Edusoft Tecnologia - Sistema Acadêmico Mentor Web

15 de junho de 2023

Responsável Financeiro e Responsável Pedagógico: Quais informações cada um tem acesso?

Responsável Financeiro e Responsável Pedagógico
Responsável Financeiro e Responsável Pedagógico
CONTEÚDO DO POST

Compreender quais são as informações passadas para o responsável financeiro e responsável pedagógico é de suma importância para garantir a proteção de dados e uma relação sadia entre escola-família-responsáveis.

Afinal, é cada vez mais comum que, no ato da matrícula, a família traga para a escola dois personagens que integram o contrato educacional.

Especialmente em situações em que pai e mãe não moram juntos ou que outros atores constam como responsáveis pelo aluno (avós e tios, por exemplo), nem sempre apenas uma pessoa responde pela parte que cabe ao aluno.

Por isso, ter conhecimentos sobre esse tema é imprescindível. Acompanhe e saiba mais!

Quem é o responsável financeiro e quem é o responsável pedagógico?

O responsável financeiro é aquele que deverá arcar com os custos e mensalidades da instituição de ensino. Ele fica responsável por se comprometer com os valores que serão pagos à instituição.

Quem é o responsável financeiro e quem é o responsável pedagógico?
Quem é o responsável financeiro e quem é o responsável pedagógico?

Já o responsável pedagógico, como o próprio nome nos dá a entender, será a figura que acompanhará o desenvolvimento do aluno, poderá participar de reuniões pedagógicas, estará à disposição para possíveis encontros no ambiente escolar, e assim por diante. Ele deverá fomentar um ambiente sadio para que o aluno aprenda, cumpra suas tarefas, etc.

Porém, é importante frisarmos um ponto: no que diz respeito ao acompanhamento pedagógico, normalmente o responsável financeiro também participa desse cenário. Isto é, vamos supor que um pai é o responsável pedagógico e a mãe a responsável financeira. Quando a escola emitir algum comunicado sobre a evolução do aluno, ou solicitar a presença dos responsáveis com relação a algo de cunho pedagógico, ambos devem receber essa informação. Afinal, os dois são responsáveis pelo desenvolvimento educacional da criança.

Sendo assim, para que essa comunicação venha a ser assertiva nesse sentido, considere incluir todos esses detalhes no contrato educacional, a fim de fomentar uma relação mais segura e efetiva. Mais adiante, daremos mais informações sobre isso.

Veja também: Software de gestão para escolas particulares e sua importância.

A assinatura da documentação: O que você precisa saber

Independentemente de qual atribuição os responsáveis assumirão ao longo do ano letivo, é fundamental que ambos assinem todos os documentos referentes à matrícula – como o contrato educacional.

Muitas vezes apenas o responsável financeiro é contatado para este processo, o que pode causar desentendimentos e insegurança jurídica.

O primeiro passo, portanto, é definir o papel de cada responsável e designá-los dessa forma no contrato de prestação de serviços. 

Uma maneira prática de garantir que todos estejam alinhados e que assinem a documentação, mostrando estar de acordo com as definições, é utilizar uma plataforma para assinaturas digitais.

Assim, o contratante não precisa, necessariamente, ir até a escola e recebe o documento digital – com todo o respaldo legal – através de seu e-mail.

A designação do papel de cada responsável na documentação também facilita a rotina da secretaria no momento de incluir os contatos dos mesmos em seu banco de dados. Assim, evita-se erros relacionados às informações que precisam ser repassadas.

Conheça a Plataforma de Assinatura Digitais da Edusoft.

Responsável Financeiro e Responsável Pedagógico: Quais informações cada um tem acesso?
Responsável Financeiro e Responsável Pedagógico: Quais informações cada um tem acesso?

Quais informações cada um tem acesso?

Uma dúvida constante em relação ao papel dos responsáveis diz respeito ao alinhamento relacionado ao dia a dia do aluno. Neste sentido, é importante deixar claro que:

  • Informações financeiras: devem ser repassadas ao responsável financeiro. Caso o compromisso financeiro não seja honrado, no entanto, é possível que o responsável pedagógico, se assim definido em contrato, tenha responsabilidade solidária sobre a dívida. O indicado é que haja esse alinhamento e descrição sobre a solidariedade do custo da escola, no momento da assinatura do contrato, especialmente em caso de pais separados.
  • Informações pedagógicas: boa parte das escolas adota a prática de centralizar a comunicação junto ao responsável pedagógico. Isso é muito comum, especialmente em relação ao envio de e-mails, mensagens de texto via apps de conversas instantâneas e até mesmo na hora do agendamento de reuniões.
Responsável Financeiro e Responsável Pedagógico

No entanto, é essencial que os envolvidos recebam informações pedagógicas sobre a criança e que o responsável financeiro esteja ciente quanto ao desempenho do aluno.

Essa prática, além de ter o objetivo de aproximar toda a família na rotina escolar, também inibe contratempos futuros, especialmente em situações desagradáveis, como uma possível reprovação.

Leia o artigo: Como aproximar a família da escola: 5 dicas para engajar com pais, alunos e responsáveis

Qual a importância do responsável financeiro e responsável pedagógico na instituição?
Qual a importância do responsável financeiro e responsável pedagógico na instituição?

Fatores que impactam a relação entre responsável financeiro e responsável pedagógico

Até aqui, pudemos compreender melhor as informações que o responsável financeiro e responsável pedagógico têm acesso no dia a dia educacional. Agora, discutiremos 4 pontos que são fundamentais nesse relacionamento no âmbito escolar. Veja a seguir:

1. Comunicação transparente

A comunicação transparente é o caminho mais indicado para criar um relacionamento duradouro entre a família e a escola.

Informar, no momento da contratação, as atribuições e a rotina de repasse de informações é muito importante, bem como sanar dúvidas dos responsáveis e manter canais abertos e práticos para uma comunicação fluida.

2. Proximidade com ambas as partes

Manter uma proximidade tanto com o responsável financeiro quanto com o responsável pedagógico é crucial para criar um bom relacionamento. A escola precisa se aproximar, mostrar o desenvolvimento do aluno, tirar dúvidas, chamar para a participação em eventos, etc.

É importante também ter a ciência da diferença entre gestão escolar e educacional. Leia o artigo e confira.

Fatores que impactam a relação entre responsável financeiro e responsável pedagógico
Fatores que impactam a relação entre responsável financeiro e responsável pedagógico

3. Acordos bem definidos

Como mencionado no tópico 1, é muito importante que haja acordos bem definidos por meio das atribuições claras para cada um dos envolvidos. Os responsáveis precisam de assertividade para evitar ruídos de comunicação que possam causar mal-estar mais tarde.

4. Proteção dos dados de cada envolvido

Em ambos os casos, é claro, é importante respeitar a proteção dos dados das partes e por isso o sistema de gestão escolar da entidade deve respeitar a legislação e garantir o armazenamento seguro dos dados.

Com o sistema da Edusoft você poderá contar com esse benefício e com toda a segurança necessária. Saiba mais sobre o sistema Mentor Web!

Responsável Financeiro e Responsável Pedagógico
Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo: