Uma característica importante que não pode mais ser considerada “diferencial” ao oferecer um serviço ou produto é a qualidade.
Não é diferente na educação, que, cada vez mais, precisa contar com indicadores de qualidade para mensurar as entregas realizadas. Certamente há outros fatores para a escolha da escola que os filhos vão estudar – como proximidade da residência ou trabalho dos pais, vagas disponíveis ou valores -, mas quando há possibilidade de escolha, a qualidade na educação sempre fala mais alto.
Para que sua escola ou instituição seja cada vez mais reconhecida e bem avaliada, listamos neste post alguns dos principais indicadores de qualidade analisados e como utilizá-los na prática. Acompanhe!
O que são indicadores de qualidade?
Os indicadores de qualidade servem como parâmetros para medir se a instituição de ensino está dentro dos padrões exigidos por um órgão oficial, como o Ministério da Educação.
Ao seguir determinados critérios no processo de aprendizagem de jovens e adultos, e também ao alcançar notas dentro do padrão determinado, é possível se encaixar nos indicadores de qualidade. Essa é uma forma de garantir às pessoas que buscam se matricular na sua instituição que elas terão o melhor serviço, metodologias e entregas alinhadas com as expectativas da família e do estudante.
Vamos conhecer agora quais são os mais importantes indicadores de qualidade utilizados na educação.
- Ambiente educativo
Um bom ambiente educativo é necessário para que todas as pessoas que fazem parte dele – professores, alunos, coordenadores – tenham bons momentos de aprendizagem.
Respeito mútuo em sala de aula, e da instituição para com os estudantes, combate à discriminação, fomento do exercicio dos direitos e deveres são alguns fatores que devem estar presentes. Eles fortalecem a socialização saudável e garantem que todos os integrantes da comunidade escolar se sintam acolhidos.
A falta de um ambiente saudável pode levar a práticas discriminatórias como bullying, falta de disciplina e má gestão de conflitos.
- Prática pedagógica
Este indicador pode ser considerado um dos mais importantes, pois avalia a forma como os conteúdos são repassados para os alunos ao longo das aulas.
Cada professor tem o desejo de que o estudante aprenda da melhor forma possível em suas aulas. E cada escola quer que seus alunos tenham bom desempenho ao longo dos anos do ensino fundamental e médio – ou universidade.
Portanto, devem ser analisados o planejamento de cada professor para as aulas, se elas se adequam às propostas pedagógicas definidas pela instituição e variedade das estratégias. O uso dos recursos de ensino-aprendizagem, ambiente e materiais multimídia fornecidos pela instituição, além de propostas inclusivas também entram neste indicador.
- Avaliação
Independente do segmento, a avaliação é algo presente em toda instituição de ensino. Este indicador serve para avaliar principalmente o nível de absorção e compreensão de determinada disciplina em determinado período (trimestre, quadrimestre ou ano).
Mas, além disso, uma avaliação da turma pode conter dados importantes até mesmo sobre o professor e a prática pedagógica utilizada, dependendo do desempenho dos estudantes.
Além das avaliações obrigatórias das disciplinas estudadas, a instituição deve dedicar um tempo para a avaliação da escola como um todo. Você pode solicitar aos alunos e professores que forneçam sua opinião sobre tópicos estabelecidos relacionados à instituição.
Podem ser medidos o nível de satisfação com o ambiente escolar e prática pedagógica, satisfação com a estrutura escolar e professores, além de abrir espaço para que os interessados deixem sua opinião sobre o que pode ser melhorado.
- Gestão escolar democrática
Democracia é a base para um bom trabalho, com respeito a todos. Não significa atender a todas as solicitações, mas levar todas em conta e implantar, ou alterar, o que mais fizer sentido para o bem da instituição.
Este indicador considera a participação de toda a comunidade escolar nas decisões por meio da participação nos Conselhos Escolares e o constante acompanhamento escolar. Proporciona ainda acesso de todos à informação transparente sobre ações educacionais e financeiras da escola.
- Formação e condições de trabalho dos professores
Uma boa formação, com cursos reconhecidos pelo MEC ou instituições internacionais são importantes para garantir a qualidade do ensino e usados ocasionalmente como justificativa do valor pago nas mensalidades.
Investimento em formação dos professores (tempo, incentivos financeiros ou parcerias que garantem descontos, por exemplo) e em também em boas condições de trabalho são essenciais para que a satisfação possa ser transmitida em sala de aula.
Avalie seu corpo docente quanto a suficiência (quantidade de funcionários), assiduidade e estabilidade dos mesmos!
- Ambiente físico
Tão importante quanto o educativo, o ambiente físico deve ser bom e adequado para alunos e professores.
Ele deve ser bem estruturado e organizado para atender às necessidades de quem vai passar uma boa parte do dia nele.
É importante avaliar salas de aula, banheiros, biblioteca, salas para atividades multidisciplinares – como de informática ou laboratório, por exemplo. Recursos existentes e a qualidade deles também devem ser considerados, como o acesso à água, alimentos e materiais didáticos.
- Acesso, permanência e sucesso dos alunos
Retenção de alunos e êxito na aprendizagem são dois dos principais desafios encarados pelas instituições de ensino.
Neste caso, os indicadores a serem analisados são o número de faltas dos alunos, índice de abandono, evasão, e a atenção dispensada a alunos com algum obstáculo na aprendizagem.
Tecnologia a favor da educação de qualidade
Muitos destes indicadores podem ser facilmente analisados ao se utilizar uma plataforma de gestão educacional.
Com o cadastro dos alunos no software, faltas, notas e inadimplência são facilmente consultados pela secretaria da escola. Assim, a entidade pode entrar em contato ou elaborar uma estratégia para a atração deste aluno, que pode estar desmotivado.
Pesquisas de satisfação também podem ser feitas a partir de um aplicativo da escola, onde o aluno ou seus pais respondem rapidamente pelo celular. Além de promover comunicação contínua com pais, estudantes e professores.
Com a plataforma Mentor Web, da Edusoft, é possível visualizar indicadores gerenciais
da instituição de ensino que foram construídos através de uma ferramenta de Business Intelligence (B.I. – Inteligência de negócios). Desta forma, fica tudo disponível na palma da mão, pelo aplicativo, ou a um clique de distância.
Você já levou estes índices em consideração? Como está a qualidade da sua escola?
Conta pra gente!