Como abordamos no texto anterior, as instituições de ensino viram suas receitas caírem devido à restrição na economia, tecnologia ou pela concorrência.
Receita em queda com perspectiva de lenta recuperação gera a necessidade de repensar o modelo de negócios existentes nas instituições e é o que muitas estão fazendo nesse momento.
Abaixo listamos algumas ações que estão sendo implementadas para adequar o modelo de negócios.
Repensando o marketing
Marketing institucional
Tradicionalmente as instituições de ensino deram ênfase a sua marca e ao relacionamento com a comunidade. Agora os investimentos de marketing começam a ter mais ênfase “comercial”.
Não basta investir institucionalmente, é preciso focar na geração de demanda que é um marketing mais agressivo. É necessário a construção de campanhas de marketing que atraiam e retenham mais alunos.
Marketing digital
As instituições devem aproveitar os recursos do ambiente digital para fazer marketing. O meio digital é muito mais barato do que as mídias tradicionais e bastante eficaz. Hoje é praticamente inimaginável o marketing das instituições não chegar ao celular dos potenciais alunos.
Fidelização
Não adianta atrair mais alunos se a instituição não consegue retê-los. Por isso, é preciso desenvolver estratégias de retenção, mas necessariamente redesenhar os processos internos para suportar as estratégias que serão implementadas.
Quanto mais engajado, mais o aluno vai se sentir satisfeito com a instituição onde está estudando. Muitas escolas acabam implementando ideias inovadoras que fazem os olhos dos alunos brilharem pelas possibilidades que surgem e isso acaba gerando fidelização.
Fidelizar vai muito além de um bom tratamento (aliás, tratar bem é o básico). Criar um ambiente de inovação, laboratórios de tecnologia, fomentar o empreendedorismo e aproximar a comunidade empresarial dos alunos são formas mais “tangíveis” de oferecer serviços diferenciados aos alunos.
Fidelização e indicadores
É de suma importância criar e monitorar indicadores que antecipem possíveis evasões. Hoje, algumas instituições já estão cruzando dados que fornecem pistas de potenciais evasões, do tipo: acessos ao site x inadimplência x frequência x avaliações.
Novas fontes de receita
A criatividade está sendo colocada em prática em várias instituições na busca de novas receitas, haja vista a necessidade de manter e aumentar as receitas.
Neste quesito, estamos vendo ser implementadas as seguintes estratégias:
– Criação de novos cursos;
– Implementação de novas mídias de educação como o ensino a distância (Ead);
– Oferta de atividades extracurriculares, tais como: atividades esportivas e culturais. Aproveitamento de espaço físico para eventos (aluguel de teatros, salas especializadas).