Blog

Gestão Educacional Informativos Tecnologia Educacional

Descubra as principais tendências na educação para 2020

A integração entre tecnologia e ensino é o que vai conduzir as tendências em educação para 2020.

Nos últimos anos, os conceitos dos modelos tradicionais de ensino foram questionados e as demandas agora são por inovação e tecnologia.

O setor educacional vive um momento de transformações que visam a melhoria da experiência do aluno e um processo de aprendizagem mais personalizado e flexível.

O futuro traz desafios, mudanças e a necessidade de adaptação por parte das instituições de ensino. Entenda agora como as tendências na educação estão sendo construídas e o que esperar dos próximos anos.

LEIA MAIS: MEC lança aplicativo para emitir a carteirinha de estudante digital

Ensino híbrido

Conhecido também como Blended Learning, essa modalidade de ensino combina o ensino online com o presencial.

Mas não apenas compartilhar materiais em uma plataforma e gravar videoaulas. Para que o ensino híbrido engaje os alunos, é preciso adaptar planos de estudo e permitir que cada um siga seu próprio ritmo.

Em geral, eles reúnem atividades práticas em sala de aula ou em campo, materiais em formato EaD e tempo de estudo individual e estruturado.

O grande questão é integrar o online e o offline de maneira quase imperceptível, criando espaços realmente interativos e que incorporem o desenvolvimento de competências.

Gamificação e as experiências mobile para aprender

A gamificação é o uso da lógica dos games em outros tipos de atividades.

Apesar de ser um recurso novo no mercado, diversas instituições de ensino estão atraindo alunos com essa metodologia.

Em 2020, a gamificação no ensino segue consolidando-se como uma das tendências da educação.

Além disso, ela contempla também a demanda por processos de aprendizagem que visem a experiência mobile, ou seja, através de dispositivos móveis.

Realidade Virtual ou Realidade Aumentada

Imagine cursar Biomedicina e ter um laboratório virtual e seguro para fazer experimentos? Ou então ser estudante de artes e ter uma experiência imersiva no Museu d’Orsay sem precisar ir até a França! Pois é, talvez nem precise imaginar. Esses são exemplos de aplicação de Realidade Virtual e Aumentada.

As soluções de RV e RA fazem parte das tendências em educação para 2020.

Além de prover algumas vivências que não seriam possíveis sem a tecnologia, e com menor custo, elas tornam algumas atividades mais dinâmicas e interativas.

Já pensou em fazer um teste aí na sua instituição de ensino?

Gestão educação baseada em dados e cultura data-driven

As tendências para a gestão educacional não poderiam ficar de fora desta lista. Afinal, diante de um cenário em transformação, é necessário estabelecer práticas de gestão assertivas e atualizadas.

Em síntese, a gestão de dados um outro nome para cultura data-driven nas organizações. Ou seja, é a gestão baseada no uso de registros e métricas sobre seus clientes e seu mercado para embasar decisões e reestruturar processos.

A capacidade de coletar, mensurar e acompanhar a evolução dos dados pode personalizar a experiência do aluno e maximizar a eficiência da gestão.

Sendo assim, em 2020, os gestores educacionais que investirem nesta teoria estarão conectados com o futuro.

Tendências na educação: o desafio de inovar com foco no humano

Quando o assunto é inovação, muitos gestores educacionais acreditam que o primeiro passo é investir em equipamentos tecnológicos. Mas apesar das ferramentas serem importantes, a inovação, passa, prioritariamente, pelos aspectos humanos da educação.

Em síntese, o protagonista das transformações continua sendo o aluno. Antes de implementar qualquer adaptação em seus cursos, é necessário entender que tipo de experiência sua IES pretende proporcionar aos estudantes.

Então, qual dessas tendências em educação para 2020 sua instituição pretende implementar? Continue de olho no futuro e mantenha-se atualizado com os conteúdos do nosso blog.

Texto Original: https://bit.ly/35zSBNI

LEIA MAIS: Gestão de matrícula: saiba como otimizar esse processo


Quer saber mais sobre as soluções da Edusoft?

Solicite uma demonstração


(47) 2111-2222

comercial@edusoft.com.br