Edusoft Tecnologia - Sistema Acadêmico Mentor Web

Pesquisar
19 de janeiro de 2022

Como criar uma experiência de valor para a volta às aulas?

CONTEÚDO DO POST

Se a primeira impressão é a que fica, a rotina de volta às aulas pode ser crucial para o engajamento dos alunos e da família junto à escola. Especialmente em situações onde o estudante é novo, há um certo receio em relação ao que encontrar neste momento.

Para o gestor escolar, criar uma experiência de valor para a volta às aulas nem sempre é fácil – mas este é um momento que exige atenção e organização.

Com mais de 47,3 milhões de estudantes retornando às escolas, as primeiras semanas exigem disciplina, transparência e orientação correta, para um ano letivo de sucesso.

Separamos aqui alguns pontos importantes deste processo. Confira e aplique!

Acolhimento é essencial

O início do ano letivo é, por si só, um período que gera ansiedade e dúvidas nos estudantes, especialmente nas crianças menores. Por isso, nas primeiras semanas é importante que professores, equipe de apoio, monitores e a própria gestão estejam alinhadas com práticas para integrar os estudantes.

Incentivar a troca entre alunos veteranos e novatos, criar programas de apadrinhamento e organizar atividades recreativas para a integração dos estudantes devem estar em pauta.

Em escolas de grande porte, um tour pelas dependências ajuda o aluno a se sentir mais seguro.

Comunicação

Mantenha um canal de comunicação eficiente entre escola e família

Reuniões presenciais ou on-line nas primeiras semanas de aula ajudam a família a se inteirar sobre a rotina escolar, calendário acadêmico e regras para uma boa convivência.

É sabido que o apoio familiar é crucial para o desempenho do estudante e o gestor escolar é um facilitador deste processo quando desenvolve bons canais de comunicação. Confira a contextualização.

Neste contexto, não podemos esquecer da importância da tecnologia para aproximar família e escola. Aplicativos que facilitam o acompanhamento do desempenho, o recebimento de recados e a realização de pequenos serviços como baixa do boleto de mensalidade, são essenciais. Segue um bom sistema de gestão abaixo.

Com um bom sistema de gestão escolar que proporcione uma interface intuitiva para a família, haverá mais transparência e integração entre ambos os lados.

Não esqueça: nenhum ano foi igual a esse

Depois de dois anos letivos marcados pela pandemia, afastamento presencial e regras de distanciamento e higienização, 2022 tende a ser diferente de tudo o que vivemos. A integração tecnológica já é evidente e cada vez mais necessária, bem como a atenção em relação ao comportamento regional da pandemia.

Assim, é preciso agir com empatia e cooperação, mantendo sempre uma comunicação fortalecida para que todos os envolvidos saibam quais práticas a escola vai adotar neste sentido. Seja pelo uso de máscara, aulas híbridas ou retorno 100% presencial, o  cenário ainda causa muitas dúvidas.

O momento, portanto, exige bom senso e cuidado para que em breve a normalidade retorne às escolas. A seguir.

Esse processo depende do comportamento de todos e na volta às aulas a escola precisa rever suas práticas, reorganizar a distribuição dos alunos e garantir um fluxo mais seguro o possível para todos.

Na sua entidade de educação, quais práticas já são premissas básicas na volta às aulas? Como escola e famílias estão trabalhando para garantir uma educação plena para as crianças?

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Fale Conosco

Tem uma pergunta ou quer saber como a Edusoft pode ajudar sua instituição de Ensino?