No ensino nacional, é comum só dar atenção à retenção quando o aluno está próximo de evadir, e assim, são poucas as instituições que desenvolvem estratégias para a retenção dos alunos.
Tudo dentro de uma instituição educacional que esteja ligado ao aluno, seja serviço, infraestrutura, ensino ou marketing, está relacionado com o processo de retenção.
Entretanto, existem elementos que se destacam mais do que outros para a continuidade do aluno, que trabalham o lado emocional e são determinantes para a sua permanência.
O engajamento, o pertencimento e o sucesso são elementos que se bem geridos resolvem a maior parte dos problemas em relação a desistência do aluno, sendo assim, imprescindíveis na pauta da gestão de retenção do aluno na instituição.
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Engajamento
David S. Crockett, em sua apresentação The Ten Most Effective Retention Strategies for Community/Technical Colleges, cita George Kuh, um dos grandes estudiosos na área de retenção de alunos, que define engajamento como “o tempo e a energia que os alunos dedicam às atividades educacionais dentro e fora da sala de aula e as políticas e práticas para induzir os alunos a participar nessas atividades”.
A responsabilidade do engajamento do aluno é dividida entre ele e a instituição, o aluno deve buscar esforço no processo de aprendizagem, e sendo, a instituição é responsável por proporcionar o ambiente necessário ao seu engajamento.
Para entendermos melhor um aluno engajado, devemos considerar o que é um aluno não engajado, geralmente apático, sem compromisso e não esforçado.
Ao incentivar o engajamento do aluno, a instituição deve desenvolver um ambiente acadêmico estimulante, promover o debate, orientar sobre a importância do estudo, incentivar a frequência às aulas, trabalhar um ensino enriquecedor e desenvolver o desafio acadêmico.
Quanto mais a instituição investe no engajamento do aluno, mais ela é beneficiada com os resultados institucionais e de aprendizagem.
Dessa forma, o nível de engajamento dos alunos pode demonstrar o quanto a instituição investe no envolvimento deles.
O modelo de Vincent Tinto, outro grande teórico no estudo da retenção, coloca a integração acadêmica e a social como peças fundamentais para a persistência do aluno.
Aqueles que não se integram na vida acadêmica e na vida social de sua instituição são mais propensos à evasão
Pertencimento
O sentimento de pertencimento envolve o fato de o aluno se sentir aceito e apoiado pelas pessoas que fazem parte do seu ambiente, seja colega, seja professor ou colaborador da sua instituição.
As ações institucionais visando ao desenvolvimento de pertencimento do aluno devem começar durante o processo de matrícula, antes mesmo do início das aulas.
Ao fazer contato com a instituição, o interessado já deve receber um tratamento diferenciado, para que ele se sinta bem recebido.
No primeiro dia de aula, deve-se promover eventos para integrar os ingressantes entre si e com os outros atores da comunidade acadêmica.
Sendo assim, o estudante deve se sentir acolhido pela instituição.
Deve-se incluir diversas atividades, como visitas técnicas, viagens, eventos culturais e esportivos podem ser trabalhados, visando a aumentar as relações afetivas entre os discentes.
O aluno com sentimento de pertencimento tende a valorizar mais o ambiente em que se encontra, criando laços de amizade e se engajando na sua aprendizagem e nas atividades oferecidas pela instituição.
Ao trabalhar esse processo de pertencimento, é importante que a instituição procure conhecer os estudantes.
Com isso, pode-se criar condições de interação entre as dificuldades e limitações do aluno e o ambiente institucional.
Nesse sentido, é deve-se promover experiências que liguem as relações dos novos alunos e os outros elementos da comunidade acadêmica.
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Sucesso
O aluno engajado e com sentimento de pertencimento tenderá a ter mais sucesso na sua vida acadêmica e profissional.
Ao lidar com o acolhimento e envolvimento do estudante, a instituição está focando o seu desempenho acadêmico, que é base para o sucesso profissional, mas não o suficiente para a garantia deste.
A instituição ainda deve promover outros aspectos para o desenvolvimento profissional do aluno. Entre esses elementos, podemos citar orientação vocacional, planejamento de carreira, projetos de extensão e de empreendedorismo e inovação.
Muitos alunos não sabem o que fazer para alcançar o sucesso, e a instituição pode ajudá-los e colher os frutos desse trabalho.
O pertencimento está ligado ao aspecto de relacionamento do aluno com seus pares e com professores e funcionários; o engajamento tem a ver com o esforço no seu processo de aprendizagem; e o sucesso é resultado da sua dedicação e do trabalho que desenvolve para apoiá-lo.