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Aproveite o período de matrícula/rematrícula e retenha alunos

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O período de matrícula/rematrícula é um bom momento para sua faculdade ou universidade reter alunos. Só que para ter bons resultados nisso é importante planejar uma campanha envolvente e que convença os estudantes em querer fazer parte ou ficar por mais um ano na instituição.

Você sabe como funciona uma boa campanha de matrícula/rematrícula? Neste blog post apresentamos algumas dicas que podem ser valiosas! Confira.

Como se preparar para o momento da matrícula/rematrícula

Diante do cenário de instabilidade no país, principalmente causado pela pandemia, é sensato dizer que reter alunos tem se tornado uma prática cada vez mais difícil. Segundo um levantamento feito pelo Semesp, no primeiro semestre de 2020 a taxa de evasão no ensino superior privado foi de 10,1%.

É por isso que planejar tudo com antecedência e atenção pode ser uma boa saída para o sucesso de uma campanha de matrícula/rematrícula. Um cronograma de tarefas pode servir nesta hora como um cronômetro para indicar o que fazer e em qual momento.

Esse processo envolve toda a gestão educacional, como a análise do número de cursos, quantidade de turmas, oportunidades de rematrículas, taxas de transferência e de cancelamentos. Por fim, pense no período de divulgação, que deve ser antecipado para não atropelar o prazo das inscrições.

Com as informações em mãos, é hora de partir para o planejamento da estratégia de marketing, que consiga prever na campanha todos os cenários (matrículas, rematrículas, transferências e cancelamentos).

Além disso, é preciso levar em consideração outros fatores como análise de concorrentes, dores da persona (alunos), diferenciais da instituição, período e segmentação do público.

Sem um planejamento adequado, a faculdade ou universidade pode esbarrar na falta de procura e não ter demanda suficiente para fechar as turmas.

Monte uma campanha para sensibilizar

O momento de abertura de vagas para matrícula/rematrícula deve ser planejado com carinho e muita atenção. É neste momento que as pessoas estão se perguntando se vale a pena permanecer ou matricular em sua faculdade ou universidade. E a quem elas recorrem para ter certeza? Aos atuais ou ex-alunos.

Aproveite, então, para fazer campanhas que apresentem opiniões positivas de quem já estudou na instituição. Um exemplo disso é a de prova social – conjunto de opiniões, comentários e feedbacks positivos ou negativos sobre a marca.

Com este recurso é possível conseguir:

– Novos alunos, já que eles serão convencidos pela opinião de terceiros;

Aumentar a fidelidade com aqueles já matriculados, pois terão a sensação de pertencimento a um grupo;

– Ampliar o alcance e o conhecimento da marca;

– Transformar adversidades (reclamações) para promover seus diferenciais.

Além disso, é possível recorrer a sorteio de brindes ou descontos que estimulem a adesão.

Para finalizar, é fundamental contar com pessoas preparadas para receber e negociar com os candidatos. Prepare métricas para demonstrá-las e tenha um histórico bem detalhado do que sua instituição fez de melhor durante o semestre.

Seja do porteiro à secretária, todos devem estar no clima da campanha. Recorra sempre a questão de que são pessoas cuidando de pessoas. Assim, o ambiente fica mais amistoso e favorável para a campanha de matrícula/rematrícula de sua instituição de ensino.



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