Edusoft Tecnologia - Sistema Acadêmico Mentor Web

25 de abril de 2023

Qual deve ser o perfil do Gestor Escolar?

Perfil do Gestor Escolar
Perfil do Gestor Escolar
CONTEÚDO DO POST

Compreender qual deve ser o perfil do gestor escolar é fundamental para que o direcionamento de toda a comunidade educacional aconteça da melhor forma possível. Afinal, este profissional precisa ter consciência das suas atribuições para liderar, coordenar, planejar e implementar medidas que propiciem o desenvolvimento de todos que estão envolvidos com o cotidiano escolar.

Pensando nisso, a equipe da Edusoft preparou um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Não deixe de conferir!

Leia também o artigo: Qual a Importância da Análise SWOT para Gestão Escolar?

O que é gestão escolar?

Antes de iniciarmos a nossa lista de atribuições que dizem respeito a qual deve ser o perfil do gestor escolar, é importante que possamos entender o que é, de fato, a gestão escolar.

Qual deve ser o perfil do gestor escolar?

Basicamente, a gestão escolar está relacionada à organização da escola em diversos níveis, como financeiro, currículo educacional, gestão de pessoas, entre outros. 

É por meio da gestão escolar que se torna possível desenvolver metas e objetivos; promover a formação continuada; garantir o desenvolvimento da comunidade escolar; entre outros fatores.

O foco está relacionado ao avanço do processo de ensino-aprendizagem, fomentando a formação de alunos emancipados, críticos e cidadãos, ao mesmo tempo em que a gestão escolar também opera promovendo um ambiente onde os professores e demais colaboradores possam transmitir os seus conhecimentos aos alunos em um espaço que os garanta qualidade de vida, desenvolvimento profissional, etc.

Podemos, assim, pensar que a gestão escolar se envolve com a gestão:

  • Pedagógica;
  • Administrativa;
  • Financeira;
  • De comunicação;
  • Política;
  • Cultural;
  • De pessoas;
  • Organizacional.

Embora sejam muitas áreas distintas, todas se relacionam por meio da interdependência. Para uma funcionar plenamente, a outra também precisa estar organizada.

A boa notícia é que com um bom sistema de gestão escolar é possível alinhar planos e metas, analisando a evolução de cada dessas áreas e gerindo de modo mais automatizado. Conheça o sistema de gestão escolar educacional da Edusoft e veja como ele pode ajudá-lo nessa missão!

Qual deve ser o perfil do gestor escolar?

Compreendendo o que é gestão escolar, vejamos, agora, qual deve ser o perfil do gestor escolar, com base nas necessidades que ele precisa atender:

1. Capacidade de planejar de modo estratégico

Saber planejar de modo estratégico é crucial para manter o crescimento da instituição de ensino. Para isso, o gestor precisa acessar dados concretos, relatórios e métricas que o ajudem a refletir sobre quais caminhos seguir.

O sistema de gestão escolar da Edusoft proporciona esse tipo de informação para que o gestor tenha um caminho mais claro na hora de fazer os seus planejamentos. Não deixe de conhecê-lo!

2. Ter uma visão inovadora e com foco no futuro

Estar alinhado às mudanças do mercado educacional, saber ler tendências e inovações e, também, conseguir implementar essas mudanças na instituição é fundamental e faz parte do perfil do gestor escolar.

Para isso, é possível investir em tecnologia, por meio de um sistema de gestão para escolas, visando promover uma maior organização das demandas da instituição, de modo que seja possível, inclusive, automatizar algumas tarefas, tornando o foco no futuro algo ainda mais presente na rotina.

O que é gestão escolar?
O que é gestão escolar?

3. Trabalhar a mediação de conflitos

Onde há pessoas, conflitos podem aparecer, e isso é inegável. Sendo assim, inevitavelmente alguns impasses, dentro dos relacionamentos dos professores e colaboradores, poderão surgir.

Nesse cenário, o perfil do gestor escolar deve ser neutro e imparcial, focando apenas na mediação do conflito de modo que traga desenvolvimento positivo para as relações escolares e fomente a cultura de paz entre todos os envolvidos.

Leia o artigo: ChatGPT: 7 benefícios da utilização por professores.

4. Investir na motivação da equipe

A gestão de pessoas também é algo que está dentro do perfil do gestor escolar. Sendo assim, é importante que esse profissional construa um ambiente onde seja possível desenvolver a motivação do time.

Dessa maneira, ele pode investir em trabalhos, bonificações, reconhecimentos, entre outras medidas cabíveis para estabelecer um espaço agradável para o trabalho de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Perfil do Gestor Escolar

5. Envolver a comunidade escolar e aproximar a família da escola

O perfil do gestor escolar também está relacionado com a proximidade entre família e escola. É este profissional que deve investir em medidas que tragam a família para dentro do ambiente escolar, estabelecendo um processo de ensino ainda mais rico e efetivo.

Para isso, a comunicação com a família deve ser melhorada, além de ser assertiva e próxima. Um sistema de gestão para escolas, como o da Edusoft, pode oferecer benefícios nesse sentido, por meio da plataforma de mensagens e avisos que mantêm a escola e a família em sinergia e sintonia.

6. Coordenar colaboradores e professores

Além de focar na motivação dos colaboradores e professores, o gestor escolar também deve coordenar e orientar quanto às ações que devem ser tomadas no ambiente escolar.

Afinal, é ele quem detém conhecimentos importantes sobre as metas e os objetivos da escola, e deve manter tudo isso claro aos colaboradores para que todos possam agir em prol de um bem maior, de forma direcionada.

Quais os benefícios do trabalho do gestor escolar?
Quais os benefícios do trabalho do gestor escolar?

7. Criar condições de capacitação continuada

Criar condições de capacitação continuada para os educadores também faz parte do perfil do gestor escolar. Ele precisa analisar, por meio das métricas e do desenvolvimento da escola, quais demandas precisam ser supridas e quais tipos de conhecimentos precisam ser transmitidos aos professores.

Essas métricas podem estar embutidas em um sistema de gestão escolar, no qual é possível avaliar o desenvolvimento dos alunos; a porcentagem de faltas no controle de frequência escolar; a fidelização dos alunos; a proximidade da família com a escola; entre outros fatores, propiciando uma tomada de decisão, com foco no desenvolvimento dos professores, que seja mais efetivo.

8. Conduzir a construção do Projeto Político Pedagógico

A construção do Projeto Político Pedagógico também faz parte das atribuições do gestor escolar, sendo que este projeto é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento positivo da instituição de ensino.

Para isso, o gestor precisa ser crítico, analítico e estrategista, ao mesmo tempo em que leva em consideração as visões e pontos de vista da comunidade escolar como um todo. Assim, torna-se possível agir de forma democrática.

9. Gerir de forma transparente as finanças da instituição de ensino

Por fim, o perfil do gestor escolar também se envolve com a gestão das finanças da instituição. Essa gestão precisa ser inteligente, transparente e organizada, com base em dados concretos que propiciem tomadas de decisão mais assertivas.

Com um sistema de gestão financeira para escolas, como o da Edusoft, essa atribuição do gestor poderá ser manejada de uma maneira mais positiva. Não deixe de conhecer essa importante ferramenta!

Como otimizar o trabalho do gestor escolar?

Como otimizar o trabalho do gestor escolar?

Como vimos no decorrer deste texto, são muitos pontos que fazem parte do perfil do gestor escolar. Para otimizar todas essas demandas, o gestor pode usar a tecnologia ao seu favor. 

É o caso de investir em uma plataforma de gestão para escolas, como a da Edusoft, que oferece diversas ferramentas de gestão que ajudam a otimizar as demandas do dia a dia. 

Não deixe de conhecê-la e venha você também transformar a sua maneira de gerir a educação!

Perfil do Gestor Escolar
Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo: