Blog

Gestão Educacional

Vantagens de usar um software para facilitar os registros dos critérios de avaliação de seus alunos

critérios de avaliação

A automatização faz com que processos manuais sejam realizados de maneira padronizada e melhor estruturada. E neste quesito, a transformação digital vem facilitando a vida de milhares de docentes no que diz respeito aos registros dos critérios de avaliação dos alunos.

Já comentamos em blog posts anteriores que os critérios de avaliação servem como bússola para o professor identificar se o conteúdo apresentado foi fixado de maneira eficaz pelo aluno. Por isso eles são tão importantes.

No entanto, a grande quantidade de afazeres dos docentes pode dificultar o registro dos vários critérios que podem ser aplicados para avaliar cada estudante. Sem falar que esse tipo de atividade operacional toma tempo e se torna desgastante.

Neste contexto, um software de gestão escolar contribui para melhorar a rotina de trabalho dos professores, que podem focar no que realmente importa: a aprendizagem.

1. Autonomia para docentes

Os avanços da tecnologia e da internet derrubaram barreiras físicas em quase todas as profissões. Na educação também não é diferente. Falar em professores que precisam entregar seus diários para a secretaria, para que essa colete as notas e emita os boletins é praticamente inimaginável.

Hoje, os próprios docentes lançam todos os critérios de avaliação no sistema e os alunos as consultam no portal da instituição. Desta maneira, rotinas são simplificadas, dando autonomia para os professores.

2. Aumento de produtividade

Ao tornar o processo de digitação dos critérios de avaliação mais fácil e ágil, dá para dizer que a produtividade também é afetada positivamente. Até porque não será mais necessário passar horas tendo que preencher registros de forma manual. Com isso, o docente consegue produzir mais, tornando seu processo de avaliação mais transparente e preciso.

3. Segurança de dados

Pergunte aos professores que lecionaram antes da chegada da internet quantos diários se extraviavam ou sofriam danos por conta de acidentes com água ou outras situações. Sem falar que outras pessoas, até mesmo alunos, podiam se aproveitar de um momento de distração para olhar as anotações do docente.

Com um software de gestão escolar todas as informações ficam protegidas e arquivadas de maneira segura por um longo período de tempo.

4. Padronização de processos e documentos

Softwares de gestão podem armazenar informações de forma prática, com diversos tipos de filtros em seu mecanismo de busca. Em segundos, é possível consultar todo um histórico de determinado aluno. Sem falar que executar tarefas em planilhas e editores de texto pode gerar conflitos na organização das informações, principalmente porque uma instituição de ensino conta com vários professores.

Já os sistemas de gestão da educação usam fluxos de trabalhos padronizados, templates de documentos e informações padrões. Isso significa dizer que os docentes vão precisar de menos tempo para preencher os critérios de avaliação levantados.

5.Economia de tempo

Já falamos acima de produtividade. E ela está relacionada diretamente à economia de tempo. É que com a automatização de processos na instituição de ensino a equipe de docentes terá mais tempo para discutir e traçar estratégias que estejam relacionadas à aprendizagem e não mais ao preenchimento de dados e relatórios.

6. Informações em tempo real

Quer comparar os critérios de avaliação estabelecidos para os alunos e ter todos esses dados em tempo real? Com um software de gestão escolar isso não somente é possível, como o docente também pode gerar relatórios para auxiliá-lo na tomada de decisão.

O Mentor Web é o software de gestão educacional da Edusoft. Estamos falando de um produto robusto, com módulos que auxiliam e facilitam as atividades de docentes e coordenação de ensino.

No que diz respeito aos critérios de avaliação, por exemplo, é possível configurar parâmetros por nota, conceito, descritivo e também através de objetivos que precisam ser atingidos pelo aluno.

Além disso, ele possibilita registrar avaliações parciais para registro das notas de provas, trabalhos e qualquer outra avaliação que seja aplicada pelos professores ou, então, registrar apenas as notas finais do aluno nos períodos (bimestres, trimestres).

Quer ter acesso a essas facilidades e otimizar as atividades dos docentes de sua instituição de ensino? Clique aqui para conhecer tudo o Mentor Web oferece!




Quer saber mais sobre as soluções da Edusoft?

Solicite uma demonstração


(47) 2111-2222

comercial@edusoft.com.br