Blog

Informativos

MEC lança aplicativo para emitir a carteirinha de estudante digital

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira (25) o lançamento do aplicativo de celular com o qual será possível emitir a carteirinha estudantil digital.

Antes deste novo app apresentado pelo MEC, a carteirinha estudantil, com um modelo único padronizado, era emitida mediante pagamento principalmente por entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Outras entidades, no entanto, também podiam prestar esse serviço.

ID Estudantil é gratuito

 

A emissão poderá ser feita por meio de aplicativo de celular, de graça. O download do app estará disponível na Apple Store e no Google Play.

Quem pode fazer?

 

A identidade estudantil valerá para alunos da educação básica, tecnológica e superior.

Benefícios

 

Com a ID, os estudantes de todo o Brasil poderão pagar meia-entrada em shows, cinema, teatro e outros eventos culturais.

Legislação

 

Confira na íntegra a medida provisória que criou a ID Estudantil Nº 895, DE 6 DE SETEMBRO DE 2019.

Terão direito à Carteira Estudantil Digital e aos benefícios previstos na legislação os estudantes regularmente matriculados que tenham comprovada sua condição de aluno na educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e, também, no ensino superior.

Como acessar o serviço?

As instituições devem apenas enviar os dados dos alunos para o Sistema Educacional Brasileiro (SEB), nos termos da Medida Provisória 895/2019 e da Portaria MEC Nº 1.773, DE 18 DE OUTUBRO DE 2019.

Quais informações devem ser enviadas?

Acesse esse link e saiba quais informações precisam ser enviadas: http://idestudantil.mec.gov.br/como-podemos-ajudar

Como cadastrar alunos?

As instituições devem apenas enviar os dados dos alunos para o Sistema Educacional Brasileiro (SEB), nos termos da Medida Provisória 895/2019 e da Portaria MEC Nº 1.773, DE 18 DE OUTUBRO DE 2019.

Para mais informações acesse http://seb.inep.gov.br/.

E a sua Instituição de Ensino já está preparada para fornecer os dados para o MEC?

Se você desejar otimizar todo o processo de fornecimentos dos dados ao MEC, nosso sistema possui exportação de dados direta ao MEC.

Solicite uma demonstração e conheça mais.

Se você é cliente da Edusoft, verifique se recebeu um comunicado com orientações de preenchimento de campos obrigatórios para envio dos dados para o MEC e sobre os prazos. Se preferir, entre em contato com nossa equipe de suporte.

Fontes:

http://idestudantil.mec.gov.br/

https://educationet.com.br/portaria-no-1-773-de-18-de-outubro-de-2019-2/


Quer saber mais sobre as soluções da Edusoft?

Solicite uma demonstração


(47) 2111-2222

comercial@edusoft.com.br