A integração entre tecnologia e ensino é o que vai conduzir as tendências em educação para 2020.
Nos últimos anos, os conceitos dos modelos tradicionais de ensino foram questionados e as demandas agora são por inovação e tecnologia.
O setor educacional vive um momento de transformações que visam a melhoria da experiência do aluno e um processo de aprendizagem mais personalizado e flexível.
O futuro traz desafios, mudanças e a necessidade de adaptação por parte das instituições de ensino. Entenda agora como as tendências na educação estão sendo construídas e o que esperar dos próximos anos.
LEIA MAIS: MEC lança aplicativo para emitir a carteirinha de estudante digital
Ensino híbrido
Conhecido também como Blended Learning, essa modalidade de ensino combina o ensino online com o presencial.
Mas não apenas compartilhar materiais em uma plataforma e gravar videoaulas. Para que o ensino híbrido engaje os alunos, é preciso adaptar planos de estudo e permitir que cada um siga seu próprio ritmo.
Em geral, eles reúnem atividades práticas em sala de aula ou em campo, materiais em formato EaD e tempo de estudo individual e estruturado.
O grande questão é integrar o online e o offline de maneira quase imperceptível, criando espaços realmente interativos e que incorporem o desenvolvimento de competências.
Gamificação e as experiências mobile para aprender
A gamificação é o uso da lógica dos games em outros tipos de atividades.
Apesar de ser um recurso novo no mercado, diversas instituições de ensino estão atraindo alunos com essa metodologia.
Em 2020, a gamificação no ensino segue consolidando-se como uma das tendências da educação.
Além disso, ela contempla também a demanda por processos de aprendizagem que visem a experiência mobile, ou seja, através de dispositivos móveis.
Realidade Virtual ou Realidade Aumentada
Imagine cursar Biomedicina e ter um laboratório virtual e seguro para fazer experimentos? Ou então ser estudante de artes e ter uma experiência imersiva no Museu d’Orsay sem precisar ir até a França! Pois é, talvez nem precise imaginar. Esses são exemplos de aplicação de Realidade Virtual e Aumentada.
As soluções de RV e RA fazem parte das tendências em educação para 2020.
Além de prover algumas vivências que não seriam possíveis sem a tecnologia, e com menor custo, elas tornam algumas atividades mais dinâmicas e interativas.
Já pensou em fazer um teste aí na sua instituição de ensino?
Gestão educação baseada em dados e cultura data-driven
As tendências para a gestão educacional não poderiam ficar de fora desta lista. Afinal, diante de um cenário em transformação, é necessário estabelecer práticas de gestão assertivas e atualizadas.
Em síntese, a gestão de dados um outro nome para cultura data-driven nas organizações. Ou seja, é a gestão baseada no uso de registros e métricas sobre seus clientes e seu mercado para embasar decisões e reestruturar processos.
A capacidade de coletar, mensurar e acompanhar a evolução dos dados pode personalizar a experiência do aluno e maximizar a eficiência da gestão.
Sendo assim, em 2020, os gestores educacionais que investirem nesta teoria estarão conectados com o futuro.
Tendências na educação: o desafio de inovar com foco no humano
Quando o assunto é inovação, muitos gestores educacionais acreditam que o primeiro passo é investir em equipamentos tecnológicos. Mas apesar das ferramentas serem importantes, a inovação, passa, prioritariamente, pelos aspectos humanos da educação.
Em síntese, o protagonista das transformações continua sendo o aluno. Antes de implementar qualquer adaptação em seus cursos, é necessário entender que tipo de experiência sua IES pretende proporcionar aos estudantes.
Então, qual dessas tendências em educação para 2020 sua instituição pretende implementar? Continue de olho no futuro e mantenha-se atualizado com os conteúdos do nosso blog.
Texto Original: