Promover a captação de alunos para a sua escola tem sido um desafio? Nós compreendemos! Realmente, conquistar novos alunos pode ser uma tarefa árdua, especialmente em localidades onde há uma grande concorrência.
Pensando nisso, a equipe da Edusoft preparou este conteúdo com uma série de considerações que podem ajudá-lo nessa missão. Acompanhe e inspire-se em nossas ideias!
11 ideias para captação de alunos para sua Escola: Veja como captar mais alunos!
A captação de alunos para a sua escola deve se tornar um verdadeiro hábito para a sua instituição. Por isso, é importante ter em mente que os apontamentos abaixo devem ser colocados em prática com uma certa frequência, e não apenas de maneira pontual.
Assim, ficará mais fácil construir uma marca forte para a sua escola e proporcionar uma maior visibilidade para ela. Veja algumas ideias:
1. Posicione-se nas redes sociais com conteúdos de qualidade
A tecnologia na educação envolve-se com a construção da sua marca nas redes e, claro, com a gestão do seu negócio. Pensando no primeiro ponto, construir um posicionamento nas redes sociais é uma das melhores formas de fortalecer a captação de alunos para a sua escola. Por meio das redes é possível:
- Apresentar projetos escolares;
- Mostrar como é a sua metodologia;
- Dar mais detalhes da infraestrutura;
- Falar sobre a experiência dos docentes;
- Divulgar as conquistas dos alunos;
- Fortalecer a sua marca e a missão da escola;
- Fornecer informações.
O conteúdo precisa ser bem planejado e alinhado ao público-alvo da sua escola, como veremos mais adiante.
2. Crie um site atrativo e informativo
Em paralelo à criação das suas redes sociais, é importante que o seu site também seja atrativo e interessante. Ele servirá de “porta de entrada” para muitos alunos em potencial.
Sendo assim, comece a estruturar um site no qual você divulgue informações como:
- Metodologia da escola;
- Horários de funcionamento;
- Currículo;
- Objetivos educacionais;
- Informações quanto ao cronograma anual;
- Benefícios que a sua escola oferece aos alunos e às famílias;
- Etapas de ensino atendidas (caso seja só Educação Infantil, por exemplo, é importante deixar isso claro).
3. Realize dias abertos na sua escola
Os dias abertos também podem ajudar na captação de alunos para a sua escola. Para isso, você pode promover eventos em sua comunidade, como uma pastelada, uma feijoada ou qualquer outro tipo de ocasião nesse sentido.
Depois, é importante convidar as famílias e fomentar que elas também divulguem para familiares e conhecidos, visando uma visitação mais ampla.
Se o seu espaço é pequeno, lembre-se de fazer a venda de ingressos ou a entrega de convites para esses eventos.
Você pode também ver 5 dicas de como aproximar a família da escola lendo este artigo.
4. Desenvolva programas de indicação
A sua escola ainda não tem programas de indicação estruturados? Então este é um bom momento para pensar no assunto.
Se você oferecer descontos na mensalidade, brindes ou quaisquer outros tipos de “mimos” para os pais e para as famílias, por meio dos programas de indicação, poderá fomentar ainda mais essa prática.
Afinal, quer uma forma melhor de fazer propaganda de um bom negócio do que a indicação?
Veja também: Software de gestão para escolas particulares e sua importância.
5. Forneça boas experiências para alunos e famílias
Não existe fórmula ou método de aumentar a captação de alunos para a sua escola sem que o seu ambiente institucional seja de qualidade.
Isto é, se a infraestrutura e o dia a dia da comunidade escolar não oferecer boas experiências aos alunos e às famílias, as chances de evasão são grandes. Além disso, a má experiência poderá resultar em um efeito reverso à indicação: os alunos insatisfeitos poderão “queimar” a imagem da sua instituição.
Por isso, além de buscar formas de captar mais alunos, foque em fornecer qualidade para aqueles que já estão dentro da sua escola.
6. Invista em métodos de ensino inovadores
Seguindo a linha de raciocínio do que apontamos acima, lembre-se de que investir em métodos de ensino inovadores também é crucial.
Ofereça o que há de melhor aos seus alunos. Façam com que eles percebam o valor da sua escola. Aos poucos, isso “respingará” em toda a sociedade, chamando a atenção de potenciais novos alunos.
Veja também: Qual deve ser o perfil do gestor escolar?
7. Conheça bem o seu público-alvo
Quando comentamos do poder das redes sociais, também comentamos da importância do público-alvo. Sem ele, fica difícil se posicionar no on-line e até mesmo no offline!
Portanto, esclareça quem é o seu público-alvo: Qual a classe social? A idade dessas famílias? O foco é Ensino Médio e vestibular? Ou uma escola que atende a todas as idades, formando uma verdadeira trajetória de vida?
Pense sobre isso, pois essa análise o ajudará na hora de usar uma linguagem assertiva e que se torne convidativa.
8. Mostre as grandes conquistas dos seus alunos
Ressalte as conquistas dos seus alunos. Você pode fazer isso por meio de outdoors próximos à escola, bem como nas redes sociais, sites, etc., mas permita que a comunidade veja o crescimento dos seus alunos.
Se houver algum estudante que obteve nota máxima na redação do Enem, divulgue! Se algum estudante irá fazer intercâmbio, divulgue! Tudo isso fomenta uma imagem mais positiva para a sua instituição.
Veja como uma Instituição de ensino pode usar bem as redes sociais lendo o artigo: Marketing Educacional: Como melhorar meus resultados?
9. Aproxime a família da escola
Crie eventos para a família na escola. Nesses casos, é um pouco diferente do que chamamos de “escola aberta”. Aqui, o foco é aproximar a família da comunidade escolar, fomentando um laço forte e que, mais tarde, auxiliará na captação de alunos para a sua escola por meio da indicação, por exemplo.
10. Considere o investimento em cursos extracurriculares
Uma escola que chama a atenção da comunidade é uma escola que oferece experiências completas aos alunos. Portanto, que tal investir na implementação de cursos extracurriculares?
Natação, ballet, inglês, francês, artes, dança… São muitas as possibilidades! Avalie com a gestão escolar quais aulas podem ser incluídas para enriquecer o currículo da escola e assim atrair mais alunos.
11. Invista em tecnologia para a sua escola
Por fim, lembre-se de que a tecnologia, hoje, é uma emergência na educação. Um sistema de gestão escolar, por exemplo, pode ajudá-lo a:
- Detectar gaps e tomar decisões que contribuam para a captação de alunos para a sua escola;
- Aproximar-se das famílias por meio de plataformas de mensagens;
- Oferecer conteúdos mais completos e ricos aos alunos;
- Fortalecer a imagem da instituição, como uma escola em constante desenvolvimento;
- Otimizar demandas burocráticas e otimizar o tempo para uma captação mais ativa de alunos;
- Entender quais são as necessidades dos estudantes e famílias e sempre adaptar a escola a isso.
Aproveite e faça download do nosso mais novo E-book: Como utilizar o CRM para captação efetiva na sua Instituição de Ensino, saiba mais: https://conteudo.edusoft.com.br/e-book-crm Com a plataforma da Edusoft, por exemplo, você pode conquistar tudo isso e, assim, investir na captação de alunos para a sua escola com eficiência! Saiba mais sobre a nossa plataforma Mentor Web e transforme a sua instituição!