Edusoft Tecnologia - Sistema Acadêmico Mentor Web

26 de maio de 2023

Conheça os 7 Pilares da Gestão Educacional

7 Pilares da Gestão Educacional
7 Pilares da Gestão Educacional
CONTEÚDO DO POST

Compreender quais são os 7 pilares da gestão educacional é fundamental para implementá-los da melhor forma possível no seu ambiente escolar ou universitário. Apenas dessa maneira é que se torna viável detectar falhas e forças, que proporcionem tomadas de decisão mais assertivas e que forneça um crescimento contínuo para a instituição.

Neste conteúdo, a equipe da Edusoft reuniu uma série de informações importantes sobre o assunto. Não deixe de conferir!

Resumo do conteúdo: 

  • Os 7 pilares da gestão educacional envolve a gestão de pessoas, administrativa, financeira, pedagógica, tecnológica, de comunicação e do cotidiano escolar.
  • Todos os pilares são interdependentes.
  • Com o auxílio de um sistema de gestão educacional é possível otimizar as demandas de todos os pilares.

Leia também o artigo: 17 benefícios de um Sistema de Gestão Escolar

7 Pilares da Gestão Educacional
7 Pilares da Gestão Educacional

Quais são os 7 pilares da gestão educacional?

A gestão educacional é uma área complexa que se ancora em, basicamente, 7 pilares fundamentais:

  1. Gestão de pessoas.
  2. Gestão administrativa.
  3. Gestão financeira.
  4. Gestão pedagógica.
  5. Gestão de tecnologia.
  6. Gestão de comunicação.
  7. Gestão do cotidiano escolar.

Embora esses pilares possam, de certo modo, funcionar separadamente, no campo educacional há uma interdependência entre todas essas áreas. Por isso, conhecê-las mais a fundo é o primeiro passo para construir um ambiente escolar que proporcione um constante desenvolvimento positivo. 

Nos tópicos abaixo, você verá o que caracteriza cada um desses pilares para, assim, começar a transformar a gestão da sua escola. Vamos lá!

Veja também: Qual deve ser o perfil do Gestor Escolar?

1. Gestão de pessoas

A gestão de pessoas, dentro do campo educacional, como o próprio nome quer dizer, significa uma área focada em gerir pessoas que atuam na instituição de ensino. Esse ato de gerir abrange questões como:

  • Contratação e desligamento.
  • Formação continuada. 
  • Comunicação assertiva com os colaboradores.
  • Inserção dos colaboradores nas mais diversas atividades escolares.
  • Dentre outras demandas.

A gestão de pessoas contribui para que todo o grupo de pessoas envolvido com o ambiente escolar esteja em sintonia, compreendendo os objetivos e as demandas que devem ser supridas.

Para colocar isso em prática, a instituição precisa investir em formação continuada, escuta ativa dos seus colaboradores e desenvolvimento da liderança, proporcionando relações humanas mais saudáveis dentro do ambiente de trabalho.

Veja também: Quais são as diferenças entre gestão escolar e educacional?

Quais são os 7 Pilares da Gestão Educacional?
Quais são os 7 Pilares da Gestão Educacional?

2. Gestão administrativa

Essa gestão é responsável por manter um espaço físico e uma infraestrutura qualificada no ambiente escolar. Para isso, é necessário ter uma organização assertiva dos recursos, a fim de implementar mudanças e ações que possam ser positivas para todos os pilares da instituição.

Inclusive, com um sistema de gestão educacional, como o da Edusoft, torna-se viável ter uma gestão administrativa mais eficiente, tomando decisões com base em dados e relatórios mais completos, que viabilizem escolhas mais assertivas.

3. Gestão financeira

Dentre os 7 pilares da gestão educacional, também temos a gestão financeira. Sem dúvidas, ela faz toda a diferença na hora de gerirmos um negócio. Com ela, conseguimos desenvolver a instituição de ensino de um modo saudável, sabendo exatamente quanto entra e quanto sai no caixa, por exemplo.

Além disso, a gestão financeira permite que a parte administrativa tome decisões mais seguras na hora de implementar mudanças na infraestrutura.

No entanto, sabemos que gerir as finanças de uma instituição de ensino pode ser um grande desafio. Utilizar a tecnologia, nesse caso, é essencial para não perder informações importantes e acompanhar tudo mais de perto.

A boa notícia é que o software de gestão escolar da Edusoft pode ajudá-lo nesse sentido, fomentando uma gestão financeira mais saudável e equilibrada.

4. Gestão pedagógica

Este é um dos mais importantes pilares da gestão educacional. Afinal, a escola e a universidade têm, justamente, o propósito de fomentar uma pedagogia que forme cidadãos críticos e com conhecimentos desenvolvidos.

Sendo assim, esse pilar visa analisar, estudar, estruturar e implementar ações e dinâmicas pedagógicas que perpassam o processo de ensino-aprendizagem. Normalmente, quem desempenha a função de desenvolver a gestão pedagógica é o coordenador pedagógico ou o diretor da escola/instituição de ensino superior.

7 Pilares da Gestão Educacional

Esse profissional deverá avaliar o cenário atual da instituição, reconhecer gaps e acertos, remodelar o currículo, incluindo o currículo oculto, quando necessário, e assim por diante.

Vale ressaltar que um sistema escolar digital pode ajudar nesse tipo de tarefa e tornar o dia a dia do gestor escolar muito mais fácil de lidar com todas as questões pedagógicas, além de melhorar a comunicação com os professores, por exemplo.

5. Gestão de tecnologia

Não é nenhuma novidade o quanto a tecnologia vem mudando a forma como as pessoas estudam e têm acesso a informações sobre as mais diversas áreas do conhecimento.

Sendo assim, um dos 7 pilares da gestão educacional é, justamente, a implementação da tecnologia no dia a dia dos alunos, colaboradores e comunidade de forma geral.

Hoje, é possível disponibilizar materiais on-line, oferecer videoaulas, acompanhar os alunos à distância, tirar dúvidas com os professores sem sair de casa e se comunicar com as famílias por meio da internet.

Contudo, para que isso ocorra da melhor maneira possível, é muito importante que a instituição de ensino invista em um sistema escolar que tenha todos esses atributos.

Com a Edusoft, por exemplo, você poderá colocar em prática ações mais tecnológicas em sua escola, ao mesmo tempo em que alimenta os outros pilares que citamos neste conteúdo. Não deixe de conhecer o nosso sistema de gestão para escolas!

Qual a importância da Tecnologia na Gestão Educacional?
Qual a importância da Tecnologia na Gestão Educacional?

6. Gestão de comunicação

A comunicação é a base de todo e qualquer tipo de relacionamento humano. Se ela não for clara e assertiva, ruídos poderão atrapalhar as relações, as tomadas de decisão e, consequentemente, os resultados educacionais obtidos.

Por isso, a gestão da comunicação é mais um dos pilares que deve ser estruturado e levado em conta na hora de gerir uma instituição de ensino.

Para isso, a escola ou instituição de ensino superior deverá avaliar quais os melhores canais de comunicação para manter uma proximidade entre docentes, discentes e famílias, visando uma verdadeira união de todas essas partes.

Além disso, a escola também precisa criar mecanismos de comunicação para com os seus próprios colaboradores, a fim de que todos compreendam os objetivos da instituição e possam, em conjunto, desenvolver um futuro mais promissor.

Novamente, um software de gestão para escolas pode ajudar nessa comunicação, aproximando as famílias, mantendo os alunos por perto e comunicando toda a equipe, sempre que necessário.

7. Gestão do cotidiano escolar

Por fim, um dos 7 pilares da gestão educacional é a gestão do cotidiano escolar, que consiste em avaliar os processos de fluxo de trabalho diário, visando implementar ações que possam otimizar essas demandas e sempre viabilizar uma melhora no desenvolvimento do ensino-aprendizagem.

Trata-se de algo mais “mão na massa”, que conta com a presença do gestor escolar no ambiente escolar, observando as demandas que surgem, realinhando agendas quando necessário, e assim por diante. Por isso, é mais um dos pilares importantes de qualquer instituição de ensino.

Invista na Gestão Educacional em sua Instituição de ensino
Invista na Gestão Educacional em sua Instituição de ensino

Invista nos 7 pilares da gestão educacional com a plataforma da Edusoft!

Colocar em prática os 7 pilares da gestão educacional pode ser um grande desafio, mas com o suporte adequado é possível otimizar muitos processos, acessar dados com maior organização e, assim, conquistar resultados ainda mais promissores. Conheça o software de gestão para escolas da Edusoft e veja como a tecnologia pode ajudá-lo a transformar o seu ambiente de ensino de forma efetiva e otimizada!

7 Pilares da Gestão Educacional
Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo: