Edusoft Tecnologia - Sistema Acadêmico Mentor Web

Causas da mudança de paradigma na gestão do segmento educacional

A princípio as principais causas para as mudanças no paradigma na gestão do segmento educacional são:

  • Queda e mudança no ambiente econômico
  • Drásticas mudanças tecnológicas e
  • Aumento da concorrência.

Iremos abordar cada um desses itens e seus impactos nas instituições de ensino.

Economia

gestão do segmento educacional
Fonte: Gazeta do Povo

O gráfico acima já fala por si. Nenhuma instituição de ensino passou ilesa.

Em sumo, a economia entrou numa espiral de baixa a partir de 2011. Em 2013 deu um suspiro, mas a realidade depois veio e todos nós estamos ainda sofrendo as consequências.

Redução de alunos em muitas instituições foi grotesca. Cancelamento de cursos e redução de quadro foram as consequências mais imediatas e para ajudar o governo acabou alterando as regras do Fies e contribui de forma significativa para a redução de alunos.

Observem que a recuperação está literalmente “engatinhando” e se olharmos as taxas de crescimento mundiais, a tendência é que o crescimento (em bons anos) fique na casa dos 3% a 4% ano.

Isto é, a gestão do segmento educacional precisa se preparar para crescer com sustentabilidade e um bom planejamento.

Não podemos ter mais a expectativa altas taxas de crescimento acontecendo por impactos extraordinários no desempenho econômico.

Tecnologia

A imagem acima reflete uma mudança drástica no ambiente tecnológico e geram impactos profundos nas instituições de ensino.

Não entraremos em detalhes técnicos, falamos apenas sobre os impactos no ambiente de negócios.

A imagem reflete 02 ambientes tecnológicos: Cliente- Servidor e WEB. A diferença é extremamente simples de entender: os sistemas de gestão das instituições de ensino do passado são baseados na tecnologia cliente-servidor, os atuais utilizam a tecnologia WEB.

A diferença é extremamente simples de entender: os sistemas de gestão das instituições de ensino do passado são baseados na tecnologia cliente-servidor, os atuais utilizam a tecnologia WEB.

Aparentemente os sistemas de gestão das instituições continuam o mesmo e dificilmente um leigo conseguiria identificar a diferença. É porque a diferença está no “ambiente tecnológico” a onde os sistemas estão disponibilizados: servidores, redes e estações.

Custo de manutenção dos ambientes “cliente-servidor” e “web” e acessibilidade

No caso do antigo ambiente: “cliente-servidor” o custo de manutenção é muito mais alto e possui sérias restrições de acessibilidade em dispositivos computacionais.

No ambiente “web” o custo de manutenção é muito mais baixo e a acessibilidade é infinitamente maior, basta ver o acesso via smartphones. Esse ambiente facilita para a instituição

Migração para Datacenters – Mudança radical nos custos de tecnologia

O ambiente web facilita ás instituições do segmento educacional, migrarem para ambientes computacionais terceirizados onde o investimento em infraestrutura, tais como: servidores, redes, sistemas operacionais e sistemas de segurança caem muito num período de 5 anos (ou seja, a queda literalmente é grande).

Acessibilidade

Atualmente grande parte das decisões ocorrem via “smartphones”. Os sistemas de gestão acadêmica antigos não suportam essa tecnologia.

Frequentemente os fornecedores tentam “maquiar” o problema disponibilizando algumas informações no ambiente web. O problema é que cada nova solicitação sua instituição terá que pagar.

Da mesma forma, no ambiente web qualquer pessoa autorizada tem acesso as informações no momento que quiserem e pelo dispositivo (smartphones, tablets…) que quiserem.

A web é uma inovação disruptiva, ou seja, está mudando as regras profundamente. Sua instituição precisa estar muito atenta a isso.

Concorrência

Como o mercado está se adaptando ao novo momento, a concorrência também precisa se adaptar e alguns movimentos estão acontecendo, alguns bons e outros nem tanto.

Presença dos fundos de investimento no mercado educacional

Assim também, grupos financeiros estão atuando fortemente no mercado já algum tempo e agora abordam também o mercado educacional gerando um movimento diferente no sentido de profissionalizar a gestão das instituições.

Diminuição dos valores das mensalidades

Alguns concorrentes acabam diminuindo o valor de suas mensalidades para atrair mais estudantes tentando manter a qualidade de ensino.

Aumento da concorrência

Ensino especializado: instituições privadas que fornecem cursos especializados/técnicos, o número de concorrentes aumentou expressivamente.

Educação básica e ensino superior: ela até existe, mas muito mais provocada pelo crescimento da oferta de educação via “ensino a distância” do que pelo crescimento no número de novas instituições.

A seguir, iremos abordar os impactos dessas mudanças no modelo de negócios da gestão do segmento educacional.

Ademais, conheça melhor o nosso sistema acadêmico Mentor Web.

Receba nosso Newsletter

Criação de Sites em Blumenau por Vale da Web