O período de fechamento do semestre é bastante movimentado em qualquer escola. Esse período não deve tratar apenas da burocracia, com coleta e análise de informações. Mas pode ser o momento de alinhamento da gestão com os professores e revisão das estratégias usadas.
Uma boa estratégia pedagógica é fundamental para nortear a gestão. Ela estabelece os parâmetros do ensino da unidade escolar. Traçando diretrizes para o acompanhamento do programa pedagógico, a instituição garante que os programas estejam sendo cumpridos e mantêm a escola atualizada com novas metodologias e tecnologias.
Neste artigo trazemos algumas maneiras de organizar de forma eficiente o fechamento do bimestre ou do semestre na escola. Continue a leitura e confira!
Momento de avaliação
O fechamento das notas do período pode ser usado para realizar um balanço da gestão educacional como um todo, avaliando que práticas devem permanecer na pauta da instituição, quais podem ser remodeladas e quais serão eliminadas.
Aqui vale abrir espaço para que os professores possam expor suas experiências em sala, contribuindo para essa reformulação antes do início de um novo semestre.
Desafios
Um dos desafios desse momento é organizar as informações de centenas de alunos para que o fechamento se dê da forma mais organizada possível. Em muitos casos é nesse período que os gestores, professores ou coordenadores vão perceber que aluno x estourou o limite de faltas, o outro aluno não fez, ou tirou notas insuficientes, em metade das avaliações obrigatórias…
Outra dificuldade enfrentada é a complexa missão de entrar em contato com os pais ou responsáveis e conseguir encaixar em suas agendas um horário para que estes venham até a escola para tratar do desempenho dos filhos, caso estes tenham sido insatisfatórios.
Agilidade e facilidade
Uma gestão automatizada de todo o ambiente escolar pode evitar muitas dores de cabeça. Com a gestão manual desse processo e a necessidade de alimentar e administrar planilhas e mais planilhas, informações importantes podem ser perdidas pelo caminho. Além disso, não se pode contar com informações precisas de quem alterou ou adicionou dados ao documento.
Com a automação desse processo, as notas vão sendo lançadas automaticamente ao cadastro do aluno pelo professor responsável de cada matéria, se houver mais de uma, e ao final do semestre a média é calculada automaticamente pela plataforma.
Isso proporciona agilidade nesse momento conturbado que é o fechamento das notas no fim do semestre, se sua escola tem muitas turmas. Os professores podem focar em analisar o desempenho dos alunos durante o semestre e pensar em práticas para o semestre seguinte.
Aproximação com alunos e familiares
Essa automação dos processos possibilita também a aproximação com o aluno, pais e responsáveis. Isso porque, ao disponibilizar dados como notas ao longo do semestre, os pais podem acompanhar, na palma da mão, o desempenho dos estudantes durante o período.
Tirando dos professores a necessidade de fazer o fechamento manual do semestre, o educador tem mais tempo para se aproximar dos alunos, principalmente os que têm notas baixas e mau desempenho, dedicando-se a entender melhor as necessidades de cada um e como superá-las para evoluir no semestre seguinte.