A princípio as principais causas para as mudanças no paradigma na gestão do segmento educacional são:
- Queda e mudança no ambiente econômico
- Drásticas mudanças tecnológicas e
- Aumento da concorrência.
Iremos abordar cada um desses itens e seus impactos nas instituições de ensino.
Economia
O gráfico acima já fala por si. Nenhuma instituição de ensino passou ilesa.
Em sumo, a economia entrou numa espiral de baixa a partir de 2011. Em 2013 deu um suspiro, mas a realidade depois veio e todos nós estamos ainda sofrendo as consequências.
Redução de alunos em muitas instituições foi grotesca. Cancelamento de cursos e redução de quadro foram as consequências mais imediatas e para ajudar o governo acabou alterando as regras do Fies e contribui de forma significativa para a redução de alunos.
Observem que a recuperação está literalmente “engatinhando” e se olharmos as taxas de crescimento mundiais, a tendência é que o crescimento (em bons anos) fique na casa dos 3% a 4% ano.
Isto é, a gestão do segmento educacional precisa se preparar para crescer com sustentabilidade e um bom planejamento.
Não podemos ter mais a expectativa altas taxas de crescimento acontecendo por impactos extraordinários no desempenho econômico.
Tecnologia
A imagem acima reflete uma mudança drástica no ambiente tecnológico e geram impactos profundos nas instituições de ensino.
Não entraremos em detalhes técnicos, falamos apenas sobre os impactos no ambiente de negócios.
A imagem reflete 02 ambientes tecnológicos: Cliente- Servidor e WEB. A diferença é extremamente simples de entender: os sistemas de gestão das instituições de ensino do passado são baseados na tecnologia cliente-servidor, os atuais utilizam a tecnologia WEB.
A diferença é extremamente simples de entender: os sistemas de gestão das instituições de ensino do passado são baseados na tecnologia cliente-servidor, os atuais utilizam a tecnologia WEB.
Aparentemente os sistemas de gestão das instituições continuam o mesmo e dificilmente um leigo conseguiria identificar a diferença. É porque a diferença está no “ambiente tecnológico” a onde os sistemas estão disponibilizados: servidores, redes e estações.
Custo de manutenção dos ambientes “cliente-servidor” e “web” e acessibilidade
No caso do antigo ambiente: “cliente-servidor” o custo de manutenção é muito mais alto e possui sérias restrições de acessibilidade em dispositivos computacionais.
No ambiente “web” o custo de manutenção é muito mais baixo e a acessibilidade é infinitamente maior, basta ver o acesso via smartphones. Esse ambiente facilita para a instituição
Migração para Datacenters – Mudança radical nos custos de tecnologia
O ambiente web facilita ás instituições do segmento educacional, migrarem para ambientes computacionais terceirizados onde o investimento em infraestrutura, tais como: servidores, redes, sistemas operacionais e sistemas de segurança caem muito num período de 5 anos (ou seja, a queda literalmente é grande).
Acessibilidade
Atualmente grande parte das decisões ocorrem via “smartphones”. Os sistemas de gestão acadêmica antigos não suportam essa tecnologia.
Frequentemente os fornecedores tentam “maquiar” o problema disponibilizando algumas informações no ambiente web. O problema é que cada nova solicitação sua instituição terá que pagar.
Da mesma forma, no ambiente web qualquer pessoa autorizada tem acesso as informações no momento que quiserem e pelo dispositivo (smartphones, tablets…) que quiserem.
A web é uma inovação disruptiva, ou seja, está mudando as regras profundamente. Sua instituição precisa estar muito atenta a isso.
Concorrência
Como o mercado está se adaptando ao novo momento, a concorrência também precisa se adaptar e alguns movimentos estão acontecendo, alguns bons e outros nem tanto.
Presença dos fundos de investimento no mercado educacional
Assim também, grupos financeiros estão atuando fortemente no mercado já algum tempo e agora abordam também o mercado educacional gerando um movimento diferente no sentido de profissionalizar a gestão das instituições.
Diminuição dos valores das mensalidades
Alguns concorrentes acabam diminuindo o valor de suas mensalidades para atrair mais estudantes tentando manter a qualidade de ensino.
Aumento da concorrência
Ensino especializado: instituições privadas que fornecem cursos especializados/técnicos, o número de concorrentes aumentou expressivamente.
Educação básica e ensino superior: ela até existe, mas muito mais provocada pelo crescimento da oferta de educação via “ensino a distância” do que pelo crescimento no número de novas instituições.
A seguir, iremos abordar os impactos dessas mudanças no modelo de negócios da gestão do segmento educacional.
Ademais, conheça melhor o nosso sistema acadêmico Mentor Web.