As competências gerais da BNCC dizem respeito a trilha de aprendizado que um aluno brasileiro deverá ter ao longo da sua jornada na escola, de maneira a se construir um ser humano adaptado à vida e cultura a partir de mudanças tecnológicas que presenciamos todos os dias.
Isto é, a Base Nacional Comum Curricular é desenvolvida justamente para que todos os alunos da rede pública e privada tenham a mesma jornada de aprendizado, de acordo com aquilo que o professor traz para sala de aula para exemplificar ou elucidar determinadas questões. A BNCC é criada para a rede básica de ensino, de forma que todos os alunos possam ter o direito de estudar, participar, se incluir e se desenvolver na sociedade.
De acordo com o próprio MEC, a BNCC vem como uma “forma de promover uma educação de qualidade com equidade”. E isso, a partir de equipes nas redes municipais e estaduais, de maneira que o aos poucos a base comum seja implementada. O programa criado para gerir e implementar a BNCC nas escolas é o “Pró-BNCC”.
A seguir, a Edusoft vai te ajudar a entender mais sobre o assunto. Continue lendo!
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Conheça as competências gerais da BNCC
De maneira democrática, com muita discussão e vários passos e projetos para construir a BNCC, estabeleceu-se as 10 competências principais que serão asseguradas pelo programa, de modo que isso seja levado para as salas das escolas estaduais e municipais.
Abaixo, conheça cada uma das competências.
1- Conhecimento
A primeira competência que será desenvolvida pelos alunos a partir da BNCC, é o conhecimento. Uma palavra ampla e que pode traduzir uma série de necessidades para o futuro das nossas crianças, já que o conhecimento é, sem dúvida nenhuma, libertador.
Essa habilidade visa entender como o mundo chegou até aqui, através de fatos históricos no mundo físico, mas também no digital. O objetivo é entender a realidade de modo claro, inclusivo e com base em ciências, cultura e sociedade. Afinal, nada é por acaso. Tudo tem um porquê. Tudo vem de algum lugar. E a exploração do conhecimento poderá abrir esse caminho.
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2- Pensamento Científico, Crítico e Criativo
A segunda habilidade que faz parte da BNCC é o pensamento científico, crítico e criativo para investigar causas. Isto é, o objetivo é estimular as crianças a pensarem, refletirem e raciocinarem de maneira autônoma sobre alguma possibilidade ou fato. Tester hipóteses para se ter uma resposta faz parte da segunda habilidade da BNCC.
Além disso, há também o estímulo à criatividade para que as crianças resolvam problemas e criem soluções de acordo com a sua própria imaginação. “Pensar” é o norte da competência 2.
3- Repertório Cultural
O repertório cultural é a terceira competência da BNCC, que tem como objetivo fazer as crianças participarem de práticas diversas dentro da cena artístico-cultural da sua cidade. O objetivo é gerar interesse e valorizar todas as manifestações artísticas e culturais ao redor do mundo, mas também dentro do próprio círculo social do aluno.
Um repertório cultural vasto é fundamental para que as crianças aprendam a pensar de maneira criativa, “fora da caixa” e sempre respeitando o próximo em todas as suas individualidades.
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4- Comunicação
A comunicação se faz cada vez mais necessária e importante no mundo das competências gerais. Por isso, nada melhor do que estimular e construir um ambiente propício para as crianças desenvolverem a habilidade comunicativa. Portanto, a competência 4 da BNCC visa exatamente isso: fazer com que as crianças se expressem, construíram cadeia de ideias com os colegas e estejam sempre abertas a ouvir o próximo.
Além disso, é objetivo dessa competência usar linguagens diferentes: oral, visual-motora, corporal, visual, digital e sonora.
5- Cultura Digital
O mundo digital já é uma realidade e não poderia ficar de fora das competências da BNCC. Por isso, nesta competência, o objetivo é fazer com que as crianças aprendam tecnologia de alguma maneira. Estimular a criação de tecnologias, compartilhamento de informações e produção de conteúdo.
Além disso, essa competência visa entender e refletir acerca do mundo de mudanças tecnológicas em que vivemos.
Aprofunde-se mais na quarta competência, leia o artigo: 5 boas práticas para reforçar a comunicação com alunos em tempos de ensino híbrido.
6- Trabalho e Projeto de Vida
Com liberdade, autonomia, criatividade e valorização da diversidade de saberes, a competência 6 visa estimular o entendimento sobre o mundo do trabalho. Isto é, o trabalho em equipe, o trabalho enquanto projeto de vida e muitas outras coisas relacionadas ao tema. Pensar de maneira criativa e refletir sobre as mais diversas áreas relacionadas ao trabalho são também habilidades que serão desenvolvidas no pilar 6 da BNCC.
7- Argumentação
O poder da argumentação é muito grande quando utilizado da maneira correta, respeitando diversidades, opiniões e posições. Por isso, essa é uma das competências gerais da BNCC, de maneira a estimular o aluno a pensar de maneira criativa, refletir sobre a solução de problemas e conquistar algum objetivo através do discurso.
Além disso, há também o estímulo aos argumentos com base em fatos, dados, estatísticas e informações confiáveis, de modo a frear o desenvolvimento de fake news.
Ética, direitos humanos, responsabilidade e consciência são algumas das habilidades desenvolvidas no tema 7.
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8- Autoconhecimento e Autocuidado
O autoconhecimento ajuda a cuidar da saúde física e mental. Se conhecer é fundamental e essa habilidade será desenvolvida na BNCC. Reconhecer emoções próprias e também a dos outros, aprender a lidar com críticas e autocríticas e outros aspectos estão relacionados ao tema 8 da BNCC.
9- Empatia e Cooperação
Respeitar e promover o respeito é o pilar central da habilidade 9 da BNCC. Diálogo, resolução de problemas e trabalho em equipe vão servir para indicar um caminho de direitos humanos, acolhimento e valorização da diversidade.
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10- Responsabilidade e Cidadania
E a competência de número 10 da BNCC é a responsabilidade e cidadania, de maneira a estimular as crianças a tomarem decisões baseadas em ética, responsabilidade, democracia, inclusão, sustentabilidade, liberdade e autonomia. O objetivo é criar estímulos para que os alunos possam agir de maneira coletiva, mas com autonomia e determinação para argumentar, tomar decisões, resolver questões e assim praticar o respeito a cultura, ciência, meio-ambiente e outros temas importantes.