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Gestão Educacional

Estratégias de Marketing para sua Instituição de Ensino

estratégias de marketing

Estratégias de marketing

Todas as organizações, independente do setor, necessitam de estratégias de marketing. E nas Instituições de ensino não há como ser diferente, seja para garantir a manutenção dos alunos ou para captar novos.

Independentemente do tamanho da instituição, do nível de ensino ou até se fazem parte de uma rede de ensino os desafios de gestão estão cada vez maiores.

Sendo assim, o conhecimento de estratégias em marketing podem ajudar a sua instituição a alcançar melhores resultados nas campanhas.

Por isso, separamos algumas estratégias de marketing para você aplicar na sua gestão da sua instituição de ensino.

Faça uma análise SWOT

A análise SWOT é um recurso de gestão muito utilizada por empresas para analisar e estudar o ambiente interno e externo da organização.

Esta análise é feita por meio da identificação e análise dos pontos fortes e fracos e das oportunidades e ameaças às quais ela está exposta.

Trazendo para a realidade das instituições de ensino, o ambiente interno é formado pelo conjunto de recursos como infraestrutura, proposta pedagógica, .alfabetização, sistema acadêmico, entre outros.

Sobre os quais é possível exercer algum controle, pois resultam das ações definidas pelos gestores, coordenadores, professores e demais colaboradores.

Preparamos um post especial falando sobre a Análise SWOT, saiba mais AQUI.

Conheça seu cliente

Conhecer seu cliente é essencial para garantir a efetividade das suas campanhas de marketing.

Nesse contexto, boa parte do que compõe a estratégias de comunicação de uma instituição de ensino é focada em seus clientes indiretos, ou seja, as famílias (pagantes), que são efetivamente seu público-alvo.

Em marketing, há diferenciação entre user (usuário do produto ou serviço) e buyer (comprador).

Para entender melhor quem é seu cliente e o seu comportamento, você pode utilizar alguns critérios de segmentação e direcionar ações de marketing.

Geográfico: localização do cliente em cidade, bairro, proximidade ou afastamento de um ponto, etc

Demográfico: idade, rendimento familiar, tamanho da família, religião, escolaridade, profissão, etc.

Psicográfico: comportamento, estilo de vida, personalidade.

Comportamental: disposição para comprar, motivação e atitude. Está ligado diretamente ao produto ou serviço oferecido.

Plataformas como a MercadoEdu ajudam a organizar essas informações automaticamente e ajudam na compreensão da concorrência, bairros com maior potencial de captação. instituições de ensino concorrentes na região e perfil desses concorrentes.

Aposte nas Redes Sociais

O acesso às redes sociais aumenta dia após dia.De acordo com o último estudo da We are Social e Hootsuite, 66% da população no Brasil possui acesso à internet e 62% deles são conectados a alguma rede social. Por isso, se sua instituição de ensino ainda não está nas redes sociais ou internet é melhor mudar este conceito e entrar no ambiente virtual.

A maioria das instituições já possuem site, mas só isso não adianta, é preciso estar no Youtube, Instagram, Facebook e entre antas outras redes sociais normalmente utilizadas.

Criar a imagem da sua escola em ambiente virtual pode ser uma ótima maneira de influenciar na retenção e captação de alunos.

Além disso, alimentar perfis da sua instituição de ensino em sites de guias e até em portais que oferecem bolsas de estudo podem ajudar.

E não esqueça, construa conteúdos atrativos, e fortaleça a sua marca e seu propósito.

Baixe nosso e-book: Marketing Educacional: Melhorando Resultados nas Redes Sociais.

Ouça seus clientes

Ouvir as necessidades do seu cliente é fundamental para planejar estratégias de marketing e manter alunos e responsáveis satisfeitos.

Dessa forma, mantendo-os aproximados com reuniões, incluindo em decisões pedagógicas e interagindo em redes sociais é uma ótima maneira se sentirem atuantes.

Outra forma, é aplicar uma avaliação institucional com pais, alunos e até com seus clientes internos: professores, colaboradores e outros colaboradores. Você pode avaliar desde a estrutura, direção, método de ensino até aulas individuais dos professores.

Assim, é possível verificar melhorias diversos segmentos na instituição e aplicar ações nelas. Conheça mais sobre o nosso módulo de avaliação institucional aqui e seus benefícios.

Investir em marketing pode ser um desafio, mas depois de implementá-lo você pode tornar sua instituição de ensino mais rentável, organizada e bem posicionada no mercado.

Dica extra de estratégias de marketing

Quer conquistar mais alunos e não sabe como?

Conheça nosso módulo de Captação de alunos, e melhore sua estratégia de comunicação educacional. Assista nosso vídeo:

Por fim, leia mais: Como reduzir os custos da sua escola em meio à pandemia


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