Blog

Gestão Educacional

Conheça as vantagens que sua instituição pode ter ao contar com serviços de uma fintech

Já não dá mais para dizer que elas são desconhecidas. Afinal, as fintechs facilitaram, e muito, nossa relação com os serviços bancários. Como são 100% digitais, uma de suas principais vantagens é a desburocratização ao acesso de seus produtos.

Embora muitas pessoas acreditem que as fintechs oferecem apenas cartões de uso pessoal sem tarifas para seus clientes, é bom destacar que vai muito além disso. Uma ampla variedade de serviços está disponível, tanto para usuários domésticos (pessoas físicas) quanto para empresas e demais instituições (pessoas jurídicas).

Outra questão ainda existente é sobre se esse tipo de empresa é confiável. A resposta é que, via de regra, elas são sim. É claro que todo negócio, independente do segmento, está sujeito a riscos. Por isso, é necessário ter cuidado ao contratar os serviços de uma fintech — ou de qualquer outra empresa.

Um deles diz respeito à segurança. Por essa razão, é importante observar quais companhias são parceiras da fintech, se a empresa cumpre normas de mercado, se tem queixas em órgãos de defesa do consumidor (fuja daquelas que têm muitas reclamações) e assim por diante.

Também é essencial prestar atenção em detalhes como:

  • se a empresa tem política clara de proteção à privacidade;

  • se ela investe em segurança da informação;

  • se adota medidas de combate a fraudes;

  • se tem canais eficientes de comunicação com clientes.

É importante ainda prestar atenção na proposta do negócio: que fonte de receita ele tem quando oferece serviços com preços muito baixos ou com isenção completa de tarifas. Do contrário, a empresa poderá ter problemas operacionais sérios ou, em casos extremos, sinalizar envolvimento com atividades ilegais.

Vantagens para escolas e universidades

Como vimos no início do nosso artigo, os serviços de uma fintech não se restringem apenas a pessoas físicas, sendo que as jurídicas também podem se beneficiar das vantagens.

No caso de instituições de ensino, entre os pontos fortes de contar com este modelo é a questão operacional. Por exemplo, não existe a necessidade de arquivo de remessa e arquivo retorno.

Confira outras vantagens para a instituição:

Facilitação de financiamento

O financiamento dos cursos com um prazo maior pode contribuir com a instituição na captação e retenção de alunos. Além disso, também melhora o fluxo de caixa, já que os valores recebidos entram praticamente à vista, reduzindo a inadimplência.

Desburocratização

Outra vantagem de contar com um serviço de fintech é que a agilidade dos serviços são bem maiores que a de bancos tradicionais, presos muitas vezes a processos lentos e complicados. Sem falar que as taxas praticadas são bem inferiores, já que a estrutura de uma fintech é mais enxuta que a do banco tradicional. Isso é bom para seu aluno e para sua instituição.


Quer saber mais sobre as soluções da Edusoft?

Solicite uma demonstração


(47) 2111-2222

comercial@edusoft.com.br