O período de matrícula/rematrícula é um bom momento para sua faculdade ou universidade reter alunos. Só que para ter bons resultados nisso é importante planejar uma campanha envolvente e que convença os estudantes em querer fazer parte ou ficar por mais um ano na instituição.
Você sabe como funciona uma boa campanha de matrícula/rematrícula? Neste blog post apresentamos algumas dicas que podem ser valiosas! Confira.
Como se preparar para o momento da matrícula/rematrícula
Diante do cenário de instabilidade no país, principalmente causado pela pandemia, é sensato dizer que reter alunos tem se tornado uma prática cada vez mais difícil. Segundo um levantamento feito pelo Semesp, no primeiro semestre de 2020 a taxa de evasão no ensino superior privado foi de 10,1%.
É por isso que planejar tudo com antecedência e atenção pode ser uma boa saída para o sucesso de uma campanha de matrícula/rematrícula. Um cronograma de tarefas pode servir nesta hora como um cronômetro para indicar o que fazer e em qual momento.
Esse processo envolve toda a gestão educacional, como a análise do número de cursos, quantidade de turmas, oportunidades de rematrículas, taxas de transferência e de cancelamentos. Por fim, pense no período de divulgação, que deve ser antecipado para não atropelar o prazo das inscrições.
Com as informações em mãos, é hora de partir para o planejamento da estratégia de marketing, que consiga prever na campanha todos os cenários (matrículas, rematrículas, transferências e cancelamentos).
Além disso, é preciso levar em consideração outros fatores como análise de concorrentes, dores da persona (alunos), diferenciais da instituição, período e segmentação do público.
Sem um planejamento adequado, a faculdade ou universidade pode esbarrar na falta de procura e não ter demanda suficiente para fechar as turmas.
Monte uma campanha para sensibilizar
O momento de abertura de vagas para matrícula/rematrícula deve ser planejado com carinho e muita atenção. É neste momento que as pessoas estão se perguntando se vale a pena permanecer ou matricular em sua faculdade ou universidade. E a quem elas recorrem para ter certeza? Aos atuais ou ex-alunos.
Aproveite, então, para fazer campanhas que apresentem opiniões positivas de quem já estudou na instituição. Um exemplo disso é a de prova social – conjunto de opiniões, comentários e feedbacks positivos ou negativos sobre a marca.
Com este recurso é possível conseguir:
– Novos alunos, já que eles serão convencidos pela opinião de terceiros;
– Aumentar a fidelidade com aqueles já matriculados, pois terão a sensação de pertencimento a um grupo;
– Ampliar o alcance e o conhecimento da marca;
– Transformar adversidades (reclamações) para promover seus diferenciais.
Além disso, é possível recorrer a sorteio de brindes ou descontos que estimulem a adesão.
Para finalizar, é fundamental contar com pessoas preparadas para receber e negociar com os candidatos. Prepare métricas para demonstrá-las e tenha um histórico bem detalhado do que sua instituição fez de melhor durante o semestre.
Seja do porteiro à secretária, todos devem estar no clima da campanha. Recorra sempre a questão de que são pessoas cuidando de pessoas. Assim, o ambiente fica mais amistoso e favorável para a campanha de matrícula/rematrícula de sua instituição de ensino.