Edusoft Tecnologia - Sistema Acadêmico Mentor Web

Pesquisar
15 de março de 2023

ChatGPT: 7 Benefícios para Utilização por Professores

Benefícios da utilização do ChatGPT por professores
Benefícios da utilização do ChatGPT por professores
CONTEÚDO DO POST

Os benefícios do ChatGPT para a utilização por professores pode ser muito grande, desde que a ferramenta seja usada da maneira certa, como um assistente e não como “alguém” que vai resolver todos os problemas. Afinal, o ChatGPT não é “alguém”. Mas sim, um modelo de linguagem treinado e limitado a informações até 2021.

Neste artigo, a Edusoft vai te ajudar com algumas boas ideias para usar o ChatGPT em sala de aula ou mesmo durante o planejamento das lições para os alunos.

Leia também o artigo: Benefícios da Tecnologia na Educação: Conheça as vantagens!

Benefícios do ChatGPT para a utilização por professores

Os malefícios do ChatGPT, quando colocados sob a ótica de um professor em sala de aula, podem ser inúmeros. Afinal, por que o aluno vai “perder tempo” em responder as tarefas de casa, se ele pode usar o ChatGPT para fazer isso por ele? Esse é um primeiro dilema, entre vários outros.

Benefícios do ChatGPT para utilização por professores
Benefícios do ChatGPT para utilização por professores

No entanto, como ferramenta assistente e não como um simples “resolvedor”, o ChatGPT pode oferecer alguns recursos interessantes para os professores, como:

  1. Elaboração de exercícios;
  2. Princípios de discussões;
  3. Correções pontuais;
  4. Análises de linguagem;
  5. Estruturação de aulas;
  6. Separação de conteúdo por tópicos;
  7. Conteúdo em tabela.

Continue lendo e veja em detalhes essas ideias.

Conheça mais sobre a Edusoft que é especializada no desenvolvimento de software de gestão educacional e veja com ela está utilizando o ChatGPT para suas demandas educacionais.

Elaboração de exercícios

O ChatGPT é um assistente que pode ser utilizado de maneira muito interessante pelos professores, e não só pelos alunos como uma forma de deixar de fazer a tarefa de casa.

Na elaboração de exercícios, por exemplo, o ChatGPT pode ser muito útil. Delegue a ele algumas ideias iniciais sobre os tipos de exercícios que você quer aplicar em sala de aula, espere-o retornar alguma coisa e comece a pensar criativamente em cima disso.

Se você está ensinando os alunos sobre a revolução francesa, que tal pedir algumas ideias de aulas lúdicas sobre o tema? As respostas podem não ser exatamente viáveis para a realidade da sua turma, mas é um pontapé inicial para dar vida a ideias derivadas. Veja uma ideia abaixo.

Pergunta: 3 formas lúdicas para explicar a revolução industrial em sala de aula. Lista em bullet points.Para se aprofundar no assunto, leia também o artigo: Diferenças entre Educação 5.0 e 4.0

7 Benefícios da Utilização do ChatGPT por professores

Princípios de discussões

Nem sempre é fácil abordar um tema em sala de aula. Seja por ser um tema sensível, polêmico, ou difícil de ser explicado. Nesse caso, o ChatGPT também pode ser usado de maneira lúdica e criativa, sendo um assistente que vai ajudar no princípio de uma discussão.

Faça perguntas relacionadas ao tema que você está querendo abordar e veja algumas formas de entrar no assunto. É claro que nem sempre as respostas farão sentido para a realidade da sua turma, e nem todas as ideias precisam ser colocadas em prática. Mas é uma maneira de sair da inércia.

Veja um exemplo abaixo com a pergunta: como iniciar um novo assunto em sala de aula sem que os alunos achem o tema chato.

Conheça a Edusoft, empresa especializada em desenvolvimento de softwares de gestão escolar e conheça mais benefícios da utilização do ChatGPT por professores.

Benefícios da Utilização do ChatGPT por professores

Correções pontuais

O ChatGPT traz outro benefício para utilização por professores, que é a correção pontual ou parcial de determinadas respostas. Ele pode indicar se a resposta do aluno está indo pelo caminho certo ou pode corrigir algum texto para algum padrão de linguagem específico.

É claro que não se trata de uma correção extremamente profunda e com todas as pontuações necessárias para o aluno realmente aprender. Critérios de coesão, clareza e adequação ao público-alvo são pontos que o ChatGPT pode deixar passar.

No entanto, quem vai fazer isso em sala de aula é justamente o professor, de maneira que gere conexão com o aluno e o faça entender onde está o seu erro e o seu acerto. Novamente, nesse caso, o ChatGPT se torna um assistente, e não um profissional.

Benefícios do ChatGPT para a utilização por professores

Análises de linguagem

O ChatGPT também pode analisar uma linguagem e dizer que tipo de tom está sendo usado, se isso for um conteúdo importante para o professor abordar em sala de aula.

Inclusive, como modelo de linguagem, ele ajuda o professor a “pegar” os alunos que estão copiando conteúdo do ChatGPT

Como? Basta o professor conhecer um pouquinho o seu aluno para identificar potenciais situações de copia e cola. Se “do nada” o seu aluno que não escrevia tão bem ou não tinha um vocabulário tão avançado começa a apresentar respostas rebuscadas e muito densas, certamente a desconfiança vai brotar e vale uma reflexão com ele.

Conheça também outros benefícios da tecnologia na edução.

Estruturação de aulas

Outra forma interessante para os professores utilizarem o ChatGPT, é na elaboração de planos de aula. Novamente, não há necessidade de “copiar e colar”. Mas sim, de ter ideias e estruturar um roteiro para uma aula ou mesmo para um bimestre inteiro.

Nesse caso, o professor pode aproveitar algumas ideias de começo, meio e fim, além de aproveitar ideias lúdicas de como apresentar o conteúdo e o que fazer para os alunos interagirem com o material. Veja o exemplo abaixo. Pergunta: plano de aula para uma aula sobre revolução industrial.

Benefícios do ChatGPT para utilização por professores

Separação de conteúdo por tópicos

Os alunos precisam aprender um conteúdo muito denso e cheio de reviravoltas? Nesse caso, o ChatGPT para professores também pode ser um bom assistente, já que ele pode ajudar a construir um plano de aula com base em algum conteúdo que você queira apresentar.

Se você deseja estudar um texto com os seus alunos em sala de aula, coloque o texto na íntegra no ChatGPT e peça para ele dividir o conteúdo em uma lista de tópicos, de modo a abordar cada um desses tópicos em sala de aula.

Ou ainda, se você deseja elaborar um número X de aulas sobre um tema, peça para ele dividir o tema em X partes diferentes, de modo que todas elas sejam integradas ao fim da última aula.

Veja também quais são os 17 Benefícios de um Sistema de Gestão Escolar.

Conteúdo em tabela

Precisa de alguma ajudinha para montar uma planilha sobre algum conteúdo específico em sala de aula? O ChatGPT pode ser uma boa ferramenta para isso, já que você só precisa dizer a ele o que colocar na tabela e ele constrói a arquitetura para você.

Você pode usar o conteúdo em tabela para criar um exercício de ligação ou mesmo pode criar uma tabela para explicar algum tema complexo, de maneira que os alunos façam a associação rapidamente. Veja um exemplo, onde a pergunta foi: tabela com os reis da Inglaterra e período que reinaram a partir de 1800:

ChatGPT e os benefícios da utilização por professores

Vale lembrar que o ChatGPT não possui informações atualizadas após setembro de 2021 e, por isso, é fundamental que ele seja usado apenas como um assistente ferramental. Para mais dicas sobre os benefícios do ChatGPT para os professores, conheça a Edusoft que é especializada em desenvolvimento de sistema de gestão educacional.

Benefícios do ChatGPT para a utilização por professores
Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Fale Conosco

Tem uma pergunta ou quer saber como a Edusoft pode ajudar sua instituição de Ensino?