Vivemos em um mundo em que as pessoas estão conectadas aos seus mobiles e perfis em redes sociais como uma extensão de sua casa, escola, faculdade, diversão, relacionamento, etc.
Não é preciso apresentar nenhuma pesquisa que prove isso, basta olhar para as pessoas.
A quantidade de mensagens via WhatsApp, visualizações de posts no Facebook ou fotos no Instagram, superam a quantidade de ligações ou conversas que ela realiza pessoalmente.
Sendo assim, não há receita de bolo para melhorar os seus resultados, é preciso testar modelos até que encontre a melhor estratégia em relação a mídia social.
Conheça alguns passos que podem ajudar nos resultados do Marketing Digital.
Dicas para melhorar os resultados do seu Marketing Educacional
Reputação
Primeiro é preciso começar a monitorar o que é dito, para criar uma boa amostra (2 a 3 meses), depois é necessário que estas citações sejam classificadas (positivo, neutro ou negativo).
Assim, avalia-se quais são os pontos fortes e fracos na percepção dos usuários (candidatos, alunos e comunidade).
Para isso, é preciso atribuir marcações referentes as postagens, se a citação é referente a: oportunidade de captação, empregabilidade, localização, qualidade de ensino, preço, infraestrutura, relacionamento, etc.
Além disso, também é necessário verificar se alguns dos comentários que precisam de respostas são de alunos (relacionamento para retenção), ex-alunos (relacionamento para novo curso ou pós-graduação) ou, ainda, candidato (relacionamento para captação).
Relacionamento
Com a velocidade de compartilhamento de informações e com o alcance das redes sociais, a instituição deve se atentar cada vez mais com o atendimento ao aluno, pois as principais vias de manifestação de reclamações são pelas mídias sociais.
Por isso deve-se entender melhor primeiro o motivo de permanência dele na instituição.
O aluno permanece por:
a) Satisfação, reconhece que o valor da mensalidade condiz com a qualidade dos serviços educacionais prestados;
b) Localização;
c) Preço;
d) Possui o curso que desejou;
e) Falta de concorrência na região;
f) Incentivo da empresa ou outra organização que está vinculado.
Certamente o que toda organização deseja é a primeira opção, mas para conseguir esta satisfação é necessário conquistar a confiança do aluno.
O aluno deve ter certeza que sua voz é ouvida. Ele deve sentir-se importante para a instituição, e perceber a qualidade prometida durante a campanha de captação, vivenciando-a no dia a dia.
Captar mais e perder menos alunos: Aumento de Alunos
Um dos principais erros mais comuns das instituições é investir muito na captação e pouco na retenção do estudante.
Muitas instituições realizam apenas campanhas de renovação de matrícula, enchendo os guichês da secretaria ou aumentando o tráfego do portal do aluno. O aluno sai insatisfeito muitas vezes e as reclamações acabam parando nas redes sociais.
É importante entender que a captação ocorre nos 365 dias do ano. Seja nas mídias sociais, no site, propagandas, comerciais, etc.
Então, como faço para captar mais alunos?
Todas as informações captadas sobre as postagens já realizadas servem como uma base para verificar o que mais atrai o candidato e onde investir.
É necessário também reconhecer que todo candidato possui uma jornada e deve-se trabalhar o marketing educacional.
O trabalho realizado em cada processo é importante e deve estar alinhado sempre com o atendimento e comercial.
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Inovação no Marketing Educacional
É muito comum ver instituições de ensino estagnarem, não aumentando os números em relação a alunos, e utilizarem a falta de recursos financeiros para investir como desculpa.
Sendo assim, existem muitas ferramentas gratuitas para o marketing educacional e captação ou até mesmo uma boa campanha pode gerar um maior fluxo na captação.
A questão é inovar!
A inovação não ocorre em apenas investir em novas ferramentas ou tecnologias, mas também em aproveitar ideias e ouvir colaboradores e clientes para entender no que podem investir.
Por fim, leia mais: Elementos Essenciais para a Retenção de Alunos