1 de julho de 2019

O que são Cursos Nanodegrees?

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CONTEÚDO DO POST

Nanodegrees, são cursos pautados pelas demandas do mercado de trabalho e dividido em projetos, a serem executados pelos estudantes.

Em outras palavras, os materiais disponíveis em cada nanodegree são elaborados com base no que empresas de tecnologia como Google, Facebook e Amazon têm como demanda.

Sendo assim, aprender habilidades para se preparar para as profissões do futuro – e, com isso, se tornar mais competitivo no mercado de trabalho – é o que leva um aluno a fazer um nanodegree.

Para quem deseja calibrar o currículo, não faltam opções de cursos de curta duração.

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No caso das formações online, instituições como Harvard e MIT já disponibilizaram opções que vão da Introdução à Ciência da Computação até lições sobre empreendedorismo.

Mais recentemente, surgiram também entre os cursos disponíveis os da categoria nanodegree, lançada pela empresa Udacity, nascida no Vale do Silício.

Na prática, o curso permite que cada aluno desenvolva projetos em que aplique os conceitos aprendidos.

O exemplo citado pelo representante da Udacity é o dos nanodegrees mais popular do Brasil, em Marketing Digital, desenvolvido em parceria com empresas como Google, Hootsuite e Mailchimp.

Com o anúncio atingindo consumidores reais, os estudantes são avaliados por profissionais da área sobre o que, de fato, aprenderam.

Nanodegrees, MOOC ou curso online: faz diferença?

O consultor André Abram, que atua na busca de executivos financeiros, aponta formações do tipo servem como acessórios à qualificação principal de alguém.

Ou seja, no currículo, cabem diplomas de graduação e pós, complementados pelas formações em MOOCs (do inglês para “curso online aberto e massivo”) e nos nanodegrees.

Para Abram, isso serve para ajudar o profissional “tanto a criar um foco na própria área quanto a redirecionar a carreira”.

Entre os alunos que já fazem os nanodegrees, as observações de Abram fazem ainda mais sentido.

Os estudantes da Udacity dividem-se em três perfis principais: os que desejam mudar de carreira, os que querem avançar na carreira atual ou os que pretendem empreender.

Nos três casos, um nanodegree possibilita a formação de um portfólio com projetos e a obtenção de um certificado reconhecido.

Como regra geral, André Abram descreve o tipo de formação – presencial ou não – que vale para as demandas do mercado.

É uma formação intensa, que tenha desafiado o estudante em vários níveis de dificuldade, em termos de capacidade de aprendizado e de pesquisar temas diferentes”, detalha ele.

Carreira internacional

Em matéria de carreira internacional, as regras para uma formação atrativa continuam.

Formação intensa, variada, que expõe o aluno a uma lista longa de desafios e oportunidades.

Ter, no currículo, nomes conhecidos para os avaliadores pode servir como coringa – exemplo, um curso online oferecido pelo MIT, com o certificado listado no LinkedIn.

Na hora do recrutamento, vale a pena mostrar certificados e resultados do curso.

No caso dos nanodegrees, como destaca Carlos Souza, há não só projetos no portfólio de cada aluno, como também um certificado reconhecido internacionalmente.

O reconhecimento por meio de diplomas ou certificados também aparece em plataformas como o Coursera, que disponibiliza formações variadas em instituições de ensino.

Há, por exemplo, cursos gratuitos que exigem uma taxa de 100 dólares para emitir o certificado, que pode ser identificado em redes como o LinkedIn.

No caso da Udacity, outra diferença tem a ver com o tipo de tema contemplados em cada formação, que incorporam demandas do mercado de trabalho “do futuro”.

Novas áreas de tecnologia e negócios integram o currículo, que promete tratar de assuntos como blockchaine growth hacking, ainda este ano.

Por fim, leia mais: Pesquisa aponta benefícios do uso de tecnologias na educação

Fonte: https://www.estudarfora.org.br/como-funciona-para-que-nanodegree/

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