Blog

Gestão Educacional

Processo Seletivo: Automatize esse processo

Processo Seletivo

Passar em um processo seletivo, para fazer uma graduação e aumentar as chances de sucesso profissional é o sonho de milhares de estudantes.

Quando alguém pensa em fazer faculdade, geralmente, a primeira associação é com a prova do vestibular. No entanto, esta é apenas uma das maneiras de se conseguir uma vaga no Ensino Superior.

Existem diversas outras formas de ingresso nas faculdades particulares, como: ENEMFIES, ProUni, P-Fies ou Sisu.

Editais do SiSU, ProUni e Fies 2020/2 estão disponíveis para consulta

Neste post, vamos apresentar alguns modelos de processo seletivo e os benefícios que a nossa plataforma pode trazer para as instituições de ensino.

Modelos de Processo Seletivo

Cada instituição de ensino pode definir o processo seletivo ideal para ela, podendo incluir provas objetivas e abertas, redação, análise de currículo escolar e até entrevistas.

Ele também pode ocorrer com um intervalo de dias, semanas ou até mesmo anos, no caso de vestibulares seriados, em que os candidatos fazem uma prova em cada ano do ensino médio.

Nesse sentido, conheça agora alguns modelos de processo seletivo:

Vestibular Tradicional

O vestibular tradicional nada mais é do que uma prova realizada em uma data específica, determinada pela instituição de ensino.

Também pode ser selecionado pela instituição o conteúdo, assim como o formato, a quantidade de questões, o tempo de duração e até a forma de calcular a pontuação.

Assim, cada instituição possui um vestibular com características próprias, o que ajuda o estudante a escolher apenas os vestibulares que se encaixam mais no seu perfil.

Isso também facilita na hora de estudar, pois o estudante pode pesquisar as provas dos anos anteriores e saber  quais conteúdos costumam ser mais cobrados e quais são os modelos de questão mais comuns.

Com essa preparação aumenta muito as chances do aluno ser aprovado.

Vestibular Agendado

Diferente do modelo do vestibular tradicional, no vestibular agendado é oferecido várias datas para que o vestibulando escolha aquela em que poderá estar presente.

A autonomia de poder decidir qual o melhor dia para a execução do exame,  é a principal diferença encontrada entre o vestibular agendado e o tradicional.

Muitas instituições oferecem os dois tipos de vestibular. Neste caso, o vestibular agendado é usado para preencher as vagas que sobraram do vestibular tradicional.

Por último, para saber mais, o estudante deve consultar o edital do processo seletivo ou falar diretamente com a secretaria da instituição.

Vestibular Online

Este modelo de processo seletivo, de forma simplificada, é uma avaliação feita de forma totalmente virtual.

O método pode variar e envolver desde um kit baixado pelo candidato até a realização das questões presentes no site da faculdade.

Conforme ocorre nos demais modelos, o estudante tem um prazo limite para resolver todas as questões.

A redação do vestibular também é produzida no ambiente digital e, em alguns casos, pode corresponder à maior parte do processo avaliativo.

No entanto, alguns cursos presenciais, pela sua própria natureza pedagógica, levam mais tempo para se adaptar a esse tipo de avaliação. Os cursos EAD total ou parcialmente digitais, por sua vez, têm aderido com rapidez a ela.

Seja como for, trata-se de uma tendência, e não é exagero supor que, dentro de alguns poucos anos, todos os tipos de vestibulares do Brasil vão oferecer aos candidatos opções de provas online.

O próprio Enem deve se tornar digital até 2026, segundo dados recentes do Ministério da Educação (MEC) publicados em seu portal.

Processo Seletivo no Mentor Web

O módulo de Processo Seletivo do Mentor Web é ideal para quem deseja otimizar esse processo, tendo total controle, desde a inscrição do candidato até a sua matrícula.

Utilizando nossa ferramenta você poderá criar, monitorar, controlar e encerrar seu processo seletivo de forma completa, possuindo acesso as informações de maneira prática e rápida no sistema

Conheça algumas funcionalidades:

  • Classifique seus candidatos de forma automática e utilizando critérios de desempate de forma personalizada.
  • Configure processo de seleção aos interessados com necessidades especiais (canhotos, fumantes, treineiros);
  • Automatize a realização dos exames e aceite das notas do ENEM ou de outros processos seletivos;
  • Apoio à realização dos exames, resultados;
  • Armazenamento dos resultados;
  • Requerimento de matrícula para os aprovados;
  • Emissão de comprovante de matrícula.
  • Dinamismo para determinação automática da sala de aula em que o candidato prestará exame;
  • Processo para a convocação dos alunos, de acordo com o número de vagas;
  • Processo para leitura de respostas com correção das provas;
  • Emissão de relatórios e muito mais.

Além disso, nosso sistema também é utilizado para a pós-graduação, mestrado, MBA, especialização e processos seletivos em geral.

Tenha acesso ao melhor sistema para processos seletivos do Ensino Superior. Solicite uma demonstração.

Fontes:

https://bit.ly/2YI5ANb

https://bit.ly/31txoqu

https://bit.ly/3ieO8Yo

https://bit.ly/2ZfM1e6


Quer saber mais sobre as soluções da Edusoft?

Solicite uma demonstração


(47) 2111-2222

comercial@edusoft.com.br