Edusoft Tecnologia - Sistema Acadêmico Mentor Web

17 de abril de 2023

Quais são as diferenças entre Gestão Escolar e Educacional?

Diferenças entre Gestão Escolar e Educacional
Diferenças entre Gestão Escolar e Educacional
CONTEÚDO DO POST

Aprender quais são as principais diferenças entre gestão escolar e educacional é importante para quem deseja desenvolver um sistema de ensino mais justo e dinâmico, de acordo com as individualidades e necessidades locais.

Neste artigo, a Edusoft vai te ajudar nisso. Aprenda quais são as diferenças entre gestão escolar e educacional e veja como elas, juntas, corroboram para o desenvolvimento da educação nacional.

Leia também o artigo: Diferenças entre Educação 5.0 e 4.0

Diferenças entre gestão escolar e educacional

As principais diferenças entre gestão escolar e educacional se dão pelo fator hierarquia. Ou seja, enquanto que a gestão escolar está ligada muito mais à escola em si e tudo que envolve o seu funcionamento, a gestão educacional está ligada à educação de nível nacional e tudo que envolve estratégias e pesquisas para o desenvolvimento das escolas.

Diferenças entre gestão escolar e educacional
Diferenças entre gestão escolar e educacional

Elas são áreas interligadas e que se complementam. Ou seja, elas devem ser trabalhadas ao mesmo tempo, de maneira que se encontre os melhores caminhos para o alto rendimento escolar de acordo com cada realidade.

Abaixo, saiba um pouco mais sobre o que se faz em cada posição de gestão.

Conheça o sistema de gestão educacional da Edusoft.

Gestão escolar

A gestão escolar é local, ou seja, dentro da escola. E nela, o profissional terá que lidar com muitas situações relacionadas a escola em si, como:

  • Administração e gestão da escola;
  • Gestão financeira;
  • Gestão de recursos humanos;
  • Infraestrutura da escola;
  • Logística para receber e dispensar alunos em seus horários de aula;
  • Gerenciamento de recursos;
  • Gestão de conflitos entre profissionais, fornecedores e alunos;
  • Melhoria do ambiente escolar em geral, com foco no desenvolvimento e aproveitamento dos alunos.
  • Entre outras atividades relacionadas à escola.

Gestão educacional

Já na gestão educacional o foco é outro, embora o objetivo seja o mesmo: melhorar o aproveitamento e desenvolvimento dos alunos. Na gestão educacional, o objetivo é planejar e acompanhar o processo de ensino nas escolas e assim tomar decisões. Veja abaixo algumas atividades relacionadas à gestão educacional:

  • Planejamento e acompanhamento;
  • Análise da qualidade do ensino nas escolas do país;
  • Planejamento pedagógico de acordo com a realidade observada nos alunos e sociedade;
  • Adequações necessárias no currículo;
  • Plano de formação continuada dos professores, voltado para a adequação da realidade e necessidades dos alunos;
  • Projetos para reduzir a evasão escolar;
  • Projetos para desenvolver competências e habilidades nos alunos, de maneira que a escola forme cidadãos críticos e conscientes;
  • Entre outras atividades.

Em resumo, a gestão educacional vai trabalhar diretamente com a gestão escolar para que, assim, as escolas evoluam e o processo de ensino também.

Quais são as diferenças entre gestão escolar e educacional?
Quais são as diferenças entre gestão escolar e educacional?

A importância da união da gestão escolar e educacional

A importância de um sistema de gestão escolar é ainda maior quando há um plano e um projeto político pedagógico bem definido. Afinal, assim o software vai servir como uma ferramenta de otimização e organização rumo aos objetivos.

Nesse caso, é importante unir a gestão escolar e a educacional de maneira que as melhores práticas sejam extraídas e a experiência dos alunos seja cada vez melhor. 

Abaixo, veja como a união da gestão escolar e educacional pode fazer toda a diferença na educação dos alunos:

  • Identificar e solucionar problemas;
  • Resolver o baixo rendimento escolar;
  • Reduzir evasão de alunos;
  • Trabalhar a motivação dos alunos;
  • Alocar recursos corretamente.

Continue lendo para saber mais.

Diferenças entre Gestão Escolar e Educacional

Identificar e solucionar problemas

Ao entender quais são as diferenças entre gestão escolar e educacional, é possível perceber que cada área tem as suas próprias responsabilidades. No entanto, embora sejam áreas distintas, elas devem trabalhar juntas. Seja para desenvolver as competências BNCC ou para encontrar alguma alternativa para um problema pontual que está acontecendo nas escolas.

Identificar e solucionar problemas é uma competência potencializada quando gestão escolar e educacional trabalham juntas.

Resolver o baixo rendimento escolar

O baixo rendimento escolar pode acontecer por inúmeras razões diferentes. E cada local terá a sua própria realidade que pode estar afetando os alunos. 

Por isso, a gestão educacional não conseguirá resolver esse problema de maneira isolada, se a gestão escolar não estiver trabalhando junto e entregando os dados necessários para que novas ideias e estratégias sejam colocadas em prática.

Leia o artigo: Software de Gestão para Escolas Particulares e sua Importância

A importância da união da gestão escolar e educacional
A importância da união da gestão escolar e educacional

Reduzir evasão de alunos

A evasão dos alunos é também um problema de nível nacional, mas que cada escola deve tratar pontualmente. Cabe a gestão educacional entender e criar processos e projetos flexíveis para que a gestão escolar possa adaptá-los para cada realidade e assim conseguir manter os alunos na escola.

Esse é um problema que pode estar ligado a vários fatores e, novamente, só será amenizado ou eliminado com um trabalho em conjunto entre as hierarquias de comando.

Veja também a importância da análise SWOT para gestão escolar.

Trabalhar a motivação dos alunos

A motivação dos alunos faz com que eles continuem indo para a escola. E por isso, a motivação deve ser trabalhada ativamente pela gestão escolar. Embora haja protocolos e um sistema político pedagógico a ser seguido, as escolas precisam criar estratégias diferentes para que os alunos se motivem e entendam que aquilo é realmente importante.

Unindo gestão educacional e escolar, é possível chegar a boas estratégias motivacionais para aplicar nas escolas.

Alocar recursos corretamente

Os recursos liberados para as escolas de nível municipal, estadual ou federal somente serão bem utilizados quando houver uma gestão competente, otimizada e com foco em um objetivo. Caso contrário, os recursos vão se perder e muitas vezes não trarão os benefícios esperados.

Como a gestão escolar e educacional juntas cooperam para o desenvolvimento da educação?
Como a gestão escolar e educacional juntas cooperam para o desenvolvimento da educação?

Quando a gestão escolar e educacional trabalham em conjunto, é possível distribuir recursos de maneira otimizada e com base nas necessidades pontuais e locais. Afinal, cada escola terá a sua própria realidade. Para fazer uma gestão escolar organizada, otimizada e completamente focada nos objetivos político pedagógicos, conte com a Edusoft. Com o nosso software de gestão educacional, você vai deixar todos os processos da sua escola muito mais otimizados e organizados para ter mais tempo para focar em estratégias, ideias e tudo o que os alunos precisam para ter um ótimo rendimento escolar. Entre em contato pelo WhatsApp agora mesmo para saber mais.

Diferenças entre Gestão Escolar e Educacional
Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo: