Blog

Gestão Educacional

Tenha uma Campanha de Matrícula de Sucesso: inicie com a Segmentação de Mercado

A Segmentação de mercado, é a primeira etapa para o desenvolvimento do Planejamento Estratégico de uma Instituição de Ensino.

Este assunto é muito importante, pois, muitas instituições estão praticando Marketing de Massa quando, na verdade, o público-alvo faz parte de um Nicho de Mercado.

A segmentação de mercado é o processo de dividir o mercado global, heterogêneo em diversos subgrupos.

Isso significa, que o mercado educacional é composto por grupos de famílias que possuem necessidades e características diferentes.

Um exemplo seria dentro de um grupo de famílias que possuem renda similar, cada família poderá valorizar uma característica diferente, como: proposta pedagógica, aprovações em grandes vestibulares, currículo internacional, entre outros.

LEIA MAIS: Marketing Educacional: Como melhorar meus resultados?

Para chegar até a sua Segmentação-alvo o são utilizadas três bases: demográfica, psicográfica e geográfica, ou seja, buscar na cidade os bairros com maior potencial de demanda e estudar o ciclo da família. Pois, de nada adianta fazer campanha em uma região com casas de alto padrão, mas com grande número de casais aposentados.

Além disso, por meio da pesquisa de mercado atual podemos analisar as preferências, por exemplo: 55% da demanda por escolas particulares têm preferência por propostas com foco em vestibulares, 28% em escolas que atuam na linha sócio-construtivista e o restante do mercado está diluído entre outras preferências.

Pode-se também acompanhar a evolução das matrículas conforme as preferências do mercado-alvo.

O processo de Segmentação possibilita entender a renda, quem são os decisores da escolha da escola, o que valorizam, seja o resultado em vestibular, desenvolvimento de habilidades e competências para o mercado de trabalho e para a vida, proficiência no inglês, escola de princípios cristãos, ou seja, identificar o grupo que tem interesse na oferta da sua escola e desenvolver o posicionamento da marca com foco total no segmento-alvo.

Agora que você entendeu o que é segmentação de mercado, você precisa saber que a escolha das bases para segmentação de mercado é fator fundamental para o sucesso da implantação de uma boa estratégia de prospecção de novos alunos.

É a partir da segmentação que geramos o posicionamento estratégico da marca da instituição.

Ter uma segmentação bem alinhada permite:

– Eficiência na campanha de prospecção de novos alunos;

– Redução de custos, pois, o mercado-alvo está alinhado com as ações de marketing;

– Toda comunicação de Marketing está integrada ao alvo;

– Os mantenedores conseguem acompanhar o comportamento de compra do seu mercado-alvo e tomar decisões estratégicas com mais assertividade.

Ficam evidentes os benefícios que a segmentação de mercado proporciona as instituições particulares.

Com foco em um segmento-alvo, é possível identificar as necessidades das famílias e adequar a Proposta Pedagógica, gerando a racionalização de recursos e esforços, além da utilização de capital financeiro e humano de forma mais adequada, otimizando custos e proporcionando crescimento da Instituição de ensino.

 

Fonte: https://www.dpge.com.br/post/2019/04/02/quer-uma-campanha-de-matr%C3%ADcula-de-sucesso-inicie-com-a-segmenta%C3%A7%C3%A3o-de-mercado-e-descubra

LEIA MAIS: Conheça as 10 competências gerais da BNCC


Quer saber mais sobre as soluções da Edusoft?

Solicite uma demonstração


(47) 2111-2222

comercial@edusoft.com.br