo a eficiência da peça.

No segmento automobilístico, é possível ver a quantidade de dispositivos que são integrados a um veículo, tornando-o uma máquina ainda mais potente.

E na educação a tecnologia além de facilita a realização de atividades e a obtenção de conteúdo, também oferece meios mais eficientes para o ensino, que envolve o uso de multimídia como os vídeos que podem ensinar mais sobre a importância de um Ímã de neodímio, ou por exemplo, os computadores que podem ser utilizados para realizar uma avaliação online.

Por isso, mais do que um simples detalhe, a tecnologia é fundamental para que boa parte dos processos e das realizações sejam possíveis, de maneira a compor mais significativamente os processos de aprendizagem no meio educacional e no cotidiano das pessoas.

LEIA MAIS: O novo profissional de TI: habilidades além da tecnologia

O que faz a tecnologia ser tão importante para a educação?

A tecnologia está presente em praticamente todas as atividades das mais diversas áreas da atualidade.

Com o desenvolvimento da tecnologia, além dos livros, a capacitação dos alunos tornou-se mais sólida, isso  porque a internet auxilia na busca por conhecimento de uma forma muito mais prática, podendo ser feita de qualquer lugar ea qualquer hora do dia, principalmente pela facilidade proporcionada com o uso dos smartphones.

Com poucos cliques, um aluno de engenharia elétrica , por exemplo, pode acessar conteúdos bastante informativos sobre a composição e o funcionamento de um Transformador abaixador sem a menor dificuldade.

Além disso, pode acessar apostilas e livros sobre o assunto por meio de plataformas virtuais que oferecem materiais online, justamente para fornecer um complemento à educação recebida em sala de aula.

Esses são alguns dos principais fatores que levam as instituições de ensino a investir na implementação de tecnologia em sua estrutura, afinal, o perfil dos alunos estão mudando e é primordial adaptar-se a essa nova geração.

Ensino EAD

O EAD (Ensino a Distância) é um dos formatos de educação que mais vem se desenvolvendo na atualidade.

Isso porque, ele oferece uma série de benefícios, tais como:

  • Acesso facilitado ao material;
  • Pode-se estudar em qualquer horário;
  • Menos gastos com deslocamento;
  • Otimização do tempo;
  • Uso de tecnologias para a formação, etc.

O acesso ao material, via internet, é um dos maiores benefícios dessa modalidade de ensino. Isso porque, desse modo, o aluno pode estar em qualquer local e abrir o conteúdo a qualquer momento.

Se ele precisa rever um conteúdo sobre química, que envolve as substâncias utilizadas na produção de um papel ph, por exemplo, o estudante acessa rapidamente por meio dos campos de busca e pode, devido ao uso de programas específicos para este fim, realizar anotações na apostila virtual.

Além disso, o aluno evita gastos com transporte e alimentação fora de casa, reduzindo seus custos.

Nesse sentido, os valores de mensalidade do EAD são mais baixos do que os dos cursos presenciais, tornando-se bastante atrativo para boa parte do público de menor renda.

Há também o benefício da tecnologia nesse formato de ensino. As bibliotecas virtuais, os sistemas online de avaliações, e a disponibilização de materiais nas plataformas da internet são parte de todo o esquema tecnológico do EAD.

Isso mostra a importância da tecnologia atualmente, além de reforçar a utilidade dela na educação como um todo.

Perfil dos estudantes

O perfil dos estudantes tem mudado constantemente em relação a alguns períodos passados.

Anteriormente, as consultas eram realizadas em enciclopédias e livros específicos encontrados nas bibliotecas das escolas ou nas de acesso público.

Com o surgimento da internet, tornou-se muito comum os aluno realizar de seus trabalhos por meio de consultas de artigos virtuais. Um exemplo disso é, ao estudar mecanismos de rotação como o do Eixo sem fim, ao invés de buscar informações em livros físicos disponíveis em uma biblioteca, um estudante certamente vai puxar o seu smartphone do bolso e pesquisar para entender o funcionamento do item por meio de sites ou blogs especializados no assunto.

Outra maneira bastante popular de absorver conteúdos utilizando a internet é por meio de vídeos, que se tornaram uma ferramenta fundamental das pesquisas escolares.

Alguns professores, inclusive, já realizam a indicação de uma página virtual que ofereça um conteúdo de qualidade sobre o tema que estão ensinando aos alunos, fazendo com que eles absorvam de maneira mais completa o material transmitido na aula.

Equipamentos e salas especiais

É comum ver que muitos centros educacionais promovem a integração da tecnologia em suas estruturas físicas, oferecendo salas especiais de aprendizado que contam com equipamentos específicos para cada tipo de segmento.

Para formação em medicina, por exemplo, muitas instituições investem na montagem de uma sala cirúrgica, disponibilizando elementos presentes no espaço hospitalar, que já vão habituando o aluno ao seu futuro ambiente de trabalho.

Para a biomedicina ou química, existem salas preparadas com Bancada para laboratório, balanças analíticas, microscópios e tubos de ensaio que são utilizados diariamente dentro do setor de análises e pesquisas.

Esses espaços especiais são fundamentais no processo de formação dos alunos e, para isso, eles devem sempre contar com equipamentos tecnológicos atuais, para que a formação pedagógica dos estudantes acompanhe o mercado de trabalho no que há de mais moderno e eficiente.

Ensino tecnológico para crianças

Investir em tecnologia também torna-se essencial no ensino infantil.

As crianças pequenas, muitas vezes, possuem acesso a dispositivos eletrônicos e esse pode ser um fator que ajuda na aquisição de novas habilidades.

O desenvolvimento de aplicativos e jogos educacionais tornou-se um mercado bastante aquecido, pois esses elementos já compõem a rotina de muitas crianças.

Eles ajudam no aperfeiçoamento da coordenação motora, com jogos de encaixe e de pontilhados; no aprendizado de matemática, em aplicativos que trabalham com quantidades e estimulam a resolução de contas de adição ou subtração; em atividades lúdicas como a pintura ou o desenho; e inclusive na promoção da consciência ambiental, com aplicativos que focam em ações de reciclagem e modos de realizar o Aproveitamento de água de chuva.

Todos esses mecanismos vão ajudando na formação da criança, fazendo com que ela ganhe maior domínio sobre diversos conhecimentos e estimulando outros aspectos importantes, referentes aos bons costumes e conservação da natureza.

Por isso, a tecnologia não promove só maiores facilidades no cotidiano, mas também fornece meios de promover o conhecimento, estimulando novas habilidades e oferecendo conscientização a respeito da natureza e a preocupação com futuras gerações.

LEIA MAIS: Recursos digitais gratuitos para incluir alunos com deficiência

A tecnologia complementa o conhecimento

A atualidade contempla o desenvolvimento de novos processos e equipamentos que se transformam em alternativas, não somente para facilitar grande parte das atividades diárias de uma pessoa, como também para ampliar o acesso ao conhecimento.

Isso envolve todos os setores de uma sociedade, desde a indústria que fabrica uma pequena Arruela de pressão utilizada em grandes maquinários, até os equipamentos utilizados durante uma cirurgia que pode salvar uma vida.

Por isso, a tecnologia hoje se faz necessária de maneira especial no sistema educacional de qualquer instituição de ensino, pois vai proporcionar ao conhecimento obtido pelo aluno, que seja mais completo, além de oferecer ferramentas indispensáveis para que ele obtenha ainda mais qualificação para atuar, posteriormente, na sua área de formação.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Quer saber mais sobre as soluções da Edusoft?

Solicite uma demonstração


(47) 2111-2222

comercial@edusoft.com.br