12 de fevereiro de 2018

Chegou a hora de trocar de sistema: “Perda de confiança no sistema”

confiança no sistema
confiança no sistema
CONTEÚDO DO POST

Quando nos decepcionamos com alguém fica muito difícil de voltarmos ao mesmo nível de confiança, certo? Da mesma forma perdemos a confiança no sistema.

A questão é que lidar com fornecedores de sistemas de gestão educacional tem uma intensidade maior, pois ele é corresponsável pelo bom andamento dos processos internos.

Muitas instituições já ficaram na mão nem uma ou duas vezes. Existem sistemas extremamente frágeis (ruins mesmo).  Só que essa fragilidade só é detectada após determinadas condições de uso.

Acontece muito nas instituições de ensino a descoberta dos problemas técnicos dos sistemas depois de um período razoável de utilização.

Fatores mais comuns na perda de confiança no sistema

Os fatores mais comuns que escondem os problemas técnicos do sistema são os seguintes:

  • volume de dados – Inicialmente é baixo, quando o volume aumenta, os problemas começam;
  • não utilização de determinadas funcionalidades – A partir do momento que se começa a utilizar o sistema “de fato” os problemas começam;
  • treinamento inicial – enquanto o fornecedor está apoiando o processo, tudo vai bem, depois os problemas começam;
  • falta de conferência dos dados – a instituição muitas vezes só vai descobrir o problema quando algum número saltar aos olhos: um boleto errado, por exemplo.

Promessas

Uma vez detectado os problemas vêm as promessas de solução, certo? Aí a instituição confia que os problemas serão sanados.

Mas, o tempo vai passando e os erros além de não serem sanados acabam se agravando e aí a confiança no sistema é quebrada, não por razões emocionais, por razões técnicas.

Se o erro for menos grave, a instituição de ensino inicialmente acaba “fechando os olhos” para evitar mais conflito, só que o problema está evidente e clama por solução.

No próximo informativo falaremos sobre: “Reclamações constantes”

Aproveite para conhecer nosso sistema de gestão escolar e acadêmica, descubra como é ter confiança no sistema educacional.

Por fim, leia mais: Ações para melhorar o atendimento da sua instituição

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