Blog

Gestão Educacional

Como reduzir os custos da sua escola em meio à pandemia

reduzir os custos da sua escola

Separamos algumas dicas para ajudar a reduzir os custos na escola, e o melhor de tudo, sem afetar os colaboradores. Confira!

Como reduzir os custos da sua escola em meio à pandemia

Não é segredo que muitas instituições de ensino ainda sintam dificuldades de se adaptar a esse período de pandemia e isolamento social.

Dessa forma, medidas foram tomadas e para as instituições conseguirem se manter no mercado, foi necessário reavaliar formas de promover as aulas e métodos de ensino, e investir em softwares, treinamentos e Apps de comunicação.

Sendo assim, mesmo com a redução de gastos com a estrutura (água, luz, telefone, etc), o financeiro dessas instituições ainda estão no vermelho, pois a educação ainda sofreu com a inadimplência e desistência de alunos.

Contratos com fornecedores

Busque as informações sobre todos os seus pagamentos, organize e  verifique algumas possibilidades, que podem ser adotadas temporariamente:

Redução: se sua escola contrata serviços de limpeza e manutenção diários, que contemplam várias pessoas e aquisição de determinado volume de produtos, é possível negociar uma redução proporcional às atividades em sua instituição.

Negociação: os contratos de longo prazo, como aluguéis, por exemplo, você pode buscar uma redução temporária, se comprometendo a regularizar os pagamentos posteriormente;

Suspensão: se você oferece merenda ou transporte terceirizado na sua escola e todos os seus colaboradores estão trabalhando em home office, não faz sentido manter.

Cancelamento: despesas que não foram pagas, podem ser canceladas. Suponha que sua escola tenha planejado ir em uma convenção sobre educação e o evento não pode mais acontecer. Nesse caso, o cancelamento é a melhor alternativa.

Devolução de valores pagos: esse será o grande desafio pós pandemia e poderá envolver negociações amigáveis ou até judicialização.

Benefícios tributários

Em todo o país, gestores públicos têm discutido como apoiar as empresas durante a pandemia. Algumas medidas já foram tomadas para aliviar a pressão sobre o caixa, como por exemplo:

  • Adiamento do pagamento da contribuição patronal ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e dos Programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
  • Suspensão das contribuições para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) por três meses, inclusive para empregadores domésticos.
  • Adiamento, por seis meses, da parte federal do Simples Nacional.
  • Adiamento, por três meses, da parte estadual e municipal do Simples Nacional.
  • Suspensão, por 90 dias, do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para empréstimos.

Você pode conferir todos os benefícios aqui.

Apoio do seu banco

Se sua escola paga financiamentos e empréstimos, é hora de conversar com seu gerente e renegociar.

A maioria dos bancos vem adotando suspensões de pagamento por três meses, com transferência das parcelas para o fim do contrato.

Por outro lado, várias linhas de financiamento foram criadas. O proprietário deve estudar sua situação e fazer uma análise completa das alternativas, para sair da crise financeiramente saudável, dentro do que for possível.

Além de reduzir os custos na escola

Da mesma forma, que você vai negociar com seus fornecedores, esteja aberto a conversar com seus clientes sobre as necessidades financeiras deles.

Ampliação de prazo, parcelamento, adiamento de protestos podem ser atitudes positivas, dependendo da situação do seu caixa.

Uma sugestão é ser proativo e conversar com os pais de forma antecipada. Demonstrar empatia é muito importante, porque a crise vai passar e sua escola continuará negociando com pais e fornecedores.

Por fim, leia mais: Dicas para controlar seu fluxo de caixa escolar

Fontes: https://bit.ly/3lNpfop

O Sistema Acadêmico Mentor Web foi desenvolvido para atender as necessidades de instituições de ensino exigentes que procuram uma solução que se adapta a sua realidade. Com ele é possível realizar a gestão da sua instituição, aumentando a sua produtividade, melhorando a comunicação e reduzindo custos!

Revolucione a gestão da sua instituição com o Sistema Mentor Web.


Quer saber mais sobre as soluções da Edusoft?

Solicite uma demonstração


(47) 2111-2222

comercial@edusoft.com.br