Edusoft Tecnologia - Sistema Acadêmico Mentor Web

Como aproximar a família da escola: 5 dicas para engajar com pais, alunos e responsáveis

Uma das principais preocupações das famílias que têm filhos é com a educação das crianças e adolescentes. Com o dia a dia agitado mal sobra tempo para ajudar nas tarefas de casa, e muitos não conseguem acompanhar as notas e o aprendizado dos jovens.

Em maio é celebrado o Dia da Família na escola, e escolhemos aqui algumas sugestões de como aproximar os pais do aprendizado dos alunos e também das ações da escola no dia a dia – assim a família pode ficar por dentro do que os espera para os anos futuros e para filhos mais jovens que ainda irão ingressar na instituição.

Importância para o aluno

Quando há a atuação direta da família no ambiente escolar, o aluno mostra melhoras efetivas no seu processo de aprendizagem. É com os pais, em casa, que o aluno aprende a ter o sentimento de confiança nas pessoas, já que o ser humano nasce desprovido de todas as emoções e as constrói no seio da família.

Depois de adquirir o senso de confiança, o estudante passa a entender que pode confiar em outras pessoas que não são seus pais, avós e outros familiares próximos, e transmite esse sentimento para os professores da escola – é importante que a criança saiba que os pais também confiam no educador, para que esse laço seja estreitado.

Veja como a sua entidade também pode atuar nesta aproximação:

1. Reuniões

O primeiro passo para aproximar a família da escola é deixar as portas da instituição abertas para que ela se sinta confortável para visitar o ambiente escolar. Ter uma agenda de reuniões regulares e pontuais também deve ser pensada pela instituição.

O calendário de encontros deve ser estabelecido antes do início do ano letivo, para que os pais já fiquem cientes do compromisso no ato da matrícula.

Nestes encontros os educadores podem apresentar atividades que foram feitas durante o período estabelecido, além de dar um feedback geral do desenvolvimento da turma e individual de cada estudante.

2. Eventos para a família

Ótimos para gerar o engajamento entre os membros da tríade: escola + família + estudante, os eventos extracurriculares também geram envolvimento dos estudantes com outros colegas, da própria classe ou não, e também dos pais com outras famílias, trazendo proximidade entre todos.

Os eventos podem ser gincanas realizadas ao longo do ano ou em um fim de semana; festas e apresentações em datas especiais, como  Páscoa – que pode ter caça aos ovos envolvendo pais e alunos, festa junina, com apresentação de quadrilha dos alunos para os pais, apresentações nos Dias das Mães e dos Pais. Todas essas ocasiões são oportunidades para expor atividades dos alunos feitas em sala.

3. Palestras e debates

Mais uma oportunidade para abrir as portas da instituição para o contato com os familiares. A organização de palestras no ambiente escolar proporciona mais informações para os pais e para os jovens, sobre os mais diversos assuntos, desde informações sobre como escolher a melhor carreira para ingressar no mercado de trabalho, até rodas de conversa sobre como os familiares podem acrescentar no ambiente escolar, palestras sobre saúde ou temas mais delicados sobre uso de drogas ou como notar sinais de depressão nos jovens.

É possível organizar eventos de oratória, onde os estudantes apresentam sua opinião sobre algum tema e os pais e outros estudantes podem comentar sobre o assunto.

4. Uso de tecnologia como aliada

Para que o contato entre a família e a escola ocorra de forma facilitada no dia a dia, e não apenas nas atividades promovidas pela instituição, é indicado o uso de um software de gestão escolar.

Nele, os pais e responsáveis podem acompanhar a performance dos estudantes, práticas realizadas em sala, a frequência do aluno e tem também um canal de comunicação oficial e direta com a entidade

Além disso, eles podem acompanhar outras funções que não dizem respeito às crianças, como o pagamento das mensalidades, rematrículas e renegociação de dívidas.

5. Redes Sociais

Hoje muitas pessoas buscam mais informações e opiniões sobre lugares e serviços nas redes sociais. Manter um perfil ativo ajuda a mostrar melhor a realidade do seu ambiente escolar para os pais que estão buscando uma instituição para matricular os filhos.

É também uma forma de manter os pais informados sobre como está sendo o dia a dia da criança ou adolescente na escola, já que a instituição pode publicar fotos das atividades, vídeos curtos na modalidade de “Stories” ou “Reels” no instagram, por exemplo.

Para saber mais sobre a relação família X escola e outras dicas de gestão e educação, acompanhe nossos próximos conteúdos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × cinco =

Receba nosso Newsletter

Criação de Sites em Blumenau por Vale da Web