Avaliação institucional tem como objetivo compreender e avaliar todos os processos produzidos pela Instituição de Ensino, intervindo criticamente na comunidade acadêmica e científica.
Para isso, é preciso pensar numa avaliação capaz de identificar os pontos fracos para que, em seguida, os erros possam ser corrigidos e possamos ter uma Instituição de Ensino de qualidade.
Esta avaliação é dividida em duas modalidades:
- Autoavaliação: Coordenada pela Comissão de Avaliação da instituição, sendo orientada pelas diretrizes nacionais e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da Comissão Nacional de Avaliação (CONAES).
- Avaliação externa: Se baseia nos padrões nos instrumentos de avaliação e relatórios das auto-avaliações, sendo realizada por comissões constituídas por membros cadastrados e capacitados do Inep e do órgão do governo federal.
Assim, veja agora os recursos do nosso módulo de Avaliação Institucional que podem ser usado para aplicar uma avaliação ou uma pesquisa de satisfação:
- Elabore questionários para alunos, professores e demais envolvidos de acordo com as recomendações do MEC, vinculando as perguntas em dimensões e indicadores que precisam ser analisados.
- Utilize perguntas objetivas com única escolha, múltipla escolha, do tipo escala, verdadeiro e falso ou subjetivas. Ao passo que, dependendo da pergunta, você poderá forçar um comentário indicando o porquê da resposta e conseguir analisar detalhadamente os possíveis problemas.
- Disponibilize a avaliação para os alunos e professores responderem através do portal ou pelo aplicativo em um determinado período, também, podendo obrigá-los a responder para acessar as demais funcionalidades disponíveis.
- Calcule e analise os resultados da avaliação aplicada através de visões gráficas e com comparativos históricos em relação às avaliações anteriores. Disponibilize algumas dessas visões para que os respondentes verificarem os resultados.
Plataforma Mentor Web
Saiba mais sobre a nossa plataforma de soluções de gestão acadêmica Mentor Web. Ou, se preferir solicite nosso contato via whatsapp. Acesse aqui.
Por fim, leia mais: Evasão de alunos: como combater com proatividade e tecnologia