Edusoft Tecnologia - Sistema Acadêmico Mentor Web

24 de abril de 2019

7 motivos para ter um Sistema Acadêmico na Nuvem

CONTEÚDO DO POST
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Atualmente muitos sistemas contam com a tecnologia na nuvem, que dispensa a instalação de um programa em seu computador e salva todos os arquivos em um servidor remoto que pode ser acessado sempre que houver conexão com a internet.

O acesso a essa plataforma pode ser feito até mesmo por meio do seu dispositivo móvel, como smartphone e tablet.

No post de hoje conheça 7 motivos para ter um Sistema Acadêmico na nuvem. Confira:

1 – Segurança

Muitos gestores cometem o equívoco de pensar que manter um sistema acadêmico na nuvem deixa os dados da empresa mais inseguros.

No entanto, o que percebemos é o contrário: ter essas informações salvas em servidores internos é mais perigoso do que alocá-los em um servidor em nuvem, que tem uma criptografia avançada e cujo fornecedor seja confiável.

A segurança da informação necessita de uma intervenção constante para se manter atualizada contra as mais novas ameaças.

Isso demandará um investimento muito alto em hardwares e na segurança patrimonial.

Se o fornecedor do sistema for confiável, ele certamente garantirá segurança integral, pois eles têm data centers equipados com alta tecnologia, e os sistemas de armazenamento são protegidos com firewalls potentes.

O Sistema acadêmico em nuvem pode se beneficiar de pontos de segurança e recuperação de dados que somente são possíveis com esta tecnologia como:

  • Backup automático dos dados em continentes diferentes;

  • Redundância das informações, para rápida recuperação;

2 – Menos preocupação

Manter um sistema acadêmico em servidor interno gera bastante estresse. Quando o sistema de refrigeração não funciona ou quando há um fluxo muito grande de dados, o sistema superaquece e pode ficar lento.

Como você não conseguirá ficar parado vendo os processos de sua instituição naufragarem, você se estressará bastante tentando solucionar os problemas, seja pressionando o departamento de TI ou tentando resolver o problema com suas próprias mãos.

Por outro lado, com um sistema em nuvem, você transfere toda essa preocupação para a empresa que você contratou.

O máximo de trabalho que você terá será pegar o telefone para ligar para o suporte caso o serviço contratado apresente algum problema ou não esteja de acordo com o que você contratou.

Backups são automáticos, não necessitando de manutenções como substituição de dispositivos de armazenamento, mídias, etc.

3 – Foco na atividade principal

Você poderá se concentrar principalmente na sua área de atuação — lidar com a TI é uma tarefa que, geralmente, desgasta muitos gestores, que usualmente não tem formação na área de informática.

Deixe este trabalho na mão de profissionais que realmente entendem e são capacitados para lidar com qualquer tipo de situação que possa acontecer.

Portanto, sem esse tipo de investimento, você poderá gerenciar as atividades que você entende e os recursos alocados em TI podem ser direcionados para o marketing, por exemplo.

4 – Flexibilidade

Usualmente, quando você contrata um serviço que não funciona em nuvem, é necessário instalá-lo.

No entanto, nos sistemas em nuvem, o funcionamento acontece de forma modular, ou seja, você poderá utilizar somente as ferramentas que se encaixam em sua necessidade.

Além disso, os sistemas são adaptáveis ao crescimento da sua instituição.

Por exemplo, normalmente você escolhe um plano de acordo com o número de alunos do seu negócio. Se você aumentar a quantidade de alunos, apenas terá que entrar em contato com a empresa prestadora do serviço para adequar o seu plano à sua nova realidade.

5 – Implantação rápida

Ao contrário dos servidores físicos, que necessitam de uma infraestrutura, na nuvem basta comprar a máquina, baixar o aplicativo ou acessar o site para começar a utilizá-lo.

Por isso, se você está começando a sua empresa, busque uma aplicação em nuvem para dar início às atividades o quanto antes.

Em média, em alguns dias, você já tem todas as ferramentas à disposição. Utilizando um servidor próprio, você necessitaria de, pelo menos, do dobro do tempo, para que ele estivesse em pleno funcionamento.

6 – Mobilidade

Acesse os dados de qualquer lugar a qualquer hora, pois as informações ficam disponíveis 24 horas por dia.

Sua instituição de ensino na palma da mão, as informações podem ser acessadas através de dispositivos móveis como: smartphones e tablets, permitindo maior acompanhamento e tomadas de decisão de forma mais ágil e segura.

7 – Redução de custos

A diminuição nas despesas devido ao uso de um sistema na nuvem é enorme. Vamos citar apenas três dos motivos que resultam nessa redução de custos:

Equipe de TI enxuta

Com o sistema na nuvem, sua instituição de ensino não necessitará de um servidor interno e cada máquina poderá funcionar de maneira independente.

Assim, os riscos de uma falha impedir o funcionamento do seu negócio são mínimos, o que permitirá, consequentemente, ter colaboradores capacitados e direcionados.

Não é necessário gastar tanto com equipamentos

Sem a necessidade de um servidor interno, você poderá comprar máquinas de configuração mais simples, que atendam, principalmente, aos requisitos da aplicação do sistema que você contratar.

Reduz os gastos com energia elétrica e manutenção das máquinas

O custo para manter um data center interno é muito alto, pois envolve máquinas de alta potência, ligadas 24 horas por dia, sete dias por semana.

Isso vai se refletir no valor da energia elétrica, pois, além do consumo do servidor, será necessária uma sala com temperatura controlada.

Sistema na nuvem depende da internet?

Sim, hoje em dia, a qualidade da internet no país melhorou muito possibilitando o crescimento destas soluções.

Um bom exemplo são ferramentas como: Gmail, Hotmail, entre outras que nem percebemos mas rodam em nuvem a muito tempo.

Você conhece o sistema acadêmico Mentor Web? Ele é um software que reúne todas as ferramentas de gestão, dados e processos em uma única plataforma.

Tem como principal objetivo aumentar a produtividade ao simplificar o acesso às informações, como gestão da secretaria, gestão financeira, portais de relacionamento, requerimento online, gestão da biblioteca, NFSE, etc — as possibilidades são muitas e você pode personalizar a sua plataforma de acordo com as necessidades da instituição.

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