Não é de hoje que falamos sobre a falta de pagamentos das mensalidades e suas consequências para as instituições de ensino. E, em tempos de pandemia, este problema acabou se acentuando ainda mais. Só que a inadimplência causa uma série de prejuízos para as escolas. Por isso, ter conhecimento sobre eles ajuda os gestores a ter uma visão mais ampla de possíveis complicações e também como contornar a situação.
Neste blog post vamos apresentar 5 problemas que a inadimplência pode resultar e de que maneira amenizar seus prejuízos. Confira!
5 problemas que a inadimplência pode causar nas escolas
1. Atrapalha a relação entre família e escola
A cobrança de mensalidades em atraso geralmente causa desconforto e pode desgastar o relacionamento entre a família e a gestão escolar. Por isso, manter uma boa comunicação e oferecer possibilidades aos pais é fundamental para evitar conflitos.
Canais de negociação também são uma forma eficiente de prevenção, pois permitem que a instituição entenda a verdadeira situação de cada família e suas dificuldades.
2. Prejudica o planejamento estratégico e fluxo de caixa
Outro prejuízo causado pela inadimplência é que ela põe em risco o cumprimento do planejamento estratégico das escolas. As instituições contam com determinada quantia para cumprir com seus compromissos e investimentos. Sem falar que o atraso no recebimento das mensalidades afeta rapidamente o fluxo de caixa.
3. Compromete o pagamento dos salários
Esta é, sem dúvida, uma das mais preocupantes consequências que a inadimplência pode causar. Sem fluxo de caixa, fica difícil de a instituição cumprir com o repasse dos salários de seus colaboradores. E uma coisa pode levar a outra ainda pior: os processos trabalhistas.
4. Afeta a qualidade do ensino
Uma equipe desmotivada ou temerosa pelo atraso de salários tende a deixar a desejar a qualidade de trabalho. Desta maneira, a inadimplência prejudica não somente a parte financeira da escola como também interfere nas atividades diárias.
5. Impacta no repasse de recursos para a manutenção
Uma escola requer melhorias constantes para que a oferta da prestação de serviço seja a melhor possível. Porém, sem recursos, cortes precisam ser feitos. E a manutenção da instituição é uma das mais afetadas no caso da inadimplência. A pior consequência, neste caso, é a deterioração da parte física, comprometendo a segurança de todos.
>> Leia também: Planejando a recuperação financeira escolar
Um recurso para amenizar os prejuízos da inadimplência nas escolas
Uma das maneiras de evitar a inadimplência é contar com um sistema de gestão educacional que auxilie no envio de boletos e alertas aos alunos e responsáveis como a oferecida pela Edusoft, por exemplo.
Porém, se a situação de sua escola já é mais grave, com um alto índice de alunos devedores, a solução pode estar num serviço de cobrança externo.
Neste quesito, indicamos a ARBRASUL, parceira da Edusoft. Trata-se de uma empresa especializada em gestão de cobrança integrada, com mais de 15 anos no mercado. Sua atuação é específica em instituições de ensino e conta com uma equipe especializada na condução da negociação de dívidas.
Assim, sua instituição evita a inadimplência e os demais problemas causados por ela.