Edusoft Tecnologia - Sistema Acadêmico Mentor Web

5 boas práticas para reforçar a comunicação com alunos em tempos de ensino híbrido

O modelo híbrido de ensino é uma tendência que veio para ficar. Mesmo com o retorno à sala de aula – no ensino básico, diariamente – outros métodos já fazem parte da rotina escolar. É o caso do uso de aplicativos e plataformas digitais para atividades extracurriculares. Assim, é preciso reforçar a comunicação com os alunos, garantindo clareza sobre os novos modelos de interação.

Aqui neste post separamos 5 boas práticas que devem fazer parte do cotidiano escolar e que vão apoiar a comunicação com os alunos. Confira e aplique!

Mantenha um calendário anual de base

Muitas datas relacionadas à vida escolar podem ser definidas antes mesmo do início do ano letivo. E ter um calendário base para reforçar a comunicação com os alunos é um passo importante da instituição. Foque em definir, neste processo, dias de início e fim das aulas, reuniões com a comunidade escolar, atuação em pontos facultativos/recessos e eventos relacionados à vida escolar.

A antecedência é um diferencial importante para que pais e alunos se organizem diante do que será feito durante o ano. Este calendário precisa estar disponível de forma clara e constante – como em um campo específico do site da escola, ou impresso no material escolar.

A linguagem adequada é importante

Uma boa prática de comunicação com os alunos é adequá-la conforme a linguagem dos alunos. Evite jargões e termos técnicos que são comuns para professores e gestores, mas pouco conhecidos por pais e alunos. Se for necessário utilizá-los, explique sempre o significado.

Também é importante adequar a linguagem de acordo com a plataforma adotada – e atualmente, os meios digitais são os mais interativos e ágeis neste sentido. No modelo híbrido de ensino, a gamificação também está se tornando comum e pode ajudar a integrar o aluno à realidade escolar.

Invista em aplicativos integrados

Segundo o IBGE, oito de cada 10 brasileiros possuem celular. Isso significa que este é um meio essencial de comunicação e deve ser explorado pela escola. Aplicativos integrados à plataforma de gestão escolar facilitam a comunicação e tornam o modelo híbrido de ensino muito mais eficiente.

Um bom app de gestão escolar permite, por exemplo, que a escola envie comunicados pontuais para a família, os professores registrem tarefas no diário de classe online e o aluno/família abra chamados e interaja com a escola.

Gamificação

Uma das maneiras inovadoras e interativas de aproximar escola e alunos é a gamificação. Jogos interativos e com recursos que permitam a realização de tarefas, atividades extracurriculares e acesso à entidade estão ganhando cada vez mais espaço. Se a sua escola ainda não utiliza esse tipo de recurso, considere incluí-lo nos próximos investimentos, visando uma proximidade maior com o perfil da nova geração de alunos.

Multicanalidade com integração

Visando garantir transparência e comunicação efetiva, é comum a escola utilizar uma série de canais. O que pode parecer uma boa prática, no entanto, se torna um problema se não houver integração. Portanto, ofereça sim diversos canais – redes sociais, apps de mensagens instantâneas, sistema de gestão escolar – desde que a vida escolar do aluno seja centralizada. É importante, por exemplo, ter um canal específico para orientação pedagógica. E também contar com um histórico integrado de chamados, para que se tenha maior clareza sobre a relação com o aluno e a escola. Portanto, multicanalidade é importante, desde que todas as plataformas sejam integradas, evitando desencontro de dados e trabalho extra para a secretaria.

Na sua escola, quais dessas boas práticas já fortalecem a comunicação com os alunos na era do ensino híbrido? O que você acrescentaria a essa lista?

Receba nosso Newsletter

Criação de Sites em Blumenau por Vale da Web