Blog

Tecnologia Educacional

Metodologia Ativa: a sua instituição está preparada?

METODOLOGIA ATIVA

A necessidade de atualizar e aperfeiçoar os métodos de ensino é discutida a anos.

Desde a entrada da modalidade de ensino a distância no ensino superior, vários estudos comprovam que o padrão de ensino deveria ser melhorado.

Atualmente muitas instituições ainda utilizam o método tradicional, em que a construção do conhecimento gira em torno do professor, que o transmite em uma sala de aula para alunos que se ocupam com anotações.

Após certa quantidade de aulas expositivas, uma avaliação é aplicada para averiguar o que os alunos supostamente aprenderam. A passividade dos estudantes, nesse caso, é praticamente inevitável.

A influência da tecnologia e do ensino a distância na educação dos brasileiros, tem estimulado as instituições educacionais a utilizarem novas metodologias em suas aulas, que saem do modelo tradicional de ensino e colocam aluno e professor, lado a lado, em uma parceria para o desenvolvimento e assimilação eficaz do conteúdo.

Nesse cenário, a metodologia ativa tem ganhado cada vez mais destaque, fazendo com que os alunos interajam sobre o assunto entre si, trocando conhecimentos e experiências, com a intervenção pontual dos professores que são facilitadores das discussões e aprendizados sobre o tema.

Mas você sabe o que é esse método e como ele é aplicado? Este post traz essas e outras informações sobre o assunto. Continue lendo e confira!

Youtube: ID Estudantil – MEC disponibiliza aplicativo que substitui as carteirinhas estudantis

O que é a metodologia ativa?

A metodologia ativa é um processo de ensino-aprendizagem no qual o aluno é o agente principal responsável pela sua aprendizagem e o professor assume um papel de suporte.

O professor continua a ser o responsável por direcionar o aluno, mas sempre permitindo que ele faça descobertas que colaborem para sua formação.

Metodologia ativa

 

Os estudantes são incentivados a debater ideias, desenvolver argumentação, a serem protagonistas no processo de construção do conhecimento, a estender a sala de aula para outros ambientes, como a própria casa, por exemplo, onde poderão ler e estudar tanto os materiais disponibilizados pelos professores, quanto os que são frutos das suas próprias investigações.

Como a metodologia ativa pode ser aplicada?

1 – Sala de aula invertida

E se os alunos assistissem às aulas expositivas em casa e fizessem os deveres em sala de aula?

Flipped Classroom é um modelo pedagógico no qual o típico ensino com o professor em sala e os elementos da tarefa de casa são invertidos.

Vídeos curtos sobre a aula são vistos em casa antes da aula presencial, enquanto que o tempo em sala de aula é dedicado para a realização de exercícios, projetos e discussões.

A noção de sala de aula invertida é baseada nos conceitos de aprendizado ativo, engajamento de estudantes, educação híbrida e podcacsting de aulas.

Durante as aulas presenciais, os professores têm a função de serem mentores, incentivar perguntas e debates e encorajar trabalhos em grupos.

Preparamos um conteúdo especial sobre a Sala de Aula Invertida, acesse aqui para ler mais.

2 – Problemas

A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) propõe aliar a construção do conhecimento de forma ativa à solução colaborativa de desafios e problemas.

O aluno é estimulado a explorar soluções dentro de um contexto específico e criar projetos. Assim, ele aprende a administrar recursos disponíveis, definir prazos e a trabalhar em grupo.

A PBL possibilita o trabalho interdisciplinar, envolvendo competências e temáticas de diversas matérias curriculares.

Além disso, essa metodologia ativa abre espaço para que o aluno, em sua jornada, desenvolva competências socio-emocionais como a autonomia, curiosidade, resolução de problemas e comunicação interpessoal.

3- Estudo de caso

O estudo de caso é uma abordagem de ensino baseada em situações de contexto real, assim como o Problem Based Learning (PBL).

O aprendizado é baseado em situações de contexto real, e é uma poderosa ferramenta para desenvolver competências e habilidades relativas à resolução de problemas, à tomada de decisão, à capacidade de argumentação e ao trabalho efetivo em equipe.

O estudo de caso tem o potencial de trazer ao contexto real conceitos, que podem ser abstratos ou desconexos, caso sejam abordados apenas teoricamente e isoladamente.

4 – Gamificação

A utilização de estratégias de gamificação aliadas ao conteúdo digital podemo favorecer a aprendizagem. Tal método, quando bem aproveitado pelo educador, contribuem para intensificar o interesse do aluno.

Os jogos mostram para o estudante, o seu desempenho, engajando-o e estimulando para melhorar seu desempenho.

A gamificação proporciona desafio, prazer e entretenimento à transmissão do conhecimento.

Além disso, a metodologia costuma ser trabalhada em pequenos grupos, assim os alunos precisam lidar com opiniões distintas e trabalhar a comunicação para chegar a um objetivo comum.

LEIA MAIS: Coronavírus: como ficam as questões financeiras e jurídicas para os colégios?

Quais são os benefícios da metodologia ativa?

A inserção da metodologia ativa traz maior flexibilidade de atividades tanto para o professor quanto para o aluno.

As tradicionais aulas expositivas perdem espaço para atividades diversificadas que podem desenvolver novas habilidades nos alunos.

O espírito de trabalho em equipe é o combustível para a fixação das informações. Os alunos vivenciam o conteúdo e podem trabalhar a autoconfiança ao tomar decisões e desenvolver habilidades para cooperar com o grupo. Passam, inclusive, a se expressarem melhor tanto oralmente quanto na escrita.

Portanto, fica evidente que a metodologia ativa traz grandes benefícios para a formação do estudante, tanto no âmbito pessoal quanto no acadêmico.

Você gostou deste post sobre a metodologia ativa?

Faça um contato conosco e saiba mais sobre como podemos aplicar a metodologia ativa na sua instituição.

Fontes:

https://bit.ly/2WNCjzM

https://bit.ly/3g3sdCn

https://bit.ly/2XaAjAt

https://bit.ly/2Zk7l3C

https://bit.ly/36c7O9w


Quer saber mais sobre as soluções da Edusoft?

Solicite uma demonstração


(47) 2111-2222

comercial@edusoft.com.br